Portal IFNMG - IFNMG, Unimontes, UFMG e UFVJM realizam nesta quinta-feira, dia 27, o I Encontro de Internacionalização do Norte de Minas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 24 de Junho de 2019, 19h12 | Última atualização em Quarta, 26 de Junho de 2019, 08h19

Com o objetivo de fortalecer as ações de internacionalização no Norte de Minas nas instituições de ensino, públicas e privadas, o IFNMG, a Unimontes, a UFMG e a UFVJM resolveram se unir e debater sobre esse assunto. A união resultou no I Encontro de Internacionalização do Norte de Minas, que será realizado nesta quinta-feira, dia 27, no Museu Regional do Norte de Minas, em Montes Claros (MG), das 17h às 22h.

O evento é aberto a estudantes que desejam saber mais sobre os desafios e as perspectivas da internacionalização, bem como para profissionais que atuam, sobretudo em instituições de ensino, em setores ligados à mobilidade internacional. As inscrições podem ser feitas pelo link http://bit.ly/IEINM.

Para a coordenadora de Relações Internacionais do IFNMG, Roberta Silva Santos, o encontro possibilitará uma troca de experiência entre profissionais e estudantes acerca desse assunto, que ainda é bastante incipiente no Norte de Minas. “Estamos numa região em que poucas pessoas têm acesso as ações de internacionalização, a começar pelo aprendizado de uma segunda língua até o acesso às oportunidades de mobilidade. As instituições precisam estar preparadas para ofertar aos estudantes as condições necessárias para eles estarem aptos a participar de um programa de mobilidade internacional. Infelizmente, a internacionalização plena ainda é muito distante do Norte de Minas”, destaca a coordenadora.

A expectativa é que o encontro reúna cerca de 150 pessoas, que poderão conferir a seguinte programação:

18h – Oficina de Chinese paper cutting com Heng Liao (UFMG)
18h30 – Apresentação do Coral Universitário Clarice Sarmento (Unimontes)
19h – Apresentação Cultural dos acadêmicos da Unimontes e UFMG
19h30 – Relato de experiências – Internacionalização
20h – Mesa-redonda: A importância da Internacionalização nas Universidades Públicas com a professora Orlanda Mabel Cordini de Rosa (UFVJM), o professor Marcos Vinicius Correa Cardenas (UNIFAIDATE SISTEMA UNIVERSITÁRIO ITALIANO) e com a professora mediadora Maria Ângela Figueiredo Braga (Unimontes)
21h20 – Encerramento

cartaz encontro final