Portal IFNMG - Encontro indica criação de projeto entre as instituições do Norte de Minas para fortalecer as ações de internacionalização Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2019, 10h57 | Última atualização em Sexta, 28 de Junho de 2019, 14h24
imagem sem descrição.

Nascido da articulação entre as instituições públicas de ensino com atuação nas “gerais das Minas” – IFNMG, Unimontes, UFVJM e ICA-UFMG –, o I Encontro de Internacionalização do Norte de Minas Gerais, realizado nesta quinta-feira (27/06) em Montes Claros, teve como um de seus principais encaminhamentos justamente a criação de um projeto ou consórcio entre estas universidades e institutos para fomentar a participação de estudantes e servidores em programas de intercâmbio em países de todo o mundo, com busca de parcerias, facilitação de procedimentos e fortalecimento da identidade norte-mineira.

O evento, que foi realizado no Museu Regional do Norte de Minas e teve a presença de dirigentes, estudantes e servidores das instituições organizadoras, além de convidados externos, contou com oficina de “chinese paper cutting”, apresentações culturais, relato de experiências de intercambistas e mesa redonda sobre a importância da internacionalização, inclusive com a abertura de um importante canal com o interlocutor das universidades italianas.

Tanto os dois estudantes brasileiros que já estiveram no exterior – um do IFNMG, que esteve em Portugal por seis meses, e um da Unimontes, que esteve na Inglaterra por um ano – quanto os dois africanos que estão no Brasil estudando na UFMG – um gabonês acadêmico de engenharia florestal e um camaronês que faz zootecnica – afirmaram que a experiência de morar e estudar em outro país é absolutamente transformadora do ponto de vista pessoal, profissional e cultural. E apesar das aparentes dificuldades iniciais em participar desses projetos, os estudantes demonstraram que é possível e que há muitas possibilidades, embora o cenário atual tenha diminuído um pouco as oportunidades.

O fim do programa Ciência sem fronteiras, por exemplo, foi lamentado por diversos participantes do Encontro. “O programa foi um marco não só na promoção de oportunidades aos estudantes brasileiros como também para tornar o Brasil conhecido do ponto de vista acadêmico no mundo inteiro”, destacou a Diretora de Relações Internacionais da UFVJM, professora Orlanda Mabel Cordini, que teve ela própria a vida transformada pela internacionalização: há 53 anos participou do primeiro programa de intercâmbio vindo do Uruguai para o Brasil, e nunca mais voltou.

Os participantes também destacaram que momentos de dificuldades orçamentárias como o atual exigem novos rearranjos e parcerias, como o projeto/consórcio idealizado no Encontro, e também novas maneiras institucionais de lidar com as possibilidades. “Temos que preparar as nossas instituições para que os alunos tenham liberdade e segurança para fazer intercâmbio. Nossos alunos são maravilhosos e ávidos por aventura e aprendizado, então temos que tirar algumas amarras, regras e burocracias das nossas instituições que às vezes dificultam essas participações”, disse o reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, que também chamou a atenção para a importância das universidades e institutos preservarem orçamento para esses projetos e correrem atrás de órgãos de fomento e de parcerias como esta iminente com os universidades italianas.

A vice-reitora da Unimontes, professora Ilva Ruas Abreu, reforçou que essas parcerias ajudam a abrir caminhos, uma vez que as instituições da metade norte ficam em certo sentido distante das demais universidades da porção centro-sul de Minas Gerais, região tradicionalmente mais atendida por projetos e oportunidades. “Temos várias experiências exitosas, convênios e parcerias em cada uma dessas instituições da região que podemos unificar e reforçar em busca de ainda mais possibilidades aos nossos estudantes”, disse Ilva.

Parceria com a Itália

Uma das primeiras possibilidades de parceria já aventada durante o Encontro é com as universidades italianas, tanto para receberem alunos do Norte de Minas quanto para enviarem. O professor Marcos Vinicius Correa Cardenas, representante do sistema universitário italiano no Brasil, destacou que as instituições italianas se esforçam em receber brasileiros, que normalmente são estudantes dedicados e de muita qualidade. “Já chegamos a receber cerca de 800 brasileiros por ano com o Ciência sem Fronteiras. Agora diminuiu consideravelmente, mas com essa parceria com as universidades do norte de Minas podemos resgatar essas possibilidades”, disse Marcos.

encontro geral

encontro china

encontro africano

encontro coral