Portal IFNMG - Oficinas vão preparar jovens Xakriabá para provas do Enem Ir direto para menu de acessibilidade.

Oficinas vão preparar jovens Xakriabá para provas do Enem

Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2019, 11h42 | Última atualização em Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 09h22

Xakriabá 1

Jovens indígenas participarão de um ciclo de seis oficinas ministradas por professores e alunos do IFNMG

No próximo sábado, 6 de julho, professores e alunos do IFNMG-Campus Januária darão início a um ciclo de seis oficinais de preparação de jovens da Terra Indígena Xakriabá (no município mineiro de São João das Missões) para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cada encontro do projeto de extensão “Fortalecimento da luta dos jovens Xakriabá na busca pelo ensino superior: preparando para o Enem” acontecerá em uma escola diferente, reunindo participantes de várias aldeias. A proposta é atender cem jovens, todos egressos das escolas estaduais indígenas, que desenvolvem currículo específico e diferenciado.

Quem explica o objetivo e o funcionamento das oficinas é a professora Suzana Alves Escobar, proponente do projeto. Ela conta que as oficinas de estudo vão apresentar o formato e a estrutura das questões do Enem em cada campo do conhecimento, tomando como base as duas últimas edições do Exame. Ao longo dos encontros, também será apresentado um panorama dos conhecimentos exigidos para a resolução das questões nas diversas áreas da matriz de referência do Enem. As oficinas acontecerão de maneira interativa, de modo que os participantes possam relacionar sua trajetória de estudo no ensino médio, nas escolas indígenas de currículo específico, com as provas do Enem.

Segundo Suzana Escobar, a educação diferenciada dos indígenas nas escolas das aldeias não é pautada por avaliações externas e a principal dificuldade desses jovens quando participam de avaliações como o Enem, segundo eles mesmos relatam, é com o formato comumente utilizado nas provas, nas questões de múltipla escolha. Também é recorrente, segundo ela, a manifestação da dificuldade com a redação e com o plano de estudos para quem quer enfrentar o Exame que dá acesso ao ensino superior público.

Ainda com o objetivo facilitar para os jovens indígenas o acesso às oportunidades no ensino superior, o projeto também incentivará os alunos a concorrem às vagas dos cursos de graduação ofertadas pelo próprio IFNMG, principalmente no Campus Januária, que é o mais próximo à Terra Indígena Xakriabá. Parte das vagas no Instituto são reservadas a candidatos vindos de escola pública e autodeclarados indígenas.

“Ritual de acolhimento”

Xakriabá 4

Encontro de preparação para o projeto, que aconteceu em junho em uma das escolas Xakriabá

As oficinas ainda não começaram, mas o projeto já está em andamento. No início de junho,  houve um primeiro encontro entre o pessoal do IFNMG-Campus Januária e professores indígenas, para discutir sobre o trabalho desenvolvido nas escolas das aldeias. “Os professores (os nossos e os professores indígenas também) tiveram um envolvimento muito satisfatório. A troca de experiência foi muito boa”, avalia Suzana Escobar. Para ela, esse primeiro encontro foi “uma espécie de ritual de acolhimento do projeto pelo povo Xakriabá”. Na oportunidade, também estiveram presentes jovens que pretendem fazer o Enem e algumas lideranças da Aldeia Barreiro Preto.

O projeto vem atender uma demanda apresentada pelo representante dos Xakriabá junto à direção-geral do IFNMG-Campus Januária. Nessa perspectiva, segundo Suzana Escobar, a Instituição está “cumprindo sua função social com um povo com histórico de fragilidade social e, ao mesmo tempo, enriquecendo a formação para a prática docente de acadêmicos, repercutindo satisfatoriamente nos cursos de licenciatura”.

A equipe do IFNMG envolvida no projeto é integrada por 14 professores e dois alunos do ensino superior, coordenados por Elisa Martins Belém Vieira. A maior parte dos professores envolvidos são integrantes do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Januária. O projeto “Fortalecimento da luta dos jovens Xakriabá na busca pelo ensino superior: preparando para o Enem” foi contemplado pelo edital do Programa de Bolsas de Extensão Discente (PIBED) 2019  (Edital nº 01/2019 – PROEX/IFNMG).

Xakriabá 3

Equipe do IFNMG responsável pelo projeto conta com professores e alunos de cursos de graduação

Fotos: NEABI/IFNMG-Campus Januária