Portal IFNMG - IFNMG capacitará 150 professores do Ensino Fundamental de 47 municípios entre 12 e 14 de agosto Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 09 de Agosto de 2019, 10h01 | Última atualização em Sexta, 09 de Agosto de 2019, 16h28
imagem sem descrição.

Entre os dias 12 e 14 de agosto, em Montes Claros, o IFNMG vai capacitar 150 professores do 5º ao 9º ano  do Ensino Fundamental da rede municipal de 47 cidades, por meio de oficinas de Metodologias Ativas e Ferramentas Digitais aplicadas ao ensino básico. A capacitação será realizada por meio de parceria com a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e a Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Tecnológico (FADETEC).

As oficinas serão ministradas pelos professores do IFNMG Ana Clara Gonçalves e Edna Guiomar Salgado Oliveira, ambas do Campus Salinas, e Cláudio Alexandre Gusmão, do Campus Januária, que compartilharão com os participantes a experiência e os resultados dos estudos com as novas metodologias de ensino-aprendizagem que vêm desenvolvendo no âmbito do Instituto. Essas metodologias diferenciadas estimulam a autonomia, o trabalho colaborativo, a criatividade e a problematização, o que, por sua vez, desperta o interesse e motiva o estudante em relação ao curso e à aprendizagem.

Os participantes serão divididos em três turmas para a capacitação, que terá duração de um dia. As oficinas alternarão atividades em sala de aula, na sede da AMAMS, localizada no Bairro Ibituruna, e no laboratório móvel de informática do IFNMG, instalado em uma carreta.

Trabalho colaborativo

O Pró-reitor de Ensino do IFNMG, Ricardo Magalhães Dias Cardozo, enfatiza que a parceria entre as instituições para a oferta da capacitação potencializa a missão do IFNMG na disseminação e aplicação do conhecimento por meio do ensino e da extensão, contribuindo para o progresso socioeconômico regional e nacional, na perspectiva do desenvolvimento sustentável e da integração com as demandas da sociedade e do setor produtivo. “Esse trabalho colaborativo junto a uma associação tão atuante em nossa região, certamente, contribuirá para o aperfeiçoamento dos professores e, consequentemente, para a melhoria da educação da região”, acrescenta a pró-reitora de Extensão, Maria Araci Magalhães. Para o presidente da FADETEC, Edson Antunes Quaresma Júnior, "é uma grande satisfação apoiar o IFNMG e a AMAMS em uma capacitação tão relevante e abrangente, ainda mais por se tratar de tema de crucial importância para o futuro da educação na região e no Brasil".