Portal IFNMG - Documentos orientadores das práticas de ensino visam fortalecer a educação e a integração da Rede Federal Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2019, 12h00 | Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2019, 12h00

De 27 a 29 de agosto, o Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE) do Conselho Nacional de Reitores das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) está reunido em Brasília para, dentre outros trabalhos, propor um documento orientador sobre acesso, permanência e êxito na Rede Federal. O tema é um dos cinco eixos que está indicado em outro importante documento já publicado pelo Fórum: “Diretrizes Indutoras para a oferta de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”.

Permanência e Êxito

As ações já desempenhadas pelas instituições da Rede servirão de base para a elaboração do material. “Espaços de diálogo como esses são fundamentais para construção de documentos que contribuam para fortalecer a identidade da Rede Federal e criar intercâmbio de práticas exitosas. Nessa reunião intensificaremos os diálogos para a construção de um documento contendo Diretrizes para Permanência e êxito na Rede”, destaca o pró-reitor de ensino do IFNMG e vice-coordenador do FDE , Ricardo Magalhães Dias Cardozo, que aproveita para compartilhar a experiência do Norte de Minas.

O IFNMG já construiu e colocou em prática em todos campi um Plano Estratégico Institucional para Permanência e Êxito dos Estudantes. Após um árduo trabalho de levantamento de informações sobre evasão e retenção, discussão sobre causas individuais, internas e externas e aprofundamento da discussão com servidores do ensino de todos os campi nos Encontros de Ensino, o Instituto consolidou em 2018 o seu Plano de Permanência e Êxito (PPE), criando posteriormente metodologias para execução e acompanhamento em todas as unidades. A partir de documentos para acompanhamento e socialização do PPE, disponíveis no portal do IFNMG, os servidores da Pró-Reitoria de Ensino têm acompanhado as comissões internas de cada unidade, a fim de auxiliá-los na execução das estratégias e ações que foram planejadas.

Diretrizes para o integrado

A política sistêmica de formação e de permanência e êxito é um dos cinco eixos do documento “Diretrizes Indutoras para a oferta de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, que indica ainda cursos integrados como prioridade de oferta; organização e planejamento curricular; duração e carga horária dos cursos e acompanhamento e apoio à implantação.

O documento, que foi aprovado pelo Pleno do Conif em setembro de 2018 e pode ser acessado aqui, passou a ser um instrumento orientador para a Rede, com ações que visam garantir a prioridade de oferta para cursos técnicos integrados, os princípios da formação integral como concepção pedagógica e a permanência e êxito de estudantes.

A coordenadora da Câmara de Ensino do Conif e reitora do Instituto Federal do Sertão de Pernambucano (IF Sertão-PE), Maria Leopoldina Veras Camelo, ressalta a relevância da iniciativa. “O documento fortalece os cursos integrados e a formação numa perspectiva humana, integral dos estudantes, pautada na pluralidade de ideias e principalmente como política prioritária na Rede Federal”, disse.

Segundo o pró-reitor Ricardo, o IFNMG está atendendo a legislação com 58% das matrículas destinadas para os cursos técnicos, prioritariamente para os cursos integrados, o que vai aumentar ainda mais tendo em vista a aprovação dos novos integrados entre 2017 e 2019 nos campi Almenara, Diamantina, Janaúba, Pirapora, Porteirinha e Teófilo Otoni. “Essa oferta é fundamental para possibilitar aos jovens egressos do Ensino Fundamental um Ensino Médio que garanta uma formação cidadã e amplie a possibilidade de acesso ao mundo do trabalho ou ao ensino superior, contribuindo, assim, para verticalização do ensino prevista pela legislação”, ressalta Ricardo.

A partir do documento da Rede, uma comissão interna está finalizando o documento com as “ Diretrizes indutoras para o Ensino Médio Integrado do IFNMG”, com previsão para aprovação nas instâncias superiores ainda este semestre. Uma das preocupações do Instituto é por exemplo com a integração curricular, que possibilita a retração da carga horária e consequentemente permite que os estudantes tenham mais tempo disponível para participar de projetos de ensino, pesquisa e extensão e atividades de monitoria, esportivas e culturais.

Com informações do portal do Conif