Portal IFNMG - Campus Salinas realiza II Mostra de Extensão e IFNMG apresenta revista em parceria com Unimontes e UFVJM Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2019, 11h38 | Última atualização em Quarta, 02 de Outubro de 2019, 10h20

Alunos e servidores do IFNMG-Campus Salinas e a comunidade externa estão convidados a participar da II Mostra de Extensão do Campus, que acontece na noite desta terça-feira, 24/09, e ao longo de toda a quarta-feira, 25/09. A proposta do evento é socializar programas, projetos e atividades de extensão desenvolvidos na Instituição e promover ações que contribuam com o compromisso social e com a sua inserção local e regional, além de impulsionar as produções artísticas e culturais regionais.

A abertura será na noite de hoje, a partir das 20 horas, na Praça Floriano Peixoto, no Centro de Salinas. Na sequência, haverá apresentações culturais.

Na quarta-feira, a programação começa às 7h15, com a recepção dos participantes no Campus, e segue até a noite. Serão palestras, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos de extensão e apresentações culturais. Confira a programação completa.

Revista Reinos

A nova aposta da extensão do IFNMG será apresentada durante a Mostra, a "Reinos - Revista de Integração no Norte de Minas Gerais: Oportunidades e Soluções". Trata-se de uma publicação eletrônica a ser lançada pelo IFNMG em parceria com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O plano de trabalho para a produção do periódico será assinado pelos pró-reitores de Extensão das três instituições de ensino durante a palestra sobre o Portfólio de Oportunidades, a ser proferida pela pró-reitora de Extensão do IFNMG, professora Maria Araci Magalhães, na quarta-feira, dia 25, partir das 8h10, no Ginásio Poliesportivo do Campus Salinas.

Como explica Maria Araci, a criação da revista objetiva estabelecer a cooperação técnico-científica e o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências entre as instituições parceiras, visando a difusão do conhecimento nas áreas de Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho, por meio da publicação de trabalhos originais, na forma de artigos cientificos e relatos de experiências. Mas o grande diferencial dos trabalhos a serem publicados, segundo ela, é que eles devem ter a "perspectiva de encontrar soluções, advindas das áreas de extensão, pesquisa, ensino e gestão, para situações-problema enfrentadas pelas humanidades", principalmente, na região de abrangência das três instituições, que compreende a metade norte do estado de Minas Gerais. Dessa forma, os artigos ou relatos, para serem publicados na revista, precisam falar de ações que promovem "impacto e transformação na realidade local", afirma a pró-reitora.

É nessa perspectiva que a revista Reinos alinha-se com o Portfólio de Oportunidades do IFNMG, uma das principais estratégias utilizadas pela Pró-Reitoria de Extensão para propiciar a aproximação e interlocução da comunidade com os campi do Instituto, colocando os cidadãos demandantes como protagonistas/parceiros na tomada das decisões institucionais. A plataforma Portfólio de Oportunidades permite ao IFNMG mapear as situações-problema, potencialidades e vocações das comunidades onde os 11 campi estão inseridos, bem como propor soluções tecnológicas por meio de programas, projetos ou atividades. A plataforma constitui-se em um espaço de registro das situações-problema, cadastro de parceiros e solucionadores das demandas, como também dispõe de um banco de soluções para as demandas apresentadas.

Com a parceira com UFVJM e Unimontes, o IFNMG incrementa a rede de soluções tecnológicas para as situações-problema do Portfólio de Oportunidades. E, na ponta desse processo, estará a Reinos, para socializar os resultados. Mas a revista não ficará restrita aos trabalhos desenvolvidos no âmbito das três instituições. A professora Maria Araci explica que a publicação será aberta a receber trabalhos de qualquer parte do mundo. "Vamos disponibilizar resumos [dos trabalhos] em portugês, espanhol e português, e a submissão poderá ocorrer nas três línguas", afirma. Para reforçar a intenção de que a publicação seja realmente de alcance amplo, ela conta que o corpo editorial da Reinos já conta com pareceristas dos Estados Unidos, Moçambique, Portugal, Colômbia e Argentina.

O IFNMG coordenará o processo de produção da revista, por meio da Pró-reitoria de Extensão. A plataforma eletrônica da Reinos, bem como a chamada para o primeiro número, previsto para dezembro deste ano, também serão lançadas nesta quarta-feira. Em breve, divulgaremos neste portal eletrônico mais detalhes sobre a submissão de trabalhos para publicação.

reinos

IFNMG já trabalha na proposta de capa do primeiro número da revista, com fotografia e arte de servidores da Pró-reitoria de Extensão