Portal IFNMG - Caçadores de bons exemplos mostram histórias do bem para inspirar servidores e alunos do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 03 de Dezembro de 2019, 11h33 | Última atualização em Terça, 21 de Janeiro de 2020, 08h15
Iara e Eduardo contagiaram a plateia, com histórias inspiradoras e convite à reflexão / Foto: Hemílio Daniel
imagem sem descrição.

O choro que embargou a voz durante o depoimento emocionado de uma aluna do Campus Montes Claros. Os sorrisos, acompanhados de aplausos ruidosos, de toda a plateia. A fila para conseguir autógrafos e o registro fotográfico para as redes sociais. Esses são apenas alguns dos indícios de que os caçadores de bons exemplos cumpriram uma parte importante de sua missão no IFNMG: inspirar as pessoas. O casal Iara e Eduardo Xavier estiveram no Campus Montes na manhã de ontem, 02/12, para um encontro com servidores, incluindo os da Reitoria e do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD), e alunos.

O casal de mineiros de Divinópolis ficou nacionalmente conhecido como “caçadores de bons exemplos” depois de ter aberto mão de uma vida confortável e carreiras de sucesso, deixado família e amigos, para viajar pelo Brasil em busca de exemplos de pessoas que dão o melhor de si para fazer a diferença na vida dos outros. A expedição iniciou no dia 1º de janeiro de 2011, no Vale do Jequitinhonha, e não tem data para acabar. Afinal, como Iara faz questão de enfatizar, “a estrada do bem é infinita”. “Vamos seguir enquanto tivermos saúde física e mental para isso”, garante a aventureira do bem.

A bordo do veículo que é um dos únicos bens que lhes restou, a maior parte do tempo dormindo em uma barraca de lona, sustentados pela generosidade alheia e com o trajeto orientado pela “boca do povo”, já percorreram todos os estados brasileiros. “Em cada canto do Brasil tem alguém construindo um país melhor”, conta Iara. Eles conheceram cerca de 1.800 projetos sociais, iniciativas que ajudaram a divulgar pelo site dos Caçadores de Bons Exemplos, pelas redes sociais, pela TV Globo (com a qual mantêm parceria), por meio de palestras e livros publicados.

Na palestra que fez para servidores e alunos do IFNMG, o casal deu apenas alguns exemplos das histórias mais impactantes que conheceram e das soluções mais inspiradas que as pessoas têm encontrado para resolver ou, ao menos, minimizar os problemas dos outros. Projetos como o de Tião Rocha, que eles conheceram logo no início da expedição, em Araçuaí, um educador que desenvolveu várias tecnologias sociais para educar crianças quando não há dinheiro disponível.

Mas qual é, enfim, o propósito das andanças dos caçadores de bons exemplos? Segundo Iara Xavier, eles têm quatro propósitos. Em primeiro lugar, mudar o olhar das pessoas, tão acostumadas a receber apenas notícias ruins, para que voltem ter fé no ser humano. Depois, inspirá-las a também fazerem a sua parte nesse projeto de transformação do mundo para melhor. Eles também dão uma importante contribuição para as ações do bem ao usarem as informações que têm e os contatos que conseguiram fazer ao longo desses anos para conectar quem pode ajudar com quem precisa de ajuda. Por fim, Iara e Eduardo têm o propósito de valorizar as pessoas que deixam de viver apenas “em torno do próprio umbigo” para mudar a vida do próximo.

“E eu, o que estou fazendo para mudar o mundo?”

A palestra dos caçadores de bons exemplos foi pontuada por muitos momentos de reflexão. Servidores e alunos presentes foram convidados, várias vezes, a pensar sobre a própria vida, sobre o que têm feito para impactar a vida dos outros e o que pretendem mudar a respeito. A emoção estampada nos rostos ao final da palestra mostrava que as histórias de desprendimento do casal e das pessoas que eles conheceram pelo caminho e as reflexões pessoais foram inquietantes.

Para que os participantes possam inspirar-se ainda mais, conhecendo outros bons exemplos, todos foram presenteados com o livro “Caçadores de bons exemplos: em busca de brasileiros que fazem a diferença”, de Iara e Eduardo. Quem sabe não sairá do IFNMG um bom exemplo que atrairá novamente para Montes Claros - ou para outros cidades da área de abrangência do Instituto - esses caçadores aventureiros!

A palestra foi promovida pela Diretoria de Gestão de Pessoas, com a parceria do Campus Montes Claros.

Assista ao vídeo da palestra realizada no IFNMG-Campus Montes Claros.

Saiba mais sobre os caçadores de bons exemplos:
www.cacadoresdebonsexemplos.com.br
facebook.com/Cacadordebomexemplo
youtube.com/cacadoresdebonsexemplos
instagram.com/cacadoresdebonsexemplos
twitter.com/cacadoresdobem

Seja, você também, um caçador de bons exemplos:

Baixe gratuitamente o aplicativo “Caçadores de bons exemplos” (disponível no Google Play e Apple Store)