Portal IFNMG - Frente Parlamentar em defesa dos IFs propõe ações para 2020 Ir direto para menu de acessibilidade.

Frente Parlamentar em defesa dos IFs propõe ações para 2020

Publicado: Segunda, 31 de Outubro de 2022, 08h38 | Última atualização em Quarta, 19 de Fevereiro de 2020, 15h11
imagem sem descrição.

O reitor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, professor José Ricardo Martins da Silva, participou juntamente com representantes de outras instituições, da primeira reunião de 2020 da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais, realizada na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (19/02).

Após debater os problemas da Medida Provisória 914/2019 – que altera as regras eleitorais dos Institutos –, do orçamento de 2020 para os Institutos e da reforma administrativa, a reunião definiu que serão realizadas ao longo do ano ações para envolver estudantes, servidores e comunidades em uma ampla mobilização em defesa do financiamento, da autonomia e do fortalecimento dos Institutos Federais, por exemplo em aulas e audiências públicas.

O deputado federal Reginaldo Lopes, presidente da Frente, disse que será marcada uma reunião de trabalho da Frente e do Conif com o presidente da Câmara Rodrigo Maia para defender a retirada dos Institutos da MP 914 e com deputados de todos estados para a realização de jornadas de debates públicos em toda cidade em que houver um campus de Instituto Federal, com a possibilidade de construir Frentes Municipais em Defesa dos IFs.

Durante o debate, parlamentares e reitores destacaram o diferencial e o avanço que representa os Institutos Federais na interiorização e ampliação da oferta de educação técnica, científica e profissional, que em muitos locais representa a única possibilidade de transformação de vida para milhares de jovens.

A reunião foi conduzida pelos deputados federais Reginaldo Lopes e Maria do Rosário, coordenadores da Frente, e além de reitores e servidores dos Institutos, contou com a presença de outros parlamentares e de representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), da Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet) e do Sindicato Nacional dos Servidores Federais de Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe).O professor do IFNMG – Campus Teófilo Otoni, Leonardo Palhares, também participou do encontro.

frente capa