Portal IFNMG - Lançado segundo número da Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 28 de Fevereiro de 2020, 09h06 | Última atualização em Sexta, 28 de Fevereiro de 2020, 09h53

A Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG acaba de ter seu segundo número publicado. A revista traz, além dos trabalhos submetidos em fluxo contínuo, um conjunto de contribuições relacionadas ao IFMundo, projeto integrador e institucional do IFNMG, para o qual a Recital reservou parte desta edição. Dos 13 trabalhos publicados, quatro artigos, dois relatos de experiência e uma resenha são relacionados ao IFMundo 2019, além de uma entrevista com o coordenador-geral do evento, professor Leonardo Luiz Silveira da Silva. A edição traz, também, outros trabalhos de igual importância, decorrentes da política de fluxo contínuo da revista, sendo dois artigos, um relato de experiência e dois textos artístico-literários.

A motivação para elaborar uma edição especial, parcialmente voltada ao IFMundo, logo quando a revista começa a dar seus primeiros passos vai ao encontro do desejo dos editores de dar ampla divulgação a um dos mais relevantes projetos de educação desenvolvidos no IFNMG, que provoca ações de pesquisa e extensão entre estudantes e professores, requerendo, ainda, espaços na gestão educacional da própria Instituição. O IFMundo iniciou justamente no Campus Almenara, em 2016, e desde 2018 integra os 11 campi do Instituto. Trata-se de uma simulação, em menor escala, dos comitês da ONU, em que alunos representam agências, organismos e instituições nacionais e internacionais. Os objetivos são promover e vivenciar práticas parlamentares, discutir e debater ideias em ambiente público, promover o desenvolvimento acadêmico, a percepção geopolítica e o engajamento em questões globais relevantes, além de internalizar valores e conceitos consoantes aos direitos humanos. Buscou-se, nos textos selecionados para a revista Recital, a apresentação de temas, metodologias e relatos que demonstram a capacidade do modelo de simulação de aproximar estudantes do ensino médio a temáticas contemporâneas de interesse, ao mesmo tempo, global e local.

É sempre bom lembrar que um recital é um conjunto de peças poéticas, poesias declamadas, concerto musical de vozes e instrumentos, em regime escolar, de aprendizado por estímulo, tentativa e sucesso. Esse é também o espírito da revista: estimular a produção acadêmica e científica, sem jamais perder a ternura.

A Recital recebe trabalhos em fluxo contínuo. Participe! Acesse a página eletrônica da revista.

(Com informações de www.ifnmg.edu.br/almenara)