Portal IFNMG - Acompanhe as últimas providências do IFNMG nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 23 de Março de 2020, 11h39 | Última atualização em Segunda, 23 de Março de 2020, 11h45

Diante da situação de emergência pública em função da pandemia do novo coronavírus, a gestão do IFNMG vem reunindo-se periodicamente, por meios virtuais, para definir medidas a serem adotadas para disciplinar as atividades da Instituição nas diversas frentes de atuação.

Confira, abaixo, as últimas medidas em relação às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão:

Ensino

- Estão interrompidas, por tempo indeterminado, as atividades dos cursos presenciais. As atividades a distância dos cursos na metodologia de Educação a Distância seguem normalmente.
- Por enquanto, não há possibilidade de que sejam ofertadas aulas a distância para cumprir carga-horária de cursos originalmente ofertados de forma presencial, porque entende-se que há limitação de acesso à internet por parte dos envolvidos. Isso não impede, contudo, que os professores do IFNMG gravem vídeos, façam transmissões online e estimulem seus alunos a estudar e a manterem-se atentos aos conteúdos por meio de diversas atividades virtuais.
- É esperada para esta segunda-feira, 23/03/2020, a publicação de uma portaria do IFNMG sobre a suspensão do calendário letivo.
- Neste momento, não há como o IFNMG discutir e/ou deliberar sobre como ficarão as reposições e o calendário letivo de 2020. Essas decisões só poderão ser tomadas após a normalização do funcionamento da Instituição e com base em deliberações vindas do Ministério da Educação.
- O edital do próximo Processo Seletivo para cursos técnicos do IFNMG só será lançado quando a situação normalizar-se e o IFNMG conseguir programar uma data para realizar a prova de seleção.
- Está suspenso o cronograma do processo seletivo para cadastro de reserva de vagas para acadêmicos bolsistas de iniciação à docência (PIBID) e residência pedagógica (RP) dos Campi Januária e Salinas, instituída pelo Edital nº 13/2020, enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública.
- A oferta do Curso de Formação Continuada de Professores: “Ressignificação das práticas didático-pedagógicas por meio de metodologias ativas e ferramentas digitais na Educação Profissional e Tecnológica” está adiada por tempo indeterminado. O curso é destinado a docentes do IFNMG de todos os campi e a profissionais da área de Educação de outras instituições da Rede Pública de Ensino das cidades onde o Instituto mantém suas unidades de ensino.

Pesquisa e Pós-graduação

- Os editais de seleção de bolsistas de iniciação científica já publicados por alguns campi do IFNMG foram retificados de forma que nenhuma das etapas da seleção aconteça de forma presencial. Os demais campi, que ainda não publicaram os editais, devem fazê-lo nos próximos dias, seguindo as mesmas orientações quanto às etapas da seleção.
- A implementação das bolsas de iniciação científica de 2020 só acontecerá após o fim do estado de emergência de saúde pública e normalização das atividades do IFNMG.
- Em relação às bolsas de iniciação científica fomentadas pelo CNPq que estão em vigência até agosto de 2020, recomenda-se que, sempre que possível, os bolsistas desenvolvam suas atividades de forma remota.
- A orientação é que os pesquisadores do IFNMG não iniciem novos projetos até que a situação seja normalizada. Para os projetos que não podem ser interrompidos e/ou que exigem atividades presenciais em laboratórios e outros ambientes, a determinação é que não haja mais que dez 10 pesquisadores aglomerados em um mesmo ambiente.
- O processo de cadastro de projetos de pesquisa do IFNMG no SEI é de fluxo contínuo e continua a acontecer normalmente.
- A intenção da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação é publicar o edital do Programa de Bolsas para Qualificação de Servidores do IFNMG (PBQS) ainda neste mês de março, com todas as etapas da seleção a realizarem-se por meios virtuais.

Extensão

- Está temporariamente suspensa a publicação do edital 2020 do processo seletivo para submissão de projetos de Extensão em atendimento ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão aos Discentes (PIBED).
- Nos próximos dias, o Comitê de Extensão (COEX) vai avaliar e deliberar sobre a pertinência de lançar editais enquanto durar o estado de emergência.

Acompanhe todos os informes sobre as medidas tomadas pelo IFNMG de prevenção contra o coronavírus:

[20/03/2020] Estudantes, servidores e terceirizados do IFNMG podem solicitar atendimento psicológico online

20/03/2020] Encerrado o período de inscrições, mestrado ProfEPT avaliará necessidade de alterar data da prova de seleção de 2020

[19/03/2020] Atendimento ao público no IFNMG está sendo feito principalmente por e-mail

[18/03/2020] Informativo sobre atividades dos cursos UAB

[17/03/2020] Novas medidas do IFNMG de prevenção contra o coronavírus

[16/03/2020] IFNMG suspende atividades letivas presenciais a partir de 18 de março

[16/03/2020] Previna-se contra o coronavírus