Portal IFNMG - Professores dos campi Pirapora e Janaúba também produzem viseiras a serem usadas nas unidades de saúde Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Professores dos campi Pirapora e Janaúba também produzem viseiras a serem usadas nas unidades de saúde

Publicado: Segunda, 30 de Março de 2020, 11h30 | Última atualização em Segunda, 30 de Março de 2020, 11h31
imagem sem descrição.

Somando-se às inúmeras ações que vem sendo tomadas pelo IFNMG no sentido de colaborar com a prevenção e o combate à pandemia do Covid-19, professores dos campi Pirapora e Janaúba estão produzindo suportes e máscaras a serem usadas por profissionais de saúde pública que atuam no atendimento a pacientes que possam estar ou estejam infectados com a doença. O Campus Montes Claros também está fazendo a produção, conforme já noticiado no nosso portal.

No Campus Pirapora, o professor Paulo Evaristo e o estudante do curso de Sistemas de Informação, Jhonatan Augusto, estão produzindo a viseira completa: o suporte é produzido com filamento ABS na impressora 3D do Campus e a viseira é feita com folha de acetato transparente, um material utilizado para fazer embalagens e artesanato.

Segundo Paulo, os equipamentos têm sua confecção orientada pelas normas técnicas do Higia, um projeto desenvolvido no Brasil com acompanhamento de profissionais da área de saúde e testado em hospitais. “Os protetores faciais produzidos no campus Pirapora serão apresentados aos profissionais de saúde da cidade para validação e posterior doação para os hospitais locais e regionais”, diz o professor.

Com intuito de alavancar a confecção, que pode chegar a até 10 máscaras por dia, os desenvolvedores do projeto solicitam a doação de folhas de acetato para a produção de mais peças. Os interessados em contribuir poderão entrar em contato pelo endereço de e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (38) 99228-7200

 

IMG 20200328 WA0169 WhatsApp Image 2020 03 29 at 19.49.00 IMG 20200328 WA0146 

 

Hobby que agora é solidariedade

Professor do Campus Avançado Janaúba, Felipe Cezar de Castro Antunes, possui em casa uma impressora 3D que até então usava como hobby para produzir diferentes produtos. Mas diante da epidemia do coronavírus, resolveu colocar a máquina a serviço da população: começou a produzir suportes com filamento ABS para máscaras a serem doadas ao Hospital Regional de Janaúba e ao Hospital Fundajan.

Segundo Felipe, a sua impressora é capaz de produzir até quatro suportes por dia, mas em breve será necessário mais matéria-prima para dar sequência à produção. A ação é coordenada pelo projeto Ser(tão) Solidário, que está recolhendo doações para garantir os suprimentos necessários para iniciativas solidárias com a do professor Felipe e a de outros profissionais e instituições na produção de EPIs e manutenção de equipamentos solidários.

capa mascaras

Suportes produzidos pelo professor Felipe Cezar

 

Fim do conteúdo da página