Portal IFNMG - Termina nessa sexta prazo para solicitar isenção da taxa do Enem 2020 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Termina nessa sexta prazo para solicitar isenção da taxa do Enem 2020

Publicado: Segunda, 06 de Abril de 2020, 08h27 | Última atualização em Terça, 14 de Abril de 2020, 10h08

Estudantes vindos da rede pública de ensino não precisam pagar a taxa do Exame. Notas obtidas pelos participantes  podem ser usadas para ingresso nos cursos superiores do IFNMG, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

Segue até 17/04 o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, que tem o mesmo valor da edição anterior: R$ 85. As regras e prazos valem tanto para a versão impressa quanto para a versão digital, que é a grande novidade nesta edição do Exame. A solicitação é feita na Página do Participante.

Podem solicitar a isenção os estudantes que se enquadrarem em um dos três perfis que têm direito ao benefício:

- quem cursar a última série do ensino médio em 2020 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; 
- quem tiver cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda familiar, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio; 
- quem estiver em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, devendo informar o Número de Identificação Social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. 

Os participantes que solicitaram isenção em 2019, não realizaram os dois dias de prova e querem solicitar a isenção para 2020 devem fazer a justificativa de ausência, também a partir de hoje até 17/04, na Página do Participante.

As respostas para ambos os pedidos (isenção da taxa e justificativa de ausência em 2019) estão previstas para 24/07. Posteriormente, será aberto prazo para apresentação de recursos, entre os dias 27/04 e 01/05, e os resultados finais estarão disponíveis em 07/05. 

Inscrições

As inscrições para ambas as versões do Enem 2020 deverão ser realizadas de 11 a 22/05, na Página do Participante, no site do exame, ou no aplicativo Enem. O participante que optar por fazer o Enem 2020 impresso não poderá se inscrever na edição digital. Após concluir o processo, o candidato não poderá alterar a opção que escolher. 

Neste ano, será obrigatória a inclusão de foto atual do participante no sistema de inscrição, que poderá ser utilizada para procedimento de identificação.

Os estudantes que tiverem o pedido de isenção negado e os que não solicitarem a isenção deverão pagar a taxa de R$ 85 até o dia 28/05, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios. 

Provas

As provas do Enem 2020 serão aplicadas em 11 e 18/10, na versão digital, e 01 e 08/10, na forma impressa. 

A estrutura do exame não foi alterada. Será mantida a aplicação de quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol). 

Enem Digital

A implantação do Enem digital terá início neste ano, de forma progressiva. No primeiro ano do projeto, até 100 mil pessoas poderão fazer a prova no novo modelo. A previsão é que a consolidação da prova digital seja feita até 2026. 

Serão disponibilizadas 100 mil inscrições para os primeiros participantes que optarem pela edição digital. A estrutura do exame será igual à da versão impressa. 

 

Para mais informações, consulte os editais na versão impressa e versão digital no site do Enem 2020.

 

 

 

Com informações de www.mec.gov.br

Fim do conteúdo da página