Portal IFNMG - IFNMG investirá R$ 500 mil na produção de material para enfrentamento da Covid-19 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 13 de Maio de 2020, 17h25 | Última atualização em Quinta, 14 de Maio de 2020, 07h45

Quimica 2

Parte dos produtos será fabricada no Laboratório de Engenharia Química do Campus Montes Claros (Foto: Arquivo)

O IFNMG recebeu R$ 500 mil para aquisição de equipamentos e insumos que serão empregados na produção de materiais para enfrentamento da Covid-19. O recurso foi destinado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, via Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado a partir de plano de trabalho elaborado pelo Campus Montes Claros  e apresentado pela Reitoria do Instituto.

Segundo o pró-reitor de Administração, Edmilson Tadeu Cassani, os equipamentos e insumos serão usados na fabricação de produtos saneantes, álcool em gel e protetor facial para agentes da saúde, cuja demanda está em alta neste momento de combate à pandemia do novo coronavírus. “Após a produção desses produtos, será efetivada a sua distribuição gratuita para famílias carentes de Montes Claros, assim como o envio para os hospitais, postos de saúde e secretarias de saúde da região Norte de Minas Gerais”, afirma o pró-reitor.

A produção dos materiais acontecerá em laboratórios já existentes no IFNMG-Campus Montes Claros. Serão produzidos 6 mil litros de álcool em gel 70%, 2 mil litros de sabonete líquido, mil litros de água sanitária e 4,5 mil unidades de protetores faciais. Além do material previsto no plano de trabalho original, o recurso também permitirá a produção de 200 válvulas para ventiladores pulmonares e 20 cubos acrílicos para evitar contágio de equipe médica para casos graves de Covid-19.

Compras em andamento

Como informa o diretor-geral do Campus, Renato Afonso Cota Silva, o processo de aquisição dos insumos e equipamentos necessários está em execução. “Esperamos concluir a compra ainda em maio. A entrega dos materiais vai depender de cada empresa e do prazo para envio, mas esperamos receber tudo até junho”, estima o diretor. Se essa previsão se confirmar, a produção de todos os itens deve acontecer até o próximo mês de agosto. Para o trabalho, serão mobilizados professores, servidores técnico-administrativos e até alunos do Campus Montes Claros.

Parte desse time já vem trabalhando nos laboratórios do Campus, desde o início da pandemia da Covid-19, na produção de itens necessários para o enfrentamento da doença. Entre as ações nesse sentido, destaque para a produção de álcool líquido 70%, inclusive a partir de bebidas e perfumes apreendidos pela Receita Federal, e de suportes para máscaras de proteção, por meio de impressora 3D.

Makerspace

Makerspace, laboratório de criação e inovação, onde já foram produzidos suportes para máscaras de proteção (Foto: Arquivo /
OBS: O registro foi feito no
início da quarentena, antes da recomendação de uso de máscaras por todas as pessoas em ambientes públicos.)

Como metade do recurso de R$ 500 mil está sendo empregado na aquisição de equipamentos, mesmo após a conclusão dessa ação, o Campus Montes Claros ficará apto a atuar em ações futuras. Renato Cota cita, por exemplo, o caso das máscaras de proteção. Até então, Campus só podia colaborar com um componente, o suporte, que era entregue para o grupo Sert(tão) completar a produção, com a viseira e o elástico. Com a chegada do maquinário em aquisição, o IFNMG estará apto a fabricar o equipamento de proteção completo.

Com relação à água sanitária e ao sabão líquido, com as novas máquinas, o Campus também estará apto a fazer o envase dos produtos. “Vamos ter uma linha de produção completa. A ideia é, quando terminarmos a utilização desse recurso, continuar produzindo para consumo interno. No pós-pandemia, vamos precisar de muito produto para higienização do Campus”, avalia o diretor-geral.