Portal IFNMG - Reaberto período de inscrições para o cadastro de reserva do PIBID e Residência Pedagógica Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 09 de Junho de 2020, 16h44 | Última atualização em Terça, 09 de Junho de 2020, 16h44

Começou nesta segunda-feira (08/06) o novo período para os alunos das licenciaturas dos campi Januária e Salinas se inscreverem para participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e no Programa de Residência Pedagógica (RP). O prazo vai até o dia 30 de junho.

Devido às medidas preventivas sugeridas pelo Ministério da Saúde para evitar aglomeração de pessoas e contágio do coronavírus, todo o procedimento será realizado por e-mail. Neste link o candidato tem acesso ao edital e suas retificações. Os interessados deverão preencher formulário específico e enviar por e-mail, bem como cumprir outras exigências do edital.

A Residência Pedagógica é uma das ações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que integra a Política Nacional de Formação de Professores por meio da vivência prática dos formandos dentro da sala de aula na segunda metade do curso de licenciatura. O PIBID permite experiência semelhante aos alunos de licenciatura, mas na primeira parte do curso.

O processo de seleção será realizado pelos coordenadores de área, professores orientadores e coordenadores institucionais dos dois programas. O RP deverá selecionar 144 acadêmicos bolsistas, já o PIBID selecionará 192 acadêmicos bolsistas, dos cursos de licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Matemática, Química e Pedagogia dos campi Januária e Salinas. Todos os cursos devem disponibilizar bolsas para os dois programas, exceto o curso de licenciatura em Matemática do Campus Salinas, que formará cadastro de reserva apenas para o Programa Residência Pedagógica (RP).

Mais informações podem ser encontradas nos editais.