Portal IFNMG - Cursos e eventos: possibilidades e facilidades da Fadetec Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Cursos e eventos: possibilidades e facilidades da Fadetec

Publicado: Sexta, 12 de Junho de 2020, 10h05 | Última atualização em Sexta, 12 de Junho de 2020, 11h15

Na terceira matéria da série que pretende esclarecer os servidores sobre os principais serviços prestados pela Fundação de Apoio do IFNMG, saiba como ela pode abrir o leque de possibilidades para quem pensa em organizar eventos e a oferta de cursos de várias modalidades

Fadetec Arte 3 portalO IFNMG reúne um time de servidores, tanto docentes quanto técnico-administrativos, muito qualificados e que, além de atuar nos cursos gratuitos de oferta regular da Instituição, têm a possibilidade de organizarem-se para ofertar cursos diversos, de curta duração, idiomas ou até pós-graduações. Os servidores também têm expertise na realização de eventos técnicos e científicos, tão necessários para o incremento da vida profissional e acadêmica – apesar de temporariamente suspensos, em caráter presencial, em função da pandemia da Covid-19.

Contudo, ao propor e envolver-se em projetos como esses, frequentemente o servidor esbarra na burocracia e em questões legais que limitam ou, até mesmo, impossibilitam certas ações e atividades. Como receber inscrições e mensalidades para arcar com os custos do evento, remunerar professores e palestrantes? Como realizar compras com agilidade e fazer os pagamentos com transparência? Como prestar contas, ao final do projeto, com a segurança de não comprometer sua própria conta bancária ou a de terceiros com a futura fiscalização da Receita Federal e de outros órgãos de fiscalização?

É nessas lacunas que a Fadetec (Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Tecnológico) pode atuar, facilitando os trâmites, apontando caminhos e apresentando soluções. A Fundação recebe os recursos, gerencia a documentação de comprovação e registro, os comprovantes de realização (como recibos), faz os pagamentos e, ao final, produz um relatório de prestação de contas transparente, publicado na internet e com informações abertas para pessoas físicas e órgãos de fiscalização. Pode, ainda, assessorar o servidor responsável nas diversas dúvidas que surgirem durante a execução do projeto e tornar tudo muito mais profissional e atrativo para o público-alvo do evento ou curso.

Cobranças

Um dos principais dilemas que pode ser resolvido é como angariar recursos para o projeto por meio da cobrança de inscrições, mensalidades e outras taxas de participação em cursos e eventos. Por intermédio da Fadetec, é possível fazer essa cobrança com tranquilidade e segurança, e aplicar o recurso diretamente na realização do projeto. Existem várias alternativas para fazer a cobrança, como boleto, depósito em conta ou plataformas online para realização de eventos, que recebem o valor das inscrições e repassam à Fundação.

Patrocínios e compras

Outra importante fonte de recursos, principalmente para a realização de eventos, são os patrocínios. Mas, sem a intermediação de uma fundação, não é possível aos organizadores receberem auxílio financeiro, em espécie, de empresas e outras entidades interessadas em apoiar os eventos. Aí, a única alternativa é aceitar a ajuda na forma de produtos, serviços e cortesias, que, muitas vezes, não resolvem problemas específicos de financiamento dos eventos e ainda trazem riscos em relação à qualidade e aos fluxos dos bens e serviços recebidos de terceiros.

Com a gestão da Fadetec, o dinheiro do patrocínio vai diretamente para a conta do projeto e o coordenador tem total controle de uso desse recurso dentro das rubricas previstas. As compras e contratações necessárias também são feitas via Fundação, que não precisa realizar licitações formais. O processo é feito a partir da obtenção de três orçamentos, seguido da aquisição/contratação do item junto à empresa que apresentou a menor cotação, desde que esteja em dia com as exigências legais. Na hora do pagamento, o coordenador do projeto precisa apenas acessar o sistema de gestão de projetos e enviar a ordem. A Fadetec processa tudo e faz o pagamento via transferência eletrônica.

Remuneração de palestrantes e professores

Desde que haja as devidas rubricas previstas no projeto, também é possível usar o dinheiro arrecadado com patrocínios, cobranças de inscrições/mensalidades ou outras fontes para remunerar pessoas de dentro e fora do IFNMG que participem como palestrantes em eventos ou professores nos cursos. Tudo com a devida segurança e o amparo legal tanto para o coordenador do projeto quanto para o servidor que, porventura, venha a receber pagamentos.

Custos

Apesar de não ter fins lucrativos, para manter-se a Fadetec estipula um percentual de até 15% do valor total de cada projeto gerenciado a título de custos e despesas administrativas e operacionais. O percentual varia em função da complexidade do projeto e do volume de recursos envolvido, e é definido em negociação entre a Fadetec e o proponente do projeto.

Como acionar a Fadetec

O primeiro passo para o servidor que pretende ter seu projeto de evento ou curso gerenciado com a participação da Fadetec é elaborar um plano de trabalho, do qual constem, entre outros, objeto, projeto básico, prazo de execução, resultados esperados, metas e respectivos indicadores. Confira aqui um modelo de plano de trabalho elaborado pela Fundação.

Apesar de a formalização da proposta acontecer no âmbito do IFNMG, a orientação é que, antes disso, o proponente encaminhe o plano de trabalho à Fadetec, para análise da legalidade e viabilidade financeira da proposta, bem como da possibilidade de execução por intermédio da Fadetec. Esse contato inicial deve ser feito pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Com a sinalização positiva da Fundação e feitas, se necessário, as adequações no plano de trabalho, o servidor-proponente, certo da exequibilidade do projeto por essa parceria, poderá formalizar a proposta na unidade do IFNMG em que estiver lotado, por meio do SEI. Nos campi, a proposta deve ser enviada para a comissão responsável por avaliar a adequação e pertinência do projeto (confira aqui). Caso o proponente seja lotado na Reitoria ou no CEAD, a proposta pode ser submetida diretamente à pró-reitoria pertinente, de acordo com a natureza do projeto.

Na sequência, a proposta seguirá um trâmite interno que inclui a(s) pró-reitoria(s) envolvidas; a Procuradoria, para parecer jurídico; e apreciação pelo Conselho Superior do IFNMG. O tempo necessário para percorrer todo esse caminho pode variar, mas leva, em média, três meses. Por isso, a sugestão é que o servidor interessado em estabelecer a parceria contate a Fadetec com o máximo de antecedência possível, para que o projeto comece a tramitar logo.

Para mais informações, acesse o documento “Normas para relações entre a Fadetec e o IFNMG”. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Fadetec.

Contatos
Página: www.fadetec.org.br
Facebook: facebook.com/fadetec
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (38) 99149-0242

 

Conheça as experiências da Fadetec

Confirma alguns contratos e convênios já firmados pela Fundação para realização de eventos clicando aqui.

 

Leia também:

Servidor, sabe o que a Fadetec pode fazer por você?

Ensino, pesquisa, extensão e inovação: a Fadetec pode ajudar na gestão de seu projeto

Fim do conteúdo da página