Portal IFNMG - Equipe do Campus Arinos realiza projeto para reduzir o abandono de cães e gatos Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Equipe do Campus Arinos realiza projeto para reduzir o abandono de cães e gatos

Publicado: Terça, 07 de Julho de 2020, 08h55 | Última atualização em Terça, 07 de Julho de 2020, 09h16

1.leoPreocupados com a quantidade de animais abandonados nas ruas e espaços públicos da cidade, há pouco mais de um ano, integrantes do IFNMG-Campus Arinos criaram o Projeto Leão. Sob a coordenação da professora Elza Carneiro e com a participação de mais quatro servidores (Diogo de Moraes Cardoso, Francisco Valdevino Bezerra Neto, Jussara Gomes da Cruz e Marcelo Tiago de Brito) e três alunos do Campus (Francielle Borges, Lucrécio Borges e Saulo Carneiro), o projeto busca conscientizar a comunidade sobre a guarda responsável e os problemas decorrentes do abandono, além de viabilizar a esterilização gratuita de cães e gatos.

“Em 2019, apresentamos o projeto à comunidade arinense, por meio de palestras, redes sociais, feiras de adoção e distribuição de folhetos educativos. Buscamos tratar temas como guarda consciente, maus tratos e abandono, zoonoses e também sobre a importância da esterilização em cães e gatos”, relata Elza Carneiro.

Em seu primeiro ano de execução, o projeto conseguiu intermediar o resgate de 11 animais das ruas, que foram tratados, esterilizados e encaminhados à adoção. Além disso, famílias de baixa renda receberam atendimento veterinário para seus animais, no total de 29, e orientações de forma gratuita.

Para 2020, pretende-se coletar dados quantitativos e qualitativos sobre a realidade do município para subsidiar outras ações efetivas de combate ao abandono e consequente diminuição do número de animais nas ruas, além da realização de debates públicos e de campanhas educativas. Busca-se, também, intensificar as ações de esterilização gratuita que compreendem, neste ano, a principal meta do projeto. O público-alvo para tais esterilizações são, além dos animais das ruas, os animais provenientes de tutores de baixa renda.

Aos que desejam ter acesso a esse serviço oferecido pelo projeto e não têm condições financeiras para arcar com as esterilizações de seus animais, basta entrar em contato com o projeto pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Serviço

Projeto Leão

Instagram: @leaoprojeto

E-mail de contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vídeos que explicam as ações do projeto:

O que é o projeto

Respostas às principais perguntas da comunidade

 

Fonte: www.ifnmg.edu.br/arinos / Foto: Roger Martins Estrela

Fim do conteúdo da página