Portal IFNMG - Sistema de Votação Online Helios Voting e estratégias de ações da Comissão Eleitoral garantirão a segurança das Eleições IFNMG 2020 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Sistema de Votação Online Helios Voting e estratégias de ações da Comissão Eleitoral garantirão a segurança das Eleições IFNMG 2020

Publicado: Sexta, 07 de Agosto de 2020, 15h20 | Última atualização em Quinta, 22 de Outubro de 2020, 10h09

Pela primeira vez no IFNMG, será utilizado um sistema de votação por meio da internet para as eleições a reitor, diretor-geral dos campi e diretor dos campi avançados. A adequação ocorre por causa da pandemia do coronavírus e em decorrência do distanciamento social.

O sistema adotado é o Helios Voting. Trata-se de um sistema de votação on-line com auditoria aberta, desenvolvido pelo pesquisador Ben Adida, do grupo de criptografia e segurança da informação do Instituto de Tecnologia Massachuses (MIT, na sigla em inglês). Auditoria aberta significa que o sistema permite a validação e recontagem dos votos.

De acordo com parecer da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) do IFNMG, assinado pelo diretor Christopher Morandi Mota, o “sistema atende casos em que são necessárias eleições confiáveis e secretas. Por meio de métodos criptográficos, o voto do eleitor é mantido em segredo.”

Outros pontos positivos, relatados no parecer, validam a segurança do sistema Helios Voting. São eles: sistema de código aberto; utilização de técnicas elaboradas para a garantia do sigilo do voto; privacidade: somente o eleitor sabe a opção do seu voto; rastreabilidade: cada eleitor tem um número rastreável de seu voto; continuidade do projeto base, com evolução das funcionalidades do sistema; comprovação: avaliado por especialistas qualificados e utilizado por grandes organizações, inclusive por outras Universidades e Institutos Federais no Brasil; possibilidade de restringir o grupo de eleitores por processo eleitoral.

Em seu parecer, a DGTI conclui: “A solução Helios Voting se apresenta como um sistema diferenciado e maduro para mediar um processo de votação online, inclusive diversas instituições já o utilizam para escolha de representantes de colegiados”. Quanto ao resultados das eleições, o sistema permite a apuração dos votos, de maneira automática, para todos os cargos.

Clique aqui para acessar o parecer publicado em 02/06/2020 no Portal IFNMG.

Amparo legal

O IFNMG também conta com o amparo legal da Procuradoria Federal junto ao Instituto e da Advocacia Geral da União (AGU), que emitiram, respectivamente, parecer e nota sobre as eleições do IFNMG neste ano de 2020. Os documentos legais trataram sobre a legalidade da deflagração das eleições do IFNMG em 2020, bem como sobre a viabilidade jurídica da realização de votação remota com utilização dos recursos de tecnologia da informação.

Um dos pontos que a comunidade acadêmica precisa saber é que o “mandato do atual Reitor do IFNMG não admite prorrogação, dessa forma, não há outra alternativa ao IFNMG, senão a realização das eleições. Em virtude da emergência de saúde pública decorrente da COVID-19, e ainda da Portaria nº 100 do Reitor, em princípio, não será possível a eleição na forma tradicional (presencial), restando como única alternativa a realização da eleição remotamente, com a utilização de recursos da tecnologia da informação”, conforme consta na nota publicada em 30/05/2020 e assinada pelo Chefe da Procuradoria Federal junto ao IFNMG. Clique aqui para acessar a nota completa.

Como será a votação?

A votação eletrônica online para todos os cargos será na próxima quarta-feira, dia 12/08, das 9h às 21h. Para garantir que toda a comunidade acadêmica tenha condição de participar, os campi do IFNMG e a Reitora manterão, pelo menos, um local de votação aberto a seus respectivos eleitores.

Poderão participar servidores docentes e técnico-administrativos em educação pertencentes ao quadro de pessoal ativo permanente, além de alunos matriculados no IFNMG nos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, presenciais e a distância (alunos de cursos FIC não votam). Confira aqui as listas preliminares de eleitores aptos a votar. As listas oficiais serão publicadas no dia 11/08, no www.ifnmg.edu.br/eleicoes2020.

O acesso à urna eletrônica será pelo endereço www.ifnmg.edu.br/eleicoes2020, apenas no dia e horário de votação. O eleitor deve selecionar a urna referente a sua unidade e depois segmento: docente, técnico-administrativo em Educação ou discente. Para os alunos, acesso é o mesmo utilizado para entrar no Sistema Acadêmico Cajuí (para dúvidas sobre forma de acesso, confira orientações aqui). Os servidores devem usar o mesmo usuário e senha dos sistemas do IFNMG.

Em caso de dúvida, o eleitor deverá encaminhar mensagem para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Eleicao segura

Fim do conteúdo da página