Portal IFNMG - Festas de Agosto e outras festas religiosas populares no Norte de Minas estão em pauta na quarta edição do Podcast Norteando Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 11 de Agosto de 2020, 18h14 | Última atualização em Quarta, 12 de Agosto de 2020, 07h39

podcast 4 portalNeste ano, a pandemia da covid-19 impediu a realização de festas populares mundo afora. Neste mês, em cidades do Norte de Minas, seriam realizadas as tradicionais Festas de Agosto, festejos que, em Montes Claros, são encenados pelos ternos de catopês, marujos e caboclinhos. A festa popular foi cancelada, mas como a devoção ao Espírito Santo, a Nossa Senhora do Rosário e a São Benedito, que sustenta a tradição, continua viva na fé do povo, o tema merece atenção e é pauta do quarto episódio do Podcast Norteando.

Os apresentadores e alunos do IFNMG Tainá Nogueira Nobre e Jhonata Soares David Batista conversaram com o pesquisador de festas religiosas Denilson Meireles Barbosa, a catopê Raquel Souto Chaves e o catopê Júnio Pimenta Santos, o Mestre Zanza Júnio. Eles falaram sobre as Festas de Agosto e outras festas religiosas tradicionais no Norte de Minas, inclusive algumas que passaram a ser comemoradas em outros meses do ano.

Os convidados abordaram as tradições – religiosas, musicais, de vestuário e ornamentação – envolvidas nos nessas manifestações culturais e os preparativos, que vão muito além dos cinco dias de festa. Aliás, como lembra Mestre Zanza Júnio: “Eles costumam dizer que são marujos, catopés e caboclinhos todos os dias do ano, esperando por aquele momento de demonstração de fé, aqueles cortejos, aquelas visitas...”

Ficou interessado em saber mais sobre essa importante manifestação cultural norte-mineira? Então ouça o quarto episódio do Podcast Norteando:
- Spotify
- Castbox

E se quiser participar, envie comentários em texto ou áudio para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Não deixe de acessar a página do podcast no Instagram: www.instagram.com/norteando.ifnmg/.

O Podcast Norteando é integralmente produzido pelos alunos do IFNMG bolsistas do projeto de extensão coordenado pela Coordenação de Comunicação do Instituto.

Conheça a atuação da equipe nesse quarto episódio:
Norteando #4 - Festas populares de agosto no Norte de Minas, com Mestre Zanza Júnio, Denilson Meireles Barbosa e Raquel Souto Chaves
Apresentação: Jhonata Soares David Batista (aluno do técnico integrado em Informática para Internet - Campus Januária) e Tainá Nogueira Nobre (aluna do técnico integrado em Informática - Campus Diamantina).
Produção: Giovana Martins Rabelo (aluna de Engenharia Química - Campus Montes Claros).
Edição: Jhonata Soares David Batista e Mikael Sousa Rocha (alulno de Sistemas de Informação - Campus Salinas).