Portal IFNMG - Conselho Superior do IFNMG homologa resultado das eleições para os cargos de reitor(a) e dirigentes dos campi Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 21 de Agosto de 2020, 11h11 | Última atualização em Sexta, 21 de Agosto de 2020, 11h27

O Conselho Superior (Consup), órgão máximo do IFNMG, homologou, nessa quinta-feira, 20/08, durante sua 58a reunião ordinária, os resultados do processo de consulta para os cargos de reitor(a), diretor(a)-geral de campi e diretor(a) de campi avançados para o mandato 2020 a 2024. A consulta realizada com a participação dos três segmentos da comunidade acadêmica - docentes, técnico administrativos e discentes – aconteceu, por votação online, no dia 12/08. Foram homologados os seguintes resultados:

- cargo de reitor(a) do IFNMG: professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva;
- cargo de diretor(a)-geral do IFNMG-Campus Almenara: professor Joaquim Neto de Sousa Santos;
- cargo de diretor(a)-geral do IFNMG-Campus Araçuaí: professor Irã Pinheiro Neiva;
- cargo de diretor(a)-geral do IFNMG-Campus Arinos: professor Elias Rodrigues de Oliveira Filho;
- cargo de diretor(a)-geral do IFNMG-Campus Diamantina: professor Júnio Jáber;
- cargo de diretor(a) do IFNMG-Campus Avançado Janaúba: professor Fernando Barreto Rodrigues;
- cargo de diretor(a)-geral do IFNMG-Campus Januária: professor Emanoelito Fernandes Vieira Junior;
- cargo de diretor(a)-geral do IFNMG-Campus Montes Claros: professor Renato Afonso Cota Silva;
- cargo de diretor(a)-geral do IFNMG-Campus Pirapora: professor Wallace Magalhães Trindade;
- cargo de diretor(a) do IFNMG-Campus Avançado Porteirinha: professor Pedro Paulo Pereira Brito;
- cargo de diretor(a)-geral do IFNMG-Campus Salinas: professor Guilherme Carvalho;
- cargo de diretor(a)-geral do IFNMG-Campus Teófilo Otoni: professora Ana Cláudia Gonçalves de Sá Jardim.

Confira aqui as Resoluções do Consup de nº 105 a nº 1116/2020, com as homologações dos resultados do processo de consulta.

Lisura e transparência

O reitor do IFNMG e presidente do Consup, professor José Ricardo Martins da Silva, ressalta o êxito do Instituto na condução de todo o processo, destacando sua lisura e transparência. Ele lembra que todos os atos relativos ao processo foram publicizados para acesso de toda a comunidade acadêmica, por meio do portal eletrônico e demais canais de comunicação oficiais do Instituto.

Por meio desses canais, a comunidade recebeu, também, orientações práticas de como participar da consulta. “A comunidade foi convidada a participar e ajudar a fortalecer a democracia em nosso Instituto. E ela atendeu esse chamado”, frisa o reitor, ao lembrar a participação expressiva de aproximadamente 97% dos servidores e 45% dos alunos nas eleições.

Os percentuais de participação aumentaram para os três segmentos em comparação com as eleições realizadas em 2016. O grande destaque foi o aumento na participação dos alunos: 6.643 deles votaram, o que equivale a 44,91% do total de estudantes matriculados, enquanto na eleição anterior apenas 19,65% do segmento compareceu às urnas. Entre os docentes, a participação também aumentou significativamente, com 628 votantes, ou 97,36% do total, contra 86% nas eleições de 2016. Também votaram 657 técnico-administrativos, 96,19% dos eleitores aptos no segmento, enquanto em 2016 esse percentual foi de 91,81%.

O professor José Ricardo, que está em seu segundo mandato como reitor, fica no cargo até 20/10/2020.

Próximo passo

Homologado o resultado no IFNMG, o próximo passo é enviá-lo, juntamente com toda a documentação do processo de consulta, ao Ministério da Educação, em Brasília. Os documentos serão enviado na próxima segunda-feira, 24/08.

Eleicoes 2020 grafico