Portal IFNMG - Primeiro encontro do “Conhecendo o IFNMG” será realizado nesta sexta-feira, dia 28, às 14h Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 26 de Agosto de 2020, 20h40 | Última atualização em Quarta, 26 de Agosto de 2020, 20h43

O IFNMG recebeu uma solicitação do Grêmio Central Heley de Abreu – organização que representa os estudantes dos cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes do Instituto – para promover encontros com as Pró-Reitorias e Diretorias Sistêmicas do IFNMG. É a primeira vez que o IFNMG recebe, dos estudantes, uma solicitação dessa natureza.

De acordo com a presidente do Grêmio Central, Laysla Morais Martins da Silva, a ação está embasada na compreensão de que “o conhecimento acerca da instituição é muito importante e que o diálogo estabelece uma interação que é essencial para elevar o nível de democracia e formação de indivíduos aptos a exercer sua cidadania”, destaca a presidente, que é aluna do 2º ano do curso técnico em informática, integrado ao Ensino Médio, do Campus Montes Claros.

Um passeio pelo IFNMG

O primeiro encontro será na sexta-feira, 28/08, às 14h, com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi), que é o órgão executivo que planeja, superintende, coordena, fomenta e acompanha as atividades e políticas de desenvolvimento e ua articulação entre as Pró-Reitorias e os Campi, visando à melhoria da gestão pedagógica e administrativa do IFNMG.

A servidora Rafaela Caiafa de Faria, diretora do Departamento de Planejamento Institucional da Prodi, explica que será proposta aos alunos uma apresentação da instituição e, em seguida, o funcionamento e a atuação da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional do IFNMG.

“Nesse primeiro momento, é importante que toda a comunidade estudantil conheça como a instituição está organizada e sistematizada. Toda a equipe Prodi ficou muito feliz em saber desse interesse por parte dos alunos. Faço questão de destacar que, além de cinco servidores, o pró-reitor Alisson Magalhães de Castro também participará desse momento”, informa a diretora do departamento.

Após esse primeiro encontro, serão agendadas novas reuniões. Todas serão transmitadas ao vivo no Canal Oficial do IFNMG no YouTube para que os estudantes de todos os campi possam acompanhar as discussões.

Democratizar o conhecimento e a informação

Para Laysla, democratizar a informação e o conhecimento sobre o IFNMG, no âmbito da instituição, de modo geral, consiste em uma peça fundamental, pois possibilita a formação de pessoas ativas na busca pela educação.

“O que queremos é participar. Entendemos que a importância da presença e participação ativa dos estudantes nesse projeto é gigantesca, principalmente pelo cenário atual que estamos vivenciando: fim de um ciclo de governança e o início de outro, ou seja, ou alunos precisam saber e entender as funções e os papéis de cada setor do IFNMG para cobrar dos gestores eleitos. Além disso, disseminar informações ajuda a votarmos cada vez com mais consciência”, pontua a presidente.

Clique aqui para acessar o Canal Oficial do IFNMG no YouTube.