Portal IFNMG - Resultados do IFNMG em 2019 já podem ser consultados no Relatório de Gestão Ir direto para menu de acessibilidade.

Resultados do IFNMG em 2019 já podem ser consultados no Relatório de Gestão

Publicado: Segunda, 31 de Agosto de 2020, 20h12 | Última atualização em Terça, 01 de Setembro de 2020, 15h22
Desde o ano passado, o Relatório de Gestão se apresenta de maneira mais condensada, mas não menos esclarecedora, para que a população possa analisar e comparar com anos anteriores os resultados apresentados nos cinco capítulos do documento
imagem sem descrição.

Com o objetivo de informar a população como o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) geriu seus recursos financeiros e humanos no ano passado, foi elaborado e publicado o Relatório de Gestão referente ao exercício de 2019. O documento apresenta informações que demonstram como o Instituto trabalhou nas esferas da governança, eficácia, eficiência, conformidade, economicidade e sustentabilidade.

De acordo com o reitor José Ricardo Martins da Silva, 2019 foi um ano de mudanças, considerando a posse de um novo governo. Além disso, foi o ano em que o Ministério da Educação impôs um contingenciamento orçamentário. Diante desse cenário, o reitor destaca que o IFNMG prontamente agiu adotando medidas de contenção de seus gastos, a fim de que fossem garantidos os serviços essenciais no âmbito do Instituto.

“Apesar dos momentos difíceis pelos quais passamos, a instituição atendeu, em 2019, 26.372 alunos, mantendo o foco em sua missão, de formar cidadãos, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico regional. Os desafios na caminhada não nos detiveram, mas foram aproveitados como uma oportunidade de aprender a traçar novas rotas, mais eficientes e eficazes, engajando gestores, servidores, prestadores de serviço e toda a comunidade escolar, por meio da reflexão, da readequação de procedimentos e aperfeiçoamento do controle racional dos gastos institucionais, sem perder a qualidade do trabalho”, afirma no documento o reitor.

Desde o ano passado, o Relatório de Gestão se apresenta de maneira mais condensada, mas não menos esclarecedora. Em anos anteriores, os relatórios de gestão constumavam ter em torno de 400 páginas. Agora, o propósito do documento é apresentar da maneira mais simples e esclarecedora possível os resultados do IFNMG. Para isso, o Relatório de Gestão 2019 mantém a proposta do ano anterior em reunir e apresentar todas as informações por meio de gráficos, imagens, esquemas e textos, funcionando como uma prestação de contas à sociedade.

Resultados

Os resultados mostram a eficiência do IFNMG, que conseguiu aumentar determinados resultados e promover melhorias institucionais mesmo com o contigenciamento de recursos. É o caso do Programa de Assistência e Apoio ao Estudante (PAAE), destinado aos discentes de cursos presenciais, com o pagamento de auxílios financeiros aos estudantes em situação de vulnerabilidade social. Em 2018, foram 3098 beneficiados; em 2019, o número subiu para 3.498.

Numeros do IFNMGReprodução de gráficos do Relatório de Gestão 2019, em que se pode observar dados referentes ao número de matrículas dos cursos presenciais e a distância, distribuição das matrículas por nível e curso e quantitativos sobre cor e renda dos estudantes

Também foi observado um aumento de alunos atendidos pelo Programa de Auxílio Emergencial, que propicia um valor financeiro aos estudantes que, momentaneamente, necessitem de apoio financeiro para conseguir continuar suas atividades escolares/acadêmicas. Em 2018, foram pagos 44 auxílios emergenciais. Já em 2019, o número elevou para 258.

Não é possível vislumbrar elevação dos números quanto ao Programa de Incentivo à Participação Discente em Eventos (PIPE). Em razão do contingenciamento do orçamento, houve uma redução no número de auxílios pagos ao longo de 2019: R$ 2.436,50. No ano de 2018, o valor pago foi de R$ 4.344,50 como forma de incentivo à participação discente em eventos.

Outro ponto a se destacar no Relatório de Gestão 2019 diz respeito à “Classificação Racial x Renda Familiar”. O relatório concluiu que em todas as raças autodeclaradas predominam alunos com baixa renda familiar per capita, o que demonstra que o IFNMG continua cumprindo o seu papel social de levar a educação pública de qualidade a todos, inclusive aos menos favorecidos financeiramente.

A população pode ainda analisar e comparar com os anos anteriores os dados relativos aos projetos de Extensão, de Pesquisa e a outras políticas e ações que propiciam a efetivação de uma educação de qualidade.

Clique aqui para acessar o Relatório de Gestão referente ao exercício de 2019.