Portal IFNMG - Pesquisadores do IFNMG alertam sobre aumento de 150% no número de casos de Covid-19 no Norte de Minas em agosto Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Pesquisadores do IFNMG alertam sobre aumento de 150% no número de casos de Covid-19 no Norte de Minas em agosto

Publicado: Quinta, 03 de Setembro de 2020, 11h31 | Última atualização em Quinta, 03 de Setembro de 2020, 11h50

covid 1

Fonte: Painel de Monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde

Apesar de o noticiário nacional informar que os casos de Covid-19 têm diminuído no Brasil, na macrorregião do Norte de Minas Gerais, o mês de agosto foi marcado por significativo aumento do número de casos e óbitos confirmados. O alerta é feito pelos professores Hélder Seixas Lima, Paulo Vitor do Carmo Batista e Petrônio Cândido de Lima e Silva, integrantes do Grupo de Pesquisa em Ciência de Dados e Inteligência Computacional ({ci∂ic}) do IFNMG-Campus Januária. O grupo de pesquisa tem estudado dados da doença para desenvolvimento de uma "Ferramenta Computacional de Planejamento Automatizado para Gerenciamento dos Impactos da Pandemia COVID-19 em Municípios Brasileiros".

Os pesquisadores informam que, segundo dados do Painel de Monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde, ao todo, as cidades do Norte de Minas registraram até 31/08/2020 10.840 casos da doença, sendo 6.554 casos somente no mês de agosto. Isso corresponde a um aumento de 150% no número de casos em agosto em relação ao acumulado desde o início da pandemia até julho. A média móvel de sete dias revela que, desde a segunda quinzena de agosto, têm sido registrados mais de 200 casos diariamente na região.

O Norte de Minas é composto por 11 microrregiões e todas elas, de acordo com os pesquisadores do IFNMG, registraram recorde no número de casos confirmados no mês de agosto, com exceção da microrregião de Manga. A microrregião de Montes Claros se destaca negativamente com um aumento de cerca de 250% dos casos no mês de agosto se comparado ao acumulado até então. As microrregiões de Bocaiúva, Brasília de Minas/São Francisco, Francisco Sá, Januária, Pirapora e Taiobeiras tiveram crescimento de mais de 100% dos casos neste mês em relação ao acumulado anterior. Apenas as microrregiões de Coração de Jesus, Janaúba/Monte Azul, Manga e Salinas registraram crescimento abaixo de 100% durante o mês de agosto.

Maiores cidades

Cerca da metade dos casos de coronavírus no Norte de Minas são de moradores de Montes Claros. A partir de 07/08/2020, o município começou a registrar média móvel diária acima de 100 casos, tendo atingido o recorde no dia 27/08/2020, com média móvel de 175 casos. A variação da média móvel na última semana de agosto, comparada aos 14 dias anteriores, indica estabilidade no número de novos casos confirmados diariamente em Montes Claros.

Nas demais cidades do Norte de Minas com mais de 50 mil habitantes, Pirapora é a que registrou os maiores números de casos de Covid-19 no mês de agosto, apresentando média móvel diária acima de 10 casos desde 08/08/2020. Janaúba e São Francisco apresentaram crescimento acelerado no número de casos na última semana de agosto, com média móvel diária também acima de 10 casos. Januária é a cidade com os menores indicadores de casos confirmados entre as cidades analisadas, não ultrapassando ainda três casos de média móvel diária. Entretanto, Januária registrou aceleração de novos casos acima de 100% na última semana de agosto em relação às duas semanas anteriores.

Óbitos

Acerca do número de óbitos, foram registrados, no mês de agosto, 83 causados pela Covid-19 no Norte de Minas, sendo esse o mês com maior número de óbitos desde o início da pandemia. No total foram registrados 193 óbitos por Covid-19 no Norte de Minas até 31/08/2020. O mês de agosto representou um aumento de 75% no número de óbitos em relação ao total de casos registrados até julho.

covid 2

Fonte: Painel de Monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde

Alerta de atenção

Diante dos dados analisados, os professores Hélder, Paulo Vitor e Petrônio alertam que, apesar da redução do número total de novos casos e óbitos de Covid-19 no Brasil e em várias cidades país, acompanhada da flexibilização das medidas sanitárias, os indicadores no Norte de Minas sugerem um cenário contrário. Assim, na avaliação dos pesquisadores do IFNMG, é necessária atenção dos gestores públicos e da sociedade norte-mineira para evitar um agravamento da pandemia na região.

Fim do conteúdo da página