Portal IFNMG - Campus Arinos garante cerca de R$ 83 mil para criação do Laboratório Agro IFMaker; outras duas propostas do IFNMG são classificadas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 11 de Setembro de 2020, 13h55 | Última atualização em Sexta, 11 de Setembro de 2020, 14h22

O IFNMG teve uma proposta contemplada pelo Edital nº 35/2020 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação, de apoio à criação de laboratórios de prototipagem na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, chamados de IFMaker. Trata-se do Agro IFMaker – Aprender fazendo, do Campus Arinos, no valor de R$ 82.700. O resultado final da seleção foi publicado nesta sexta-feira, 11/09, com 39 propostas aprovadas entre as instituições da Rede Federal.

O objetivo dos laboratórios IFMaker é auxiliar os servidores no desenvolvimento da cultura learning by doing, levando-os a refletir sobre o uso da aprendizagem baseada em projetos e sobre como ela pode ser utilizada nesses espaços como suporte ao processo de ensino-aprendizagem de todas as áreas do conhecimento, o que permitirá que o aluno seja protagonista no processo ensino/aprendizagem. A ideia é que, por meio desses laboratórios, a formação dos alunos seja contínua, em práticas que desafiem a criatividade, o empreendedorismo, a tecnologia, a

Agro IFMaker – Aprender Fazendo

O agronegócio na região onde está inserido o IFNMG-Campus Arinos é bastante desenvolvido, sendo uma das principais áreas de produção de grãos e pecuária no Brasil. Mas as modernas tecnologias que permitem alta produtividade e lucratividade aos grandes produtores não estão acessíveis aos pequenos - a exemplo dos assentados de reforma agrária, abundantes na região – e médios agricultores. A proposta do Agro IFMaker é desenvolver protótipos que possam gerar e atuar como multiplicadores de tecnologias acessíveis para pequenos e médios produtores rurais, empresas, cooperativas e associações, bem como fomentar startups que possam impulsionar ainda mais o agronegócio regional e o despertar do setor industrial.

Aposta-se na junção de esforços e conhecimentos de profissionais, docentes e técnico-administrativos, e alunos de diversas áreas – dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Agropecuária, Informática e Meio Ambiente e dos superiores de Tecnologia em Produção de Grãos, Gestão Ambiental, Administração, Agronomia e Sistemas de Informação – para a execução da proposta com ideias inovadoras.

O Agro IFMaker será com uma “fábrica”, com funcionamento diário, em que será proposto aos alunos, entre outros, o desenvolvimento de:
- softwares para coleta e processamento de dados e imagens para tablets e smartphones;
- sensores de baixo custo para controle de semeadura, temperatura e umidade na produção agrícola e animal;
- controle eletrônico de produção de biogás;
- sensores e peças de reposição em sistemas de irrigação com baixo custo;
- alimentadores automáticos;
- montagem de placas para pequenos sistemas de irrigação;
- iniciação de modelos de negócios agroindustriais para crescimento mercadológico;
- postura empreendedora com abordagem a prototipagem e mínimo produto viável, em que os alunos possam desenvolver suas ideias e projetos da criação até a sua execução.

O coordenador do projeto Agro IFMaker é o professor Ronan Aparecido Valadares.

Propostas classificadas

Além das 39 propostas de laboratórios selecionadas, 74 foram classificadas pela Setec/MEC, entre elas as outras duas inscritas pelo IFNMG na seleção: KiauMaker: aprendizagem e inovação por meio da cultura maker, do Campus Araçuaí, classificada em 14o lugar; e Integrações multidisciplinares em ambientes criacionais para o desenvolvimento de instrumentos didáticos versáteis, do Campus Montes Claros, em 65oAtendidos os projetos selecionados inicialmente, caso haja recursos disponíveis, as propostas classificadas poderão ser contempladas, obedecendo-se a ordem de classificação.

Na primeira fase, as unidades acadêmicas comtempladas receberão os recursos exclusivamente para aquisição de equipamentos para a montagem dos laboratórios – que vão de kit de ferramentas a impressora 3D e kit de robótica. O local de instalação, o mobiliário e o material de consumo necessários para o funcionamento do laboratório ficam a cargo de cada campus. Os laboratórios de prototipagem devem entrar em funcionamento até o dia 18/12/2020.

A segunda fase da chamada pública será de ampliação dos laboratórios IFMaker já instalados e em funcionamento. Essa etapa está prevista para 2021.

Seleção no IFNMG

Para concorrer ao financiamento, cada instituição da Rede Federal pôde apresentar até três propostas, de unidades diferentes. Para selecionar os projetos que inscreveria, o IFNMG abriu edital interno (Edital nº 34/2020) e montou comissão de avaliação formada por profissionais externos, para garantir a imparcialidade do processo.