Portal IFNMG - IFNMG ainda pode participar de edital para Programa de Incubação Cruzada da Rede Federal; inscrições foram prorrogadas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG ainda pode participar de edital para Programa de Incubação Cruzada da Rede Federal; inscrições foram prorrogadas

Publicado: Segunda, 21 de Setembro de 2020, 21h20 | Última atualização em Segunda, 21 de Setembro de 2020, 21h33

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), com o apoio da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), está com inscrições abertas para o Programa de Incubação Cruzada da Rede Federal. A iniciativa é inovadora, e visa cruzar as oportunidades de ações conjuntas e prospecção de novas parcerias entre os ecossistemas da Rede. A inscrição e credenciamento dos ambientes de empreendedorismo inovadores foram prorrogadas até 2 de outubro de 2020.

A chamada, objeto do Edital nº 02/2020 do Conif, é operacionalizada pelos Institutos Federais Fluminense (IFF), do Amazonas (IFAM), do Espírito Santo (IFES) e Rondônia (IFRO), com o intuito de apoiar o desenvolvimento e a integração de empreendimentos com origem na Rede Federal, gerando sinergia entre os ecossistemas inovadores. O programa funcionará em três fases distintas e sequenciais: a seleção de ambientes de empreendedorismo inovador; a seleção de empreendedores; e a execução, em si, do programa de incubação cruzada.

Para a seleção serão considerados, no mínimo, dois empreendimentos inovadores por ambiente de empreendedorismo inovador que estejam no estágio de maturidade suficiente para prospecção de parcerias e novos mercados. Serão priorizadas, ainda, as soluções de startups que abordam um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Como participar

A primeira fase, dita da seleção de ambientes de empreendedorismo inovador, consiste na inscrição destes em formulário próprio, informando as características principais do ecossistema que compõe. O ambiente de empreendedorismo inovador anfitrião, na condição de candidato, se compromete a: 

- Inscrever-se, preenchendo o mais precisamente possível, as informações solicitadas no formulário; 

- Apontar um servidor responsável pelo ambiente, para que este interaja com o comitê gestor desta chamada;

- Indicar as áreas preferenciais do seu ecossistema, por meio de potenciais startups/spin-offs, e parceiros (como empresas, entidades patronais, etc.), para reuniões de negócio.

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.  

Clique aqui para acessar o Edital. 

Em prol das economias locais

Segundo Henrique da Hora, diretor de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação do IFF e um dos idealizadores do Programa, a pandemia possui diversas faces danosas e, uma delas, é o colapso da economia. “A Rede Federal pode, deve e vai dar sua parcela de contribuição para a solução. Dentre as diversas ações que já estão em curso na Rede, iniciaremos agora o Programa de Incubação Cruzada, apoiada em duas características fundamentais da Rede Federal: a capilaridade e a colaboração”, destaca.

O diretor explica que o programa consiste em criar conexões entre os ambientes de empreendedorismo inovador, para que as startups e spin offs criados dentro da Rede, possam se conectar e ajudar mutuamente. “Nós ajudaremos esses ambientes, que estão em estados e municípios diferentes, a se conectarem e auxiliarem as economias locais, por meio da nossa capilaridade e cooperação”, finaliza.

Anprotec

Criada em 1987, a Anprotec reúne cerca de 300 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, aceleradoras, coworkings, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação. Líder do movimento no Brasil, a Associação atua por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas e geração e disseminação de conhecimentos.

Fonte: Conif (Adaptado) 

Fim do conteúdo da página