Portal IFNMG - Alunos do ensino médio do IFNMG podem participar da Olimpíada de Inglês, de 1 a 31/10 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 22 de Setembro de 2020, 08h08 | Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 08h08

Os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFNMG estão convidados a participar da Olimpíada de Inglês, concurso nacional promovido pela ChatClass, plataforma que utiliza inteligência artificial para democratizar o ensino de inglês. As questões da Olimpíada, assim como as demais atividades da ChatClass, serão feitas via WhatsApp.

Segundo o professor Pedro Augusto de Lima Bastos, coordenador da ação pelo Centro de Línguas (Celin) do IFNMG, todos os professores de Língua Inglesa do IFNMG foram convidados a criar turmas no ChatClass, que permitirão que seus alunos participem da Olimpíada. Para inscrever-se, o aluno deve solicitar ao seu professor o código da turma e enviá-lo, pelo WhatsApp, para o número (11) 97585-0888. A inscrição é totalmente gratuita. Se o estudante for menor de idade, receberá um formulário de autorização para ser assinado por seu responsável.

A partir daí, o aluno estará inscrito e começará a receber atividades diariamente, para praticar o inglês. No entanto, só contarão para efeito de pontuação na Olimpíada as atividades feitas pelo aluno entre os dias 01 e 31/10, que terão como tema “We are the future of work”. O aluno poderá fazer quantas atividades quiser, lembrando que, quanto mais fizer, maiores serão as chances de vencer.

Premiação

O professor Pedro explica que, com base na participação do aluno na Olimpíada de Inglês, a própria plataforma irá classificá-lo em um dos três níveis: iniciante, intermediário e avançado. Os alunos do IFNMG poderão concorrer aos três prêmios que serão concedidos a estudantes de ensino médio no estado de Minas Gerais, um de cada nível.

Os vencedores receberão medalha e certificado emitido pela ChatClass e pelo Escritório Regional de Língua Inglesa, da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, além de três meses de acesso grátis ao ChatClass Premium, curso de inglês ofertado pela plataforma. Em todo o país, serão 162 estudantes premiados, do ensino médio e do fundamental 2.

Parceria

A parceria do IFNMG com a ChatClass foi firmada a partir de um plano de trabalho proposto pelo Celin e pela Coordenação de Relações Internacionais (Crinter) do Instituto.

Pedro Bastos explica que a plataforma surge em um momento oportuno, visto que os professores poderão utilizá-la como atividade complementar durante a oferta de aulas remotas, mesmo após a Olimpíada, em atendimento ao Regulamento de implementação das atividades pedagógicas não presenciais (ANP) em cursos presenciais, técnicos e de graduação do IFNMG, em função da situação de excepcionalidade da pandemia da COVID –19.