Portal IFNMG - No 7º episódio do Norteando Podcast, o bate-papo foi sobre os desafios da inclusão, acentuados com a pandemia do novo coronavírus Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 23 de Setembro de 2020, 19h33 | Última atualização em Terça, 17 de Novembro de 2020, 07h01

Intro Setimo EpisodioUma comunidade sem barreiras. Esse foi o norte que direcionou a conversa no 7º episódio do Norteando Podcast, que já está no ar. Participaram como convidadas dessa edição, que tratou sobre o tema "Desafios da Inclusão na Educação", a assessora de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade no IFNMG, Aline Silvânia Ferreira dos Santos, e a assistente social do IFNMG-Campus Diamantina, Shirley Gomes Oliveira.

Durante a conversa, os apresentadores, Giovana Rabelo, estudante de Engenharia Química do Campus Montes Claros, e Jhonata Soares, estudante do curso técnico integrado em Informática para Internet do Campus Januária, tiveram a oportunidade de fazer perguntas que ajudam a esclarecer diversos pontos desse tema que ainda é bastante desafiador e de oportunizar um espaço para que as servidoras pudessem defender a importância de ações afirmativas constantes e sistemáticas.

Segundo a servidora Aline Silvânia, a educação inclusiva é um processo, é uma política, voltada para atender estudantes que têm alguma dificuldade, que esteja relacionada a alguma deficiência, a algum transtorno ou às questões voltadas para a vulnerabilidade social. Para a assessora, a importância das ações inclusivas e afirmativas consiste em “possibilitar o acesso à educação de maneira que a gente possa promover a equidadade e que a gente possa ofertar o ensino de qualidade de maneira que eles tenham acesso e êxito”.

A assistente social Shirley Gomes Oliveira não pensa diferente e destaca que essas políticas inclusivas e afirmativas devem começar pelo acolhimento. Em relação aos alunos que necessitam das políticas afirmativas e inclusivas, a servidora defende: “Temos que ter um olhar diferenciado para esses alunos, que já encontram muitas dificuldades na sociedade. A gente tem que dar o suporte para que esse aluno consiga executar o curso com êxito”.

Acolhimento em tempos de pandemia

Consolidar políticas sobre inclusão em contextos normais – não afetados por uma pandemia mundial – já não é uma tarefa fácil. No caso de ações incluisvas em um contexto de enfrentamento a um vírus novo, essa tarefa torna-se ainda mais difícil. E por isso, ainda mais importante.

A assessora Aline explica que falar de inclusão no IFNMG agora durante a pandemia e após a pandemia é defender o acolhimento e a mudança de postura em relação à recepção dos alunos, sobretudo, em relação aos estudantes que têm algum tipo de necessidade específica, tais como: deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades, além de alunos que compõem o público-alvo das relações étnico-raciais e de gênero e/ou os alunos que estão em vulnerabilidade social.

“É fundamental a gente acolher de maneira diferenciada nessa situação que é nova, que é diferente e preocupar com as questões voltadas para a acessibilidade, como o caso do uso das tecnologias para fazer as aulas. Estamos trabalhando na inovação das tecnologias, adaptação, utilização de softwares, ampliação de textos e ambientação. As aulas devem ser todas gravadas e com a presença do intérprete de Libras para os cursos que têm alunos surdos. O outro foco é ofertar o acessso para eles, não só ofertando tecnologia, mas também oferecendo um amparo financeiro. E como não podia ser diferente, devemos trabalhar a autoestima para que eles não desanimem e não desistam diante dessa nova realidade”, esclarece a assessora de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade no IFNMG.

Gostou desse assunto? Quer saber mais sobre inclusão na educação, políticas afirmativas e por que devemos apoiar e defender essa pauta? Então ouça o sétimo episódio e perceba que toda a sociedade é beneficiada com políticas afirmativas e de inclusão.

Acesse em:
- Spotify
- Castbox
- Apple Podcasts
- Podcast do Google

E se quiser participar, envie comentários em texto ou áudio para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Não deixe de acessar a página do podcast no Instagram: www.instagram.com/norteando.ifnmg/.

O Podcast Norteando é integralmente produzido pelos alunos do IFNMG bolsistas do projeto de extensão coordenado pela Coordenação de Comunicação do Instituto.

Conheça a atuação da equipe do sétimo episódio:

Norteando #7 – Desafios da Inclusão na Eduação com as servidoras do IFNMG Aline Silvânia Ferreira dos Santos e Shirley Gomes Oliveira
Apresentação: Giovana Martins Rabelo (aluna de Engenharia Química - Campus Montes Claros) e Jhonata Soares David Batista (aluno do técnico integrado em Informática para Internet - Campus Januária).
Produção: Tainá Nogueira Nobre (aluna do técnico integrado em Informática - Campus Diamantina) e Mikael Sousa Rocha (aluno de Sistemas de Informação - Campus Salinas).
Edição:
Mikael Sousa Rocha (aluno de Sistemas de Informação - Campus Salinas) e Jhonata Soares David Batista (aluno do técnico integrado em Informática para Internet - Campus Januária).