Portal IFNMG - Servidor do Campus Salinas, premiado pela Fiocruz, recebe menção honrosa no Prêmio Capes de Tese Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Servidor do Campus Salinas, premiado pela Fiocruz, recebe menção honrosa no Prêmio Capes de Tese

Publicado: Sexta, 02 de Outubro de 2020, 07h07 | Última atualização em Sexta, 02 de Outubro de 2020, 09h10

Filipe VieiraDepois de ficar entre os cincos classificados no “Prêmio Anual IOC de Teses Alexandre Peixoto 2020”, o doutor e professor do IFNMG-Campus Salinas, Filipe Vieira Santos de Abreu, recebeu novo reconhecimento pela tese intitulada “Febre Amarela e Malária: investigação de dois surtos zoonóticos no Sudeste brasileiro”. Dessa vez, o pesquisador, que é professor efetivo do IFNMG-Campus Salinas, foi um dos 94 candidatos que serão homenageados com menção honrosa. Nesta edição, o 15º Prêmio Capes de Tese contou com 1421 candidatos, o maior número de todas as edições. O resultado foi publicado nessa quinta-feira, 1º de outubro, no Diário Oficial da União. Os homenageados receberão certificados, assim como os orientadores, coorientadores e programa em que foi defendida cada tese.

Filipe é doutor pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Parasitária do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e desenvolveu um estudo que respondeu a algumas questões epidemiológicas sobre febre amarela e a malária, que causaram surtos recentes no Sudeste brasileiro, especialmente nas áreas de Mata Atlântica no Rio de Janeiro e em suas fronteiras com o Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais.

Reconhecimento

O pesquisador não escondeu a felicidade por ter recebido mais um prêmio referente a sua pesquisa. “Receber um prêmio de relevância nacional vem reconhecer o nosso trabalho e a nossa dedicação. Trabalhei muito no doutorado, fiz por merecer o afastamento que o IFNMG me concedeu e receber esse prêmio engrandece a Fiocruz, onde fiz o doutorado, e engrandece também o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, que me liberou para o doutorado e agora conta com um profissional muito mais formado, preparado e capacitado para exercer suas funções. Eu tenho muito a agradecer a essas duas instituições, tanto à Fiocruz quanto ao IFNMG, especialmente ao Campus Salinas”, destacou o professor Filipe.

A tese, defendida no ano passado, contou com a orientação do professor doutor Ricardo Lourenço de Oliveira, que mais uma vez fez questão de parabenizar Filipe. “O Filipe está de parabéns por esse êxito muito merecido por todo o seu desempenho acadêmico e científico, por toda a sua devoção ao trabalho de campo e ao laboratório e por sua capacidade de articular conhecimentos e expertises de muitos grupos para poder responder às questões principais que eram objetivos do trabalho dele. Essa menção honrosa é um reconhecimento de nível nacional, do qual o Filipe deve muito se orgulhar, porque, de fato, o seu trabalho é uma contribuição bastante consistente e com dados originais volumosos”, afirma o professor Ricardo Lourenço.

Clique aqui para acessar o resultado do 15º Prêmio Capes de Tese.

Clique aqui para ler a seguinte notícia: Servidor do IFNMG recebe prêmio da Fiocruz por tese sobre febre amarela e malária; novas pesquisas serão feitas no Norte de Minas

Fim do conteúdo da página