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Encontro discute “Gente e gestão - Inovação e estratégias no IFNMG”

Publicado: Quinta, 08 de Outubro de 2020, 11h30 | Última atualização em Quinta, 08 de Outubro de 2020, 13h48

encontro DGP

“Gente e gestão - Inovação e estratégias no IFNMG” foi o tema do VII Encontro de Gestão de Pessoas do Instituto, realizado na última terça-feira, 06/10, com a participação de 40 servidores da Reitoria e dos campi. A palestra de abertura do evento foi ministrada pela psicóloga Luana Faria, servidora da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, onde fundou e lidera o programa LA-BORA! gov, Gestão Inovadora de Pessoas. Luana falou sobre os desafios e as estratégias do RH 4.0 – nome pelo qual é conhecida a fase atual de gestão de Recursos Humanos nas organizações.

“Pelas responsabilidades inerentes à área de Gestão de Pessoas, temos buscado nos reinventar e nos adaptar diariamente, para dar conta dos desafios que aceleraram com a pandemia, e daqueles que irão surgir no pós-pandemia”, afirma o diretor de Gestão de Pessoas do IFNMG, Rafael Farias Gonçalves, enfatizando a importância das discussões promovidas durante o evento tendo em vista o cenário atual. “Como as relações de trabalho estão em transformação, é indispensável que os gestores e profissionais da área discutam e formulem novas estratégias e práticas de RH adequadas a esse contexto. Entendo que as áreas de Gente e Gestão são de grande importância para viabilizar a prosperidade organizacional”, acrescenta.

Premissas do RH 4.0

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Ao falar sobre os desafios e as estratégias do RH 4.0, a psicóloga Luana Faria (em destaque na imagem acima) começou alertando os servidores para um risco que costuma ser muito recorrente no serviço público: o de começar do resultado esperado de uma ação ou projeto e não de por que aquela ação é necessária: “Começar do porquê significa começar do propósito, do problema e não da solução”, enfatiza Luana, garantindo que isso faz toda a diferença. Quando focamos no problema, segundo ela, mergulhamos na realidade, e daí vem a inovação. E dessa reflexão, ela partiu para frisar uma das premissas da área de Gestão de Pessoas 4.0: “Solução a gente inventa, problema a gente investiga”.

Para Liliana Aparecida Vieira Pêgo, da Coordenação de Gestão de Pessoas do Campus Januária, essa lição inicial, reiterada por Luana no decorrer de sua fala, foi a maior lição que ficou da palestra. “Muitas vezes, diante de alguma dificuldade, nos direcionamos para uma possível solução, sem ao menos nos aproximar do fator gerador, dos atores envolvidos, das suas particularidades, gerando, assim soluções, inadequadas e inexequíveis”, comenta Liliana.

Para chegar a outra das premissas do RH 4.0, a psicóloga Luana partiu de um conceito que traduz um dos grandes desafios da área de Gestão de Pessoas, o engajamento. Parafraseando o pesquisador Otto Scharmer, ela lembrou que o engajamento tem a ver com a pessoa usar seu coração, mãos e mente para o trabalho, e com a necessidade de conectar esses três elementos. “Para nos engajarmos, precisamos sentir e agir”, afirma. “Na maioria das vezes, as empresas e organizações focam só na ação. Não temos tempos para nos inspirarmos, cuidarmos mais dos outros”, acrescenta. A partir dessa discussão, ela chegou à premissa: conheça as pessoas ao seu lado, cada uma se engaja por um motivo diferente. As individualidades são o ponto chave nesse momento.

A palestrante frisou, ainda, uma terceira premissa do RH 4.0: faça junto, não sozinho. Segundo ela, o trabalho em equipe amplia o campo de visão, que pode ser limitado pela experiência e pelo ponto de vista individual.

Desafios e lideranças

Na palestra, Luana também abordou os principais desafios da área de Gestão de Pessoas no século XXI, conforme apontam especialistas. Entre eles, destacou a capacidade de integrar pessoas nas contínuas inovações. “A mudança é algo que precisa se integrar ao DNA das organizações (...). As mudanças vão ser cada vez mais exponenciais”, frisou. Daí, surge a adaptabilidade, ou capacidade de adaptação às mudanças, como uma das maiores competências do momento.

Os servidores do IFNMG puderem ouvir, ainda, sobre a importância das lideranças para impulsionar a transformação da Gestão de Pessoas. “Líderes são responsáveis por desenvolver e engajar as pessoas para se conectarem com a organização e alcançarem resultados”, lembrou Luana. Ela apontou os maiores erros dos líderes que afetam a produtividade, como não comemorar pequenas conquistas da equipe, não dar direções claras para os membros da equipe, não ter tempo para conversar com eles, não oferecer crítica construtiva (feedback) e também não estar aberto a receber essas críticas; e não perguntar sobre a vida das pessoas fora do trabalho.

Momento de diálogo

Após a palestra de Luana Faria, o encontro prosseguiu com um momento aberto para o diálogo entre os servidores responsáveis pela área de Gestão de Pessoas da Reitoria e dos campi, mediado pelo servidor Diego Allan de Abreu Oliveira.

“Tivemos a oportunidade de socializar, junto à equipe da DGP e CGP’s dos campi, nossos trabalhos, anseios, algumas dificuldades que enfrentamos e o apontamento de possíveis ajustes, buscando sempre o papel estratégico que a Gestão de Pessoas deve desempenhar na Instituição. Enfim, uma tarde produtiva e prazerosa, que uniu conhecimento e a oportunidade de rever colegas e estreitar laços”, avalia a servidora Liliana Pêgo.

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