Portal IFNMG - Carta da 44ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2020) Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Carta da 44ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2020)

Publicado: Sexta, 09 de Outubro de 2020, 08h48 | Última atualização em Sexta, 09 de Outubro de 2020, 08h49

reditecSob o jargão “A Rede não para” foi realizada a 44ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2020), promovida pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), entre os dias 5 e 8 de outubro, com um formato inovador e desafiador, totalmente digital, representando de forma emblemática todos os obstáculos impostos pela pandemia do novo Coronavírus.

O tema escolhido para este ano foi “Contribuições, perspectivas e transformações da Rede Federal para os contextos de pandemia e pós-pandemia”, traçado em quatro eixos de discussão: política, educação, gestão e trabalho, e internacionalização.

Contando com ricos debates, feitos no formato de mesas-redondas, os expositores debateram e interagiram, virtualmente, com o público que acompanhava o evento, por meio dos canais digitais oficiais do Conif, sobre as temáticas colocadas. Vale destacar que a Reditec, geralmente direcionada aos dirigentes e gestores da Rede, quebrou mais um paradigma nesse ano e foi além: expandiu suas fronteiras e fez dessa a edição mais inclusiva da história, contando com toda a comunidade acadêmica, com a participação dos servidores de todas as áreas e dos estudantes. Um feito que reuniu mais de três mil pessoas durantes os quatro dias da Reunião.

Diante do cenário incerto que se vivencia e dos revezes que são colocados, percebemos que os próximos caminhos a trilhar serão árduos, desde a consolidação da Rede até a luta por sua expansão e sobrevivência, com a ameaça de cortes orçamentários e falta de investimento. É inconcebível estruturar um país em um cenário de pós-pandemia, sem um aporte justo de recursos para a Educação, e para o fomento da pesquisa e da inovação. O papel da Rede Federal é garantir a retomada do crescimento e das atividades do país, por meio da aplicação do conhecimento em favor da vida dos brasileiros, o que somente será possível com investimentos.

Outro ponto que abordamos é a preservação da autonomia e da democracia, com a manutenção do direito da comunidade acadêmica de escolher livremente seus dirigentes, sem delegar a outras instituições a prerrogativa de interferir na academia e sem delimitar o espaço democrático.

Não aceitaremos, dessa forma, intervenções nos processos democráticos já consolidados em mais de um século de Rede Federal, que conta com uma legislação moderna e consagrada no tocante à escolha de seus dirigentes, referenciada pela Lei de Criação dos Institutos Federais (Lei º 11.892/2008), aprovada por unanimidade pelos membros do Congresso Nacional.

Contudo, também é na adversidade que surgem as oportunidades, as novas formas para se repensar e se reinventar, e essa foi a tônica presente em todas as mesas de discussão. A reflexão sobre a forma de interação entre os indivíduos diante de um novo mundo, as relações com o mundo do trabalho, as novas formas de ensinar e aprender, bem como a nova dinâmica social tiveram que se reconfigurar diante de novas demandas, com o uso direto e constante das tecnologias.

Assim, questionamos sobre os desafios de se implementar uma educação digital e à distância, de como reformular os processos de ensino, pesquisa e extensão, sem perder nossas características primordiais que são a inclusão, a autonomia, a inovação, o empreendedorismo e o engajamento com a comunidade acadêmica e com os setores produtivos locais, exercendo nossa função de unidades estruturantes do país.

A Rede Federal mostrou mais uma vez sua força, desde a concepção até a execução da 44ª Reditec, contando com o apoio de todas as instituições para que ela ocorresse. Durante a pandemia, a Rede já realizou mais de 1.713.741 ações no enfretamento à COVID-19 e continuará a cumprir seu papel social no pós-pandemia, levando educação de qualidade, ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo para todo o Brasil e, também para o mundo.

Clique aqui para fazer download da carta da Reditec 2020.

Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif)

Brasília, 8 de outubro de 2020.

Fim do conteúdo da página