Portal IFNMG - IFNMG-Campus Montes Claros terá horta comunitária cultivada por alunos, com produção distribuída a suas famílias Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2020, 09h07 | Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2020, 09h17
Mão na massa: o professor de Biologia Otávio em uma experiência anterior com horta comunitária, mas com fins medicinais
imagem sem descrição.

Em breve, o IFNMG-Campus Montes Claros terá uma horta comunitária cultivada por alunos e que beneficiará suas famílias. A boa notícia vem com a aprovação, nesta semana, do projeto “Horta comunitária na escola: sustentabilidade, saúde e solidariedade”, submetido pelo professor de Biologia Otávio Cardoso Filho a um chamamento público para financiamento de projetos ambientais realizado pelo Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema) de Montes Claros.

O objetivo da chamada pública é estimular a temática ambiental que privilegie a preservação e conservação do meio ambiente, a educação ambiental e a promoção do desenvolvimento sustentável e, assim, contribuir com a melhoria ambiental, sustentabilidade e, consequentemente, com a qualidade de vida da população. O projeto do professor Otávio foi contemplado no eixo horticultura comunitária urbana.

De acordo com ele, o projeto atenderá estudantes do ensino técnico integrado, técnico subsequente e ensino superior do IFNMG-Montes Claros e 50 famílias de alunos em situação de vulnerabilidade social, com renda per capta mensal abaixo de um salário mínimo. “A ideia é envolver o alunos efetivamente na produção, para que entendam e pratiquem a sustentabilidade no meio produtivo”, afirma Otávio. “E envolver os familiares nesse processo, com o objetivo de socializar e oportunizar a essas famílias de baixa renda o incremento nutricional promovido pelo cultivo”, acrescenta, ao explica que o que for produzido será divido entre as famílias participantes.

O professor enfatiza, também, o viés de educação ambiental de sua proposta: “durante a construção da horta, os envolvidos serão capacitados sobre a importância ecológica dos agroessistemas, bem como sobre os benefícios ambientais promovidos pela escolha de manejos alternativos (sistema e forma de irrigação e adubação orgânica)”. Além disso, segundo ele, o envolvimento na prática despertará nos estudantes a reflexão sobre a relevância da interação entre componentes bióticos e abióticos, que são, respectivamente, os seres vivos de um ecossistema (plantas, animais, micro-organismos) e os componentes “não vivos” do meio ambiente (como solo, água e atmosfera).

Implantação

A horta comunitária será construída dentro do Campus Montes Claros, em uma parte do terreno destinada a atividades de meio ambiente e sustentabilidade. O recurso solicitado para financiamento do projeto foi de R$ 10 mil, que corresponde ao orçamento inicial para implantação da horta. “Existe, entretanto, a possibilidade de estabelecer novas parcerias para ampliação e continuidade do projeto”, afirma Otávio.

A implantação está prevista para iniciar no próximo mês de dezembro. A seleção dos alunos participantes será por meio de edital e as famílias beneficiadas serão selecionadas pelo banco de informações do Programa de Assistência e Apoio aos Estudantes do Campus, que é parceiro do projeto. Devido à necessidade de distanciamento social, o professor Otávio explica que a ideia é iniciar a divulgação do projeto e a capacitação dos envolvidos de forma remota, por meio das mídias virtuais. Quando chegar o momento das atividades práticas, ele garante que elas “serão organizadas de forma a atender todas as medidas preventivas”.