Portal IFNMG - Campus Arinos é finalista em Concurso Nacional Colégio do Ano em Espanhol 2020 Ir direto para menu de acessibilidade.

Campus Arinos é finalista em Concurso Nacional Colégio do Ano em Espanhol 2020

Publicado: Quarta, 02 de Dezembro de 2020, 10h23 | Última atualização em Quarta, 02 de Dezembro de 2020, 10h39

A etapa final acontecerá no dia 09 de dezembro, por videoconferência

Na última segunda-feira, dia 30 de novembro, o IFNMG-Campus Arinos foi classificado entre as seis instituições brasileiras de ensino médio como referência de ensino da língua espanhola no ano de 2020, e conquistou vaga para a final do concurso "Colegio del año en español - 2020”.

O evento está na segunda edição e é promovido pela Embaixada da Espanha no Brasil e o Colégio Miguel de Cervantes de São Paulo. Puderam participar todas as unidades das escolas públicas e particulares do Brasil que ofertam o ensino do espanhol no currículo do ensino fundamental II e ensino médio.

O objetivo do concurso é reconhecer e premiar o trabalho das escolas e dos professores que contribuem para o prestígio e a qualidade da língua espanhola no Brasil. As escolas premiadas formarão parte da rede de escolas de excelência, coordenada pela Consejería de Educación, da Embaixada da Espanha e o Colégio Miguel de Cervantes, previsto para 2021.

O IFNMG - Campus Arinos concorre na categoria ensino médio com o projeto intitulado “Español en el IFNMG-Campus Arinos: lucha, resistência e identidade”, submetidos pelos professores de espanhol Thiago Lamonier, Fernanda Daniele e Carmem Venturini. A proposta apresentada pelos professores foi um portfólio das atividades desenvolvidas no Campus Arinos nos últimos anos.

Entre as ações inscritas pelo Campus Arinos está o Día de la Hispanidad, um projeto interdisciplinar de ensino e extensão na área cultural que enaltece a cultura hispânica no mundo. O evento é organizado há oito anos por uma equipe que envolve docentes e técnicos-administrativos de várias áreas, e permite a interação com escolas estaduais, particulares, além de familiares dos alunos da região de Arinos.

Além disso, foi apresentada a construção do Núcleo do Centro de Línguas (NCelin) e a reestruturação dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs). No Celin são ofertados cursos sobre língua e cultura hispânica para os alunos matriculados no IFNMG-Campus Arinos e para a comunidade externa. Além disso, os novos PPCs foram reestruturados para que as aulas de línguas estrangeiras (Inglês e espanhol) sejam ofertadas aos alunos do ensino médio. O discente escolhe a partir do segundo ano a língua que estudará nos níveis do marco comum europeu (A1-A2-B1-B2-C1).

Para o professor de espanhol Thiago Lamonier, a classificação no concurso reforça o trabalho coletivo que o Campus Arinos desempenha para ser uma referência na oferta de educação pública de qualidade. "Nós, professores, buscamos metodologias ativas, currículo integrado, projetos de ensino, pesquisa e extensão que dialogam entre si, e, sobretudo, atuamos com olhar humano para os discentes para uma formação profissionalizante e cidadã".

De acordo com o Diretor-Geral do IFNMG-Campus Arinos, Elias Rodrigues, a conquista no referido concurso é um reconhecimento ao trabalho realizado no IFNMG-Campus Arinos na formação de profissionais " O Centro de Línguas (CELIN) é uma oportunidade ofertada para todos os alunos da instituição e comunidade local terem acesso ao estudo de espanhol e inglês gratuitamente e, assim, ampliarem seus conhecimentos e oportunidades no mercado".

Etapa final do concurso e premiação

A etapa final do concurso vai ocorrer por meio de entrevista virtual, no próximo dia 09, com a participação de membros do Campus Arinos, comunidade escolar e os representantes da Embaixada da Espanha e Colégio Cervantes-SP. Entre os seis finalistas há duas instituições da rede federal: IFAL-Campus Maceió e IFNMG-Campus Arinos.

Os prêmios são ofertados pelas instituições: Fundación Telefónica/VIVO, Fundación de la Lengua Española, Mundo Español, Turespaña, Organización de Estados Iberoamericanos, Universidad de Jaén, Universidad Nebrija, Centro Universitario CIESE-Fundación Comillas, Tía Tula-Colegio de español, Banco Rendimento, SIELE, Instituto Cervantes, Edinumen, Edelsa/Anaya, Difusión/MacMillan, Librería Española e Hispanoamericana y La Liga.

Entre os prêmios estão cursos e viagens para os professores de espanhol, computadores e bolsas de estudos para alunos cursarem graduação na Universidade de Jaén-Espanha e, ainda, uma placa com o título “Colegio del año en español 2020".

Para acompanhar o resultado do concurso, clique aqui.

Assessoria de Comunicação do IFNMG - Campus Arinos