Portal IFNMG - Após oito anos, professor José Ricardo deixa o cargo de reitor do IFNMG e uma trajetória de crescimento e consolidação Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 08 de Dezembro de 2020, 08h57 | Última atualização em Terça, 08 de Dezembro de 2020, 09h45

Reitor Jose Ricardo Martins da SilvaA posse da professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva como reitora do IFNMG, ocorrida nessa segunda-feira, 07/12, marca o fim de um ciclo de oito anos: a gestão do professor José Ricardo Martins da Silva à frente da Instituição. Kaw, como é carinhosamente conhecido por muitos colegas, foi escolhido pela comunidade acadêmica na primeira eleição realizada no Instituto, em 2012, para um mandato de quatro anos. Em 2016, depois de reeleito, foi reconduzido ao cargo.

“Foram oito anos que se confundem, praticamente, com a existência dos Institutos Federais”, avalia o professor José Ricardo, em referência à criação dos IFs e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que completará 12 anos no dia 29 deste mês. Segundo ele, desde o início, guiaram a sua gestão os ideais preconizados para a Rede Federal: ensino gratuito de qualidade, formação cidadã, desenvolvimento local e regional, fortalecimento da democracia, gestão participativa e expansão do alcance da Rede.

Ao longo de sua gestão, com foco no crescimento da abrangência e na consolidação do IFNMG, o professor José Ricardo viu o Instituto passar de oito para 11 unidades presenciais - nove campi e dois campi avançados – e a educação a distância deslanchar, com a criação do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cead) e o surgimento de vários polos de ensino a distância. Viu, também, muita gente chegar para fazer parte da comunidade IFNMG: de 794 servidores efetivos, no final de 2012, para 1.321 em 2020; de 9.083 matrículas atendidas naquele ano para 31.392 neste ano.

“Hoje, com onze campi, além da Reitoria e do Cead, o IFNMG alçou lugar de prestígio no Norte e Noroeste de Minas, bem como nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri”, enfatiza José Ricardo, uma área de atuação que alcança quase 45% do território mineiro. A trajetória para chegar a esse lugar de destaque foi acompanhada de um misto de sentimentos, como elencados pelo reitor: a euforia, pela oportunidade dada à Rede Federal; a preocupação, diante dos problemas que se apresentavam à medida que a Instituição expandia sua atuação; a coragem de não recuar, frente às dificuldades financeiras que ameaçavam o atendimento às demandas apresentadas; a gratidão, ao colher, mais tarde, os frutos do esforço empreendido em prol do ensino e da comunidade; o compromisso com a ética, que conduziu todas as ações.

Trajetória no IFNMG

Quando iniciou sua trajetória no Instituto, ainda adolescente, José Ricardo jamais conseguiria imaginar que, um dia, ajudaria a liderar o trabalho que ajudou a Instituição a alcançar essa posição de destaque. “Minha história nesse maravilhoso celeiro de oportunidades que se tornou o IFNMG iniciou-se nos idos de 1978, quando ingressei, como aluno interno do curso técnico em Agropecuária, na antiga Escola Agrotécnica Federal de Januária [futuro Cefet Januária, uma das escolas que deram origem ao IFNMG]. Naquele ano, a instituição abrira, pela primeira vez, a oportunidade de ingresso aos alunos que completavam o ensino fundamental na tenra idade de 14 e 15 anos. Antes, somente ingressavam na escola, alunos maiores de idade”, relembra.

Em 1994, já graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais, voltou ao Cefet Januária, dessa vez para trabalhar como professor substituto, e depois tornou-se servidor efetivo. Em abril de 2009, nomeado diretor pro tempore do Campus Montes Claros, ficou responsável pela implantação daquela unidade de ensino. Deixou o cargo quando foi eleito reitor. Atualmente, ele é professor titular da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).

O professor José Ricardo possui licenciatura plena para formação especial de professores pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná. Especializou-se em produção de suínos e aves pela Universidade Federal de Lavras e em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública e pelo Instituto Federal do Paraná. Além disso, é mestre e doutor em Zootecnia, com ênfase em produção, nutrição e alimentação de bovinos, pela Universidade Federal de Lavras.

Agradecimentos

Uma longa trajetória de atuação em prol da educação, seja em sala de aula, seja na gestão. Esta última, o professor José Ricardo enfatiza que foi trilhada com a parceria de toda a equipe de gestão da Reitoria e dos campi. “Quero fazer um agradecimento a todos os dirigentes. Foi muito bom trabalhar diretamente com todos vocês, tê-los como parceiros pelos oito anos”, declara.

“Quero estender meu agradecimento a toda a comunidade escolar que esteve conosco durante esse tempo: discentes, docentes, técnicos administrativos, servidores terceirizados, prestadores e colaboradores. E à comunidade de nossa área de abrangência, a todos os vales das gerais das Minas, do Mucuri, do Jequitinhonha, do Norte e do Noroeste de Minas Gerais, do nosso Instituto da metade de Minas Gerais, como eu costumo dizer, que têm a compreensão do valor da nossa Instituição”, acrescenta o reitor. “Vamos à luta! Vamos continuar trabalhando por essa Instituição maravilhosa que é a nossa casa!”.

Com o sentimento de dever cumprido, o professor José Ricardo passa a responsabilidade de gerir o IFNMG à professora Joaquina Nobre e sua equipe de gestão. “Entregamos essa grata incumbência à nova reitora, na certeza de que a gestão de uma Instituição da grandeza do IFNMG nunca é finalizada, mas, sim, continuada, pois o que nos move é o mesmo ideal: a educação. A essa nova gestão, desejo que seja bem-sucedida em tudo o que vier a executar. Que o ensino, a excelência do conhecimento e a cidadania continuem norteando os trabalhos dessa nobre Instituição!”, finaliza.