Portal IFNMG - Três startups do IFNMG participam do Programa de Incubação Cruzada da Rede Federal Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 09h07 | Última atualização em Terça, 15 de Dezembro de 2020, 11h14

Quiz Class, Palavras Indígenas e Maker Educação são as três startups do IFNMG que participam do Programa de Incubação Cruzada da Rede Federal, desde o final de novembro. As três empresas estão entre as 30 selecionadas para participar do programa entre todas as startups inscritas por instituições de todo o país. A seleção foi feita pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), com o apoio da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

A iniciativa visa o cruzamento de oportunidades de ações conjuntas e a prospecção de novas parcerias entre os ecossistemas inovadores e a Rede Federal. Para a seleção das startups, o Conif e a Anprotec levaram em consideração os empreendimentos que estavam em estágio de maturidade suficiente para prospecção de parcerias e novos mercados. Foram priorizados, ainda, aqueles cujas soluções abordavam um ou mais objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Todas as empresas convocadas foram, obrigatoriamente, desenvolvidas dentro da Rede Federal.

Conexões

O programa, idealizado pelo professor Henrique Rego Monteiro da Hora, do Instituto Federal Fluminense (IFF) e operacionalizado pelo IFF e Institutos Federais do Amazonas (IFAM), do Espírito Santo (IFES) e Rondônia (IFRO), está na terceira e última fase, que consiste na execução, em si, da incubação cruzada. As empresas selecionadas estão sendo incubadas em duas instituições da Rede Federal diferentes das suas de origem.

“Cada instituição [incubadora] oferece duas conexões para cada startup, que acaba recebendo quatro conexões. Essas conexões podem acontecer com investidores, com parceiros que podem atuar comercialmente junto com a startup ou, às vezes até, uma consultoria específica. Tudo depende muito do que a startup está necessitando, da área em que atua, do estágio em que está e também dos IFs que estão recebendo [a startup] e de suas próprias conexões”, explica Léa Paula Vanessa Xavier Corrêa de Morais, gerente da Ativa Incubadora de Empresas do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e colaboradora do Programa de Incubação Cruzada.

Oportunidade promissora

“Estávamos estudando o mercado de captação de recursos para alavancar a nossa solução. Acreditamos no potencial da ferramenta. Após a criação e validação do nosso MVP [Produto Mínimo Viável], vimos a necessidade de buscar capacitação, aceleração e financiamento para impulsionar o nosso crescimento”, conta Ewerton Cardoso Silva, co-fundador da Quiz Class, um software web para criação de testes com correção automatizada.

Segundo Ewerton, que está finalizando o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFNMG-Campus Januária, participar do programa pareceu promissor: “Entendemos que seria uma boa oportunidade de colocar a nossa proposta de solução para outros mercados, abrindo novas portas dentro da Rede Federal e em outros lugares do Brasil e do mundo”. E as portas já começaram a se abrir. “Trocamos algumas informações com o IF Sudeste de Minas, o que já nos vislumbrou a possibilidade de implantação da nossa solução nas escolas daquela região”, conta.

Para Joselice Ferreira Lima, professora de Ewerton no IFNMG e sua orientadora de TCC (trabalho de conclusão de curso), essa iniciativa de cruzamento entre os ambientes de empreendedorismo inovador e as startups foi sensacional. “Tal iniciativa deve ser constante nos IFs, para identificar projetos inovadores com potencial de investimento. A pesquisa e a extensão precisam sair dos muros dos seus campi, olhar para a região em que estão inseridos, entender um mercado em constante movimentação e de amplitude global”, defende.

Demoday

Na próxima semana, no sábado, dia 18/12, o Programa de Incubação Cruzada vai ainda mais longe. Nesse dia, seis das 30 startups, selecionadas por sorteio, participarão de um demoday com investidores chineses. Entre elas, estarão a Quiz Class e a Palavras Indígenas, ambas do IFNMG. O evento, organizado pelo Consulado do Brasil, em Xangai, na China, acontecerá de forma virtual e terá como objetivo a prospecção de investimentos e novas parcerias entre os ecossistemas de empreendedorismo da Rede Federal e da China.

(Em breve, publicaremos mais informações sobre a participação do IFNMG no demoday com os chineses.)

Com informações do site do Conif