Portal IFNMG - IFNMG-Campus Arinos conquista terceiro lugar em concurso nacional Colégio do Ano em Espanhol 2020 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG-Campus Arinos conquista terceiro lugar em concurso nacional Colégio do Ano em Espanhol 2020

Publicado: Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 11h02 | Última atualização em Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 09h48

Com a premiação, o Instituto passa a fazer parte da rede de escolas do país de excelência no ensino de língua espanhola

Nessa terça-feira, 15/12, IFNMG-Campus Arinos foi reconhecido como uma das três instituições brasileiras de ensino médio referência de ensino da língua espanhola no ano de 2020, conquistando o terceiro lugar nacional do concurso Colegio del año en español – 2020, promovido pela Embaixada da Espanha no Brasil e pelo Colégio Miguel de Cervantes, de São Paulo. O objetivo do concurso é reconhecer e premiar o trabalho das escolas e dos professores que contribuem para o prestígio e a qualidade da língua espanhola no Brasil. 

O anúncio dos vencedores ocorreu por um vídeo gravado pelo embaixador da Espanha no Brasil, Fernando Garcia Casas, em que ele elogia a atuação dos professores: “Em um ano complicado como 2020, é importante reconhecer o incansável trabalho dos professores que buscaram cuidar dos seus alunos e familiares, sempre focando no melhor”.

Essa foi a segunda edição do concurso. Puderam participar todas as unidades das escolas públicas e particulares do Brasil que ofertam o ensino do espanhol no currículo do ensino fundamental II e ensino médio. Destaca-se que quase 70 centros educativos se inscreveram na edição do concurso de 2020, tanto públicos como privados, das cinco regiões do país.

Portfólio de atividades

O IFNMG-Campus Arinos concorreu na categoria ensino médio, com o projeto intitulado “Español en el IFNMG-Campus Arinos: lucha, resistência e identidade”, submetido pelos professores de espanhol Thiago Lamonier, Fernanda Daniele e Carmem Venturini. A proposta apresentada pelos professores foi um portfólio das atividades desenvolvidas no Campus nos últimos anos.

Entre as ações inscritas, está o Día de la Hispanidad, um projeto interdisciplinar de ensino e extensão na área cultural que enaltece a cultura hispânica no mundo. O evento é organizado há oito anos por uma equipe que envolve docentes e técnicos administrativos de várias áreas, e permite a interação com escolas estaduais, particulares, além de familiares dos alunos da região de Arinos.

Além disso, foi apresentada a construção do Núcleo do Centro de Línguas (NCelin) e a reestruturação dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs). No Celin são ofertados cursos sobre língua e cultura hispânica para os alunos matriculados no IFNMG-Campus Arinos e para a comunidade externa. Além disso, os novos PPCs foram reestruturados para que as aulas de línguas estrangeiras (inglês e espanhol) sejam ofertadas aos alunos do ensino médio. O discente escolhe, a partir do segundo ano, a língua que estudará nos níveis do marco comum europeu (A1-A2-B1-B2-C1).

Para o professor Thiago Lamonier, a premiação no concurso é resultado do trabalho coletivo que o Campus Arinos realiza para a construção da identidade hispânica na Instituição. “O prêmio é o esforço de todos os servidores do Campus que sempre apoiaram a Hispanidad e o Celin: direção, técnico-administrativos, docentes das áreas do núcleo básico e da profissionalizante, pais e toda a comunidade escolar. Todos unidos para levar a cultura hispânica como momento de construção técnica e formação cidadã”.  

De acordo com o diretor-feral do Campus Arinos, Elias Rodrigues, a conquista é uma motivação para a Instituição continuar desenvolvendo seu trabalho na oferta de educação pública de qualidade para quem realmente precisa, “o IFNMG-Campus Arinos atua em uma região com grande potencial de desenvolvimento econômico. Com o Centro de Línguas (CELIN) conseguimos oferecer aos alunos e à comunidade local aulas de espanhol e inglês gratuitamente e, assim, favorecemos a capacitação de todos na formação cidadã.”

Resultado e premiação

O concurso foi organizado em duas etapas: na primeira foram escolhidas as seis melhores instituições de ensino para cada categoria, ensino fundamental II e ensino médio. Na segunda etapa e final, os classificados passaram por uma entrevista virtual com a participação de membros representantes da Embaixada da Espanha e do Colégio Cervantes. Na categoria ensino médio, da qual o Campus Arinos participou, esteve também outra instituição da rede federal: o IFAL-Campus Maceió, que finalizou o concurso em segundo lugar.

Com a conquista do terceiro lugar, o IFNMG-Campus Arinos passa a compor a rede de colégios de excelência no ensino de língua espanhola no país, coordenada pela Consejería de Educación da Embaixada da Espanha e pelo Colégio Miguel de Cervantes. As instituições são responsáveis por promoverem a formação continuada de docentes no país, com o objetivo de desenvolver projetos conjuntos de referência no ensino do Espanhol.

Além disso, o Campus Arinos terá direito a diversos prêmios como uma bolsa de estudo para um aluno realizar estudo de graduação na Universidade de Jaén na Espanha, um curso de formação a distância para professores no Colégio de Espanhol Tia Tula, em Salamanca, computadores, cursos a distância, materiais didáticos e uma placa com o título “Colégio del ãno em español 2020”.

Os prêmios são ofertados pelas instituições: Fundación Telefónica/VIVO, Fundación de la Lengua Española, Mundo Español, Turespaña, Organización de Estados Iberoamericanos, Universidad de Jaén, Universidad Nebrija, Centro Universitario CIESE-Fundación Comillas, Tía Tula-Colegio de español, Banco Rendimento, SIELE, Instituto Cervantes, Edinumen, Edelsa/Anaya, Difusión/MacMillan, Librería Española e Hispanoamericana y La Liga.

Para acompanhar o vídeo com o anúncio dos vencedores do concurso, clique aqui.

Caso deseje visualizar os vídeos com os trabalhos apresentados pelo IFNMG-Campus Arinos para a participação no concurso, confira abaixo:

Hispanidade

Depoimento Professores e alunos

Fala do Diretor-Geral 

 

Fonte: www.ifnmg.edu.br/arinos

Fim do conteúdo da página