Portal IFNMG - Alunos do Campus Salinas destacam-se na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 28 de Dezembro de 2020, 08h33 | Última atualização em Segunda, 28 de Dezembro de 2020, 08h38

Medalhista OBA 2020

Os estudantes Aroldo Bruno Gomes Moreira, José Ricardo Silva Souza e Gustavo Gusmão Duarte Silva, de cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFNMG-Campus Salinas, foram classificados para a 2ª fase da 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Aroldo e José Ricardo levaram medalha de ouro na fase inicial e Gustavo, medalha de prata.

A Olimpíada é uma avaliação realizada anualmente pela sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB) entre os estudantes do ensino fundamental e médio de todo o país. O objetivo é despertar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências em geral. Além disso, promove a difusão do conhecimento de forma lúdica e cooperativa.

Outros estudantes de Salinas que se destacaram na 1ª fase da Olimpíada, conquistando medalha de bronze, foram Lucas Laia de Oliveira e Cleuza Emanuele Soares Lourenço, alunos do IFNMG, além de Geovana Ferreira Mendes, da Escola Estadual Professor Levindo Lambert.

O objetivo final dos alunos que seguem na competição é integrar o grupo de 40 estudantes do país que vai representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica.

Preparação

Os alunos do ensino médio do IFNMG e da Escola Estadual Professor Levindo Lambert que participaram das Olimpíadas contaram com um trabalho de preparação realizado pelo projeto de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Física do IFNMG, que elaborou e executou um planejamento com o objetivo de incentivar, orientar e de fazer um acompanhamento dos conteúdos que são cobrados na prova.

Os integrantes do projeto de Residência Pedagógica que trabalharam diretamente com os alunos foram Clayton Ramos da Silva, Sílvia Magalhães Xavier, Camila Emanuele Dias Silva, Kaio de Aguilar Vieira, Gabriel Aniceto Miranda Matos, e os preceptores Geraldo Magela Cardoso e Vítor Peres Silva, além da coordenadora do projeto, Maria da Penha de Laia.

Com informações de Maria da Penha de Laia, docente do IFNMG-Campus Salinas, publicadas no www.ifnmg.edu.br/salinas