Portal IFNMG - Mulheres Plurais - Inscreva-se para o webinar “Que mulher é essa no espelho”, com a consultora de imagem e estilo Maria Fernanda Ruas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 16 de Março de 2021, 17h37 | Última atualização em Terça, 16 de Março de 2021, 17h37

Dentro da programação "Mulheres Plurais: equidade, reconhecimento e luta", será realizado no dia 24 de março (quarta-feira), às 19h, um webinar com a jornalista, professora e consultora de imagem e estilo Maria Fernanda Ruas. O seminário on-line acontecerá na plataforma Google Meet para as primeiras 95 participantes mulheres do IFNMG que se inscreverem.

Podem se inscrever alunas, servidoras e colaboradoras terceirizadas do IFNMG, que precisam preencher o formulário de inscrição para o webinar “Que mulher é essa no espelho”, inserindo e-mail institucional ou e-mail pessoal no caso de colaboradora terceirizada. O link será enviado às participantes inscritas até 48 horas antes do evento.

Clique para se inscrever

De acordo com a consultora, as participantes podem esperar por um momento de reflexão, empoderamento e diversão. Mafê, como a profissional é conhecida, trabalha numa perspectiva de valorização da essência do ser humano. “Nosso papel não consiste em mudar o estilo pessoal de uma pessoa. Pelo contrário, trabalhamos para que a pessoa descubra qual é o seu estilo pessoal, o que está atrelado a um estilo de vida, a crença e valores”, explica a consultora.

As participantes receberão certificado digital.

Imagem, estilo e autocuidado

Outra vertente que a profissional segue é a de desmistificar o preconceito em relação ao cuidado com a imagem. “O cuidado com a imagem está além de se vestir bem. Cuidar da nossa higiene também é um cuidado com a imagem. Entendo que cuidar da imagem é mostrar para o mundo quem você é. Assim, você terá oportunidades de emitir as mensagens que você realmente quer passar. E isso também passa pelas cores, modelagens das roupas, acessórios, entre outros aspectos”, aponta Mafê.

A consultoria de imagem e estilo vale para homens e mulheres. Mas Maria Fernanda destaca que é extremamente importante a mulher ter esse olhar para um autocuidado. “E isso não significa que a atuação de uma consultoria de imagem e estilo estabeleça padrões. O propósito é potencializar uma comunicação efetiva e sem ruídos, e essa comunicação eficiente começa na comunicação não verbal, ou seja, inicia na mensagem que a pessoa passa sem mesmo abrir a boca”, destaca.

Como mulher, mãe, professora, esposa e empreendedora, Maria Fernanda sabe que em diversos espaços, sobretudo, nos ocupados majoritariamente por homens, as mulheres são a todo o tempo subestimadas. “Nós somos tão capazes quanto os homens e temos características singulares que nos ajudam a potencializar nossas habilidades e nossas contribuições nos ambientes que ocupamos e que podemos ocupar. E nossa força e nossas habilidades podem ser ainda mais valorizadas se a nossa imagem e o nosso estilo transmitirem o que queremos transmitir. Isso também é uma forma de empoderamento”, assegura.

Quem é Maria Fernanda?

Maria Fernanda é jornalista, professora universitária e consultora de imagem e estilo pela Ecole Supérieure de Relooking. A profissional possui ainda certificação em Consultoria em Coloração Pessoal, Autenticação de Estilo, Coloração de Belezas Negras e Consultoria de Imagem para Noivas. Já atuou como assessora de comunicação na Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer, no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, no Montes Claros Shopping e como produtora e apresentadora da InterTV Grande Minas.

mulher e essa