Portal IFNMG - Projeto Rondon: Acadêmicos do IFNMG têm até 12 de outubro para se inscreverem para concorrer a participação na Operação Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 06 de Outubro de 2021, 16h11 | Última atualização em Segunda, 18 de Outubro de 2021, 09h59

Estudantes de qualquer curso de graduação do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) podem se inscrever de 6 a 12 de outubro na Chamada Pública que irá selecionar oito estudantes para participarem como voluntários da equipe do IFNMG que participará da Operação “Rondon das Gerais”.

A Operação faz parte do Projeto Rondon, o maior projeto de extensão universitária do Brasil, e será realizada de 27 de janeiro a 13 de fevereiro de 2022 na cidade de Ibiracatu/MG. Todas as despesas serão custeadas pelo Projeto Rondon e pela Prefeitura Municipal da cidade anfitriã. O IFNMG irá arcar com as despesas de hospedagem, alimentação e transporte da ida e da volta dos selecionados entre o campus de origem e a cidade de Montes Claros.

As ações a serem desenvolvidas pela equipe do IFNMG na Operação Rondon das Gerais abrangerá as áreas temáticas do Conjunto “B” de Ações: Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho.

Serão destinadas 2 vagas para acadêmicos matriculados em cursos na área de Meio Ambiente/Agrárias; 2 vagas para acadêmicos matriculados em cursos na área de Informática e 4 vagas para acadêmicos matriculados em cursos de qualquer área. Para participar é preciso ter cursado, no mínimo, 50% da carga horária total do curso, excluindo-se o atual semestre.

Inscrição

Para a inscrição, o acadêmico deverá encaminhar para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., os documentos abaixo mencionados, em formato PDF, em um único arquivo, o qual deverá ser gravado no formato nome-sobrenome do discente candidato ao processo de seleção (p.ex., joãosilva.pdf):

1.  Ficha de Inscrição devidamente preenchida (Anexo III);
  2.  Carta de apresentação e interesse do acadêmico (Anexo IV);
  3.  Histórico Escolar IFNMG atualizado ou Declaração;
  4.  Comprovante de Matrícula do semestre 2021/1 ou Declaração;
  5.  Documentos pessoais: RG e CPF.
  6.  Documentos que comprovem a participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão ou capacitações e cursos na área.

A seleção será executado por análise de documentação e entrevista.

Todas informações estão disponíveis na Chamada Pública e seus anexos, disponíveis neste link.

Live

Na quarta-feira, 06/10, foi realizada uma live no canal do IFNMG no Youtube para tirar dúvidas sobre a seleção. Veja abaixo como foi:

O Projeto

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é o maior projeto de extensão universitária do país. Ele visa a integração social, com a participação voluntária de estudantes do ensino superior na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes. Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais.

SELECAO DOS RONDONISTAS