Portal IFNMG - IFNMG, UFVJM e We4Science apresentam vias de financiamento e apoio para pesquisa científica em live no dia 5 de novembro Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 29 de Outubro de 2021, 11h46 | Última atualização em Sexta, 29 de Outubro de 2021, 14h05

Nestes tempos em que a carência de recursos ameaça o desenvolvimento científico no Brasil, o IFNMG pretende abrir os horizontes de seus pesquisadores para alternativas de financiamento da pesquisa. O financiamento coletivo é uma dessas possibilidades e será um dos temas abordados no evento online que o Instituto promoverá no dia 5 de novembro, sexta-feira, às 19h, em parceria com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e a plataforma We4Science – Todos pela ciência.

A live “Financiamento e apoio para a pesquisa científica na UFVJM e IFNMG” será com o diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFNMG, professor Gustavo Henrique de Souza; o professor Juan Roa, do Instituto de Ciência e Tecnologia da UFVJM; e o diretor da We4Science, professor Emerson Araújo.

A participação no evento dará direito a certificado para quem estiver inscrito. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site https://www.even3.com.br/we4science2021.

Custeio x investimento

O professor Gustavo falará sobre a pesquisa no IFNMG, quais os programas de que o Instituto dispõe e como os projetos são financiados (bolsas de pesquisa e de apoio ao pesquisador, cartão pesquisador, editais e órgãos de fomento). Sobre o contexto atual do financiamento da pesquisa, ele explica que o IFNMG dispõe de recursos para bancar bolsas e o custeio dos projetos, ou seja, o dia a dia da pesquisao.

A situação fica mais complicada, no entanto, quando se trata de recursos para investimento em laboratórios, equipamentos e outros bens permanentes que ficam como legado para a instituição, favorecem a pesquisa a longo prazo e permitem avanços em termos de qualidade e de abordagem das pesquisas. O diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação explica que, como alternativa para suprir essa carência de recursos para investimento, o IFNMG, tem lançado editais de projetos de pesquisa aplicada em cooperação com o setor produtivo, em que a contrapartida das empresas vem na forma de bens permanentes para a instituição.

Financiamento coletivo

Além de abordar essas vias “mais tradicionais”, a live também apresentará aos interessados em fazer pesquisa a alternativa do financiamento coletivo, que é a proposta da plataforma de apoio à ciência We4Science, com que o IFNMG iniciou recentemente uma parceria, por meio do Campus Diamantina.

O financiamento coletivo engaja várias pessoas e instituições numa causa comum. "Essa experiência tem sido muito exitosa para alguns projetos do ramo editorial, musical e de eventos”, exemplifica o professor Gustavo. Especificamente para a pesquisa e para a ciência, ele diz que é algo novo, ainda não há experiências concretas para citar. “Estamos colocando uma ideia para ser validada”, aposta. Mais detalhes sobre essa via alternativa, no evento do dia 5 de novembro.

financiamento e apoio para a pesquisa cientifica na ufvjm e ifnmg portal