Portal IFNMG - Editora do IFNMG lança livro originado do RIEOnLife, evento internacional promovido pela instituição em 2023 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 03 de Junho de 2024, 09h51 | Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2024, 10h04

Já disponível para acesso no site da Editora do IFNMG, o livro “O Habitar do Ensinar e do Aprender Onlife em Tempos de Ecologias Inteligentes” apresenta uma compilação dos melhores trabalhos apresentados durante o IV Congresso Internacional da RIEOnLIFE e o VIII Festival Internacional do We, Learning with the Cibricity (WLC), que ocorreram em outubro de 2023, no IFNMG - Campus Montes Claros, financiados pela CAPES e pela FAPEMIG, e apoiado pela FADETEC.A obra, organizada pelos professores Eliane Schlemmer, Gustavo Henrique Silva de Souza, Ana Maria Palagi e Joaquina Aparecida Nobre da Silva, traz uma análise profunda sobre as interações entre ensinar e aprender em um mundo cada vez mais conectado e tecnológico.

Em breve, está prevista a realização de uma live para o lançamento oficial do livro, que marca a importante parceria do IFNMG com o Grupo Internacional de Pesquisa Educação Digital – GPe-dU da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e com a Rede Internacional de Educação OnLIFE (RIEOnLIFE). Com esta publicação, o livro junta-se ao acervo de obras já publicadas pela Editora do IFNMG, reforçando o compromisso da instituição com a produção e difusão do conhecimento científico em sua região de abrangência. Além disso, vale destacar que neste ano de 2024, V Congresso Internacional da RIEOnLIFE e o IX Festival Internacional do We, Learning with the Cibricity (WLC) serão realizados em Portugal, no segundo semestre. Esta internacionalização dos eventos e da produção acadêmica reflete o alcance e a relevância das pesquisas desenvolvidas sobre a Educação Onlife, ampliando assim o impacto das reflexões e contribuições apresentadas no livro.

“Os capítulos deste e-book, provenientes da seleção da comissão científica, seguiu a observância dos eixos temáticos do IV RIEOnLIFE e do VIII WLC. Esta obra traz como impacto inúmeras problematizações em temas inerentes à educação de nosso tempo presente, potencializando à pesquisa”, pontua a profª Ana Maria Marques Palagi.

“Com esta publicação, o IFNMG reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica e o fomento à pesquisa, ao ensino, à extensão e à inovação, contribuindo para o avanço do conhecimento para a nossa região de abrangência. Ressalta, também, a potência do IFNMG para a formação de profissionais cada vez mais capacitados e engajados com as demandas da sociedade contemporânea”, enfatiza a Reitora do IFNMG e uma das organizadoras do livro, profª Joaquina Aparecida Nobre da Silva.
O professor Gustavo Souza, Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFNMG e também um dos organizadores do livro, pontua que “este livro condecora brilhantemente todo o trabalho realizado no IV RieOnLife e no VIII WLC em 2023”.

“O Habitar do Ensinar e do Aprender Onlife em Tempos de Ecologias Inteligentes”, assim como outras obras publicadas, estão disponíveis para download no site da Editora do IFNMG.

A Coordenadora da Rede Internacional de Educação Onlife, profª. Eliane Schlemmer, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, destacou como esses livros oriundos dos eventos da RIEOnLife fortalecem a rede e contribuem para a compreensão da educação na atualidade. Para ela, essas obras são fundamentais pois fornecem pistas sobre como a pesquisa tem se movimentado frente aos desafios que constituem a complexidade da Educação no contexto deste terceiro milênio.

“Essas pistas alimentam também os movimentos e os hubs que constituem a Rede, o que contribui para aprofundar o conhecimento produzido pela Rede, bem como ampliá-la”.

A autora fez questão de lembrar que até o momento a RIEOnLIFE já envolveu: 13 países em 4 continentes, 25 secretarias de educação dos estados brasileiros e a do distrito federal, 21 Undimes, 67 instituições de Ensino Superior, 30 instituições de Educação Básica e, aproximadamente, 20 mil pessoas.

O livro, “O Habitar do Ensinar e do Aprender Onlife em Tempos de Ecologias Inteligentes”, está disponível como e-book na página da Editora do IFNMG.