Portal IFNMG - Novo lançamento da Editora do IFNMG mostra a evolução das escolas agrotécnicas em Institutos Federais e seu impacto socioeconômico Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2024, 12h15 | Última atualização em Sexta, 07 de Junho de 2024, 12h15

A Editora do IFNMG chega com mais um lançamento, a obra De Escola Agrotécnica a Instituto Federal: Uma Metamorfose Institucional da professora do Campus do IFNMG em Salinas, Eliane Cristina Gualberto Melo Mineiro. O livro aborda as políticas públicas relacionadas à educação profissional e tecnológica, sobretudo quanto à criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologias. Um processo complexo, porém relevante para o desenvolvimento socioeconômico de uma região.

Segundo a autora, a obra científica traz uma análise minuciosa do processo histórico memorialístico de implementação do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)/campus Salinas, criado a partir da transformação da extinta Escola Agrotécnica Federal de Salinas (EAF Salinas), com a promulgação da Lei nº 11.892/08.

"Na transição da EAF Salinas para o IFNMG/campus Salinas, vimos mudanças significativas e suas consequências institucionais, acadêmicas e sociais. Isso inclui desde a caracterização da instituição até os investimentos financeiros. Ampliamos nossos cursos, aumentamos o número de servidores e discentes, e vimos um aumento nos investimentos. As valiosas percepções dos entrevistados nesta pesquisa destacam a importância desse estudo para a ciência, academia e sociedade. Os Institutos Federais desempenham um papel crucial na educação profissional e tecnológica, abrindo novas perspectivas para o ensino e contribuindo para o desenvolvimento educacional e socioeconômico da região."

O livro foi construído em quatro capítulos, o primeiro aborda a educação profissional, demarcada como um instrumento de política pública, aprofundando a discussão teórica dos principais autores que versam sobre esta temática, sobretudo no contexto de reformas da educação profissional e tecnológica. Para ampliar a reflexão, faz-se uma retomada do processo histórico da educação profissional e tecnológica no Brasil.

No segundo capítulo é apresentada a política de constituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e a criação dos Institutos Federais de Educação Tecnológica no Brasil, com foco especial no IFNMG/campus Salinas, lócus desta pesquisa, apresentando suas características, finalidades e objetivos.

No terceiro, o leitor vai contemplar os antecedentes históricos nesse processo da criação do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais/campus Salinas, marcando a trajetória do IFNMG.

Na sequência, o quarto capítulo apresenta a análise dos dados e a discussão dos resultados relativos às mudanças ocorridas no campus Salinas após o processo de “ifetização”.

“Tal análise advém das entrevistas realizadas com os sujeitos participantes nesta pesquisa e das informações obtidas nos referenciais teóricos e documentos relacionados à temática", destaca Eliane.

As considerações finais, apontam a síntese e as reflexões sobre este estudo, bem como algumas questões que podem ser objeto de outras pesquisas. Vale ressaltar que a pesquisa foi feita até 2016, considerando a legislação vigente até aquele período.

Evolução de Escola Agrotécnica a Instituto Federal do Norte de Minas

A autora ressaltou que ao descrever a mudança buscou com bases em entrevistas e nos referenciais de análise construir um panorama histórico e institucional, comparando a EAF Salinas com o IFNMG/campus Salinas. Ficaram evidenciadas mudanças no aspecto legal, no administrativo, no organizacional, no ensino e na infraestrutura, após a criação do IFNMG.

Para Eliana, “Nas reflexões acerca dessas transformações, a pesquisa demonstrou que o processo de “ifetizaçao” possibilitou ao IFNMG/campus Salinas a ampliação do leque de oportunidades aos estudantes em termos de ofertas de cursos, atuando de forma diversificada em diversas áreas, tanto na modalidade presencial, quanto na modalidade a distância, o que possibilita atender novos públicos oriundos de várias demandas, como a formação inicial e continuada para o trabalho, educação de jovens e adultos, incluindo ainda as pessoas com necessidades específicas, o que foi considerada como um processo positivo, pelos entrevistados”.

Por fim a autora disse que com a escrita deste livro ficou percepitível a importância da criação do IFNMG/campus Salinas para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região onde se instalou, estabelecendo uma interação mais direta junto ao poder público e às comunidades locais, repercutindo em toda microrregião de Salinas.

Ficou interessado em saber um pouco mais sobre este processo? O livro, “De Escola Agrotécnica a Instituto Federal: Uma Metamorfose Institucional" está disponível no formato impresso e também como e-book na página da Editora do IFNMG.