Portal IFNMG - Editora do IFNMG lança livro que ressalta o papel do projeto Literartes no desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Editora do IFNMG lança livro que ressalta o papel do projeto Literartes no desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha

Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2024, 11h59 | Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2024, 12h08

A Editora do IFNMG chega com mais um lançamento, o livro “Literartes: (RE)criações no e sobre o Vale do Jequitinhonha”. A obra é dos professores do IFNMG - Campus Araçuaí, Lillian Gonçalves de Melo e Ernani Calazans, e é fruto de um projeto de extensão que dialoga com os pilares do ensino e da pesquisa, desenvolvido pelo Núcleo de Linguagens do Campus Araçuaí, desde 2017.

Segundo a Profª Lillian, o objetivo da obra é promover saberes e práticas sobre as culturas do Vale do Jequitinhonha, com ênfase no Médio Jequitinhonha e tem como público-alvo estudantes e defensores da Arte. Para ela, as visitas técnicas realizadas durante o projeto possibilitaram aprimorar os saberes sobre o nosso lugar de pertencimento e estreitar as parcerias com artistas locais, visando a promoção das culturas populares.

Ainda, a Profª Lillian afirma que as obras arquitetônicas e artísticas que compõem esse conjunto cultural, ao mesmo tempo em que propõem reflexões, estimulam a sensibilidade e, sobretudo, o entendimento da estética cultural do lugar, destacando que pensar no conceito de lugar proporciona uma oportunidade para interpretar paisagens capazes de remeter a imagens, sons e sabores do espaço vivido e fortalecer o processo de construção identitária.

Construção da obra

Obra produzida por muitas mãos, os autores acreditam no poder transformador da Arte para a preservação e existência humana. Ernani Calazans, que também é autor do livro, faz parte da equipe do Centro de Línguas (CELIN), no campus Araçuaí, pontuou que, junto com os pares, as ideias foram sendo modeladas sobre as propostas e os projetos ministrados pelos membros. “Com um material importante e muito rico, vimos a necessidade de ser transformado em uma revista que servirá de material pedagógico para o ensino/aprendizagem no campo da Arte e da Literatura”.

Em sua 3° edição, e com capa de autoria do professor Ernani, a obra se trata de um painel artístico que rememora a pluralidade cultural dos povos que habitam o Vale do Jequitinhonha.

“Bem, como estamos tratando da pluralidade cultural do Vale do Jequitinhonha, vimos a oportunidade de usar um recorte do painel pintado por mim na escadaria do prédio administrativo do campus. Um painel que trata imageticamente e figurativamente de várias culturas entre o baixo Vale, médio Vale e alto Vale”, destaca o Prof. Ernani.

O livro “Literartes: (Re)criações no e sobre o Vale Jequitinhonha” está disponível em e-book na página da Editora do IFNMG.

Fim do conteúdo da página