Portal IFNMG - Novo livro lançado pela Editora do IFNMG descreve a Integração Curricular na Pedagogia da Alternância no Vale do Jequitinhonha Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 19 de Julho de 2024, 09h52 | Última atualização em Sexta, 19 de Julho de 2024, 10h02

“Pedagogia da Alternância: Diretrizes e Operações para o Currículo Integrado” é o novo lançamento da Editora do IFNMG pela Técnica Administrativa do Campus Arinos Jacqueline de Moura Ferreira Dias e pela professora Dra. Roberta Pereira Matos do Campus Almenara. O livro está estruturado em seis capítulos e neles o(a) leitor(a) terá oportunidade de conhecer e aprender sobre exemplos reais e práticos de estratégias de integração do IFNMG-Campus Almenara, conhecer a Pedagogia da Alternância e, também, as principais metodologias para a integração curricular.

A Pedagogia da Alternância é uma metodologia que dá ênfase à formação integral dos sujeitos de forma interativa com a vida cotidiana do campo, e ao mesmo tempo, respeitando o trabalho, os elementos climáticos, a cultura e o contexto local das famílias. “Falar sobre a Pedagogia da Alternância é de grande importância, pois contribui para dar visibilidade ao curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, em Regime de Alternância do Campus Almenara. Ela proporciona aos estudantes uma aprendizagem mais integrada e aplicada, alinhada com as necessidades reais do mundo do trabalho, uma vez que são desafiados a aplicar seus conhecimentos teóricos para resolver problemas reais, o que promove um aprendizado mais profundo e significativo, com práticas que são relevantes para sua comunidade e região”, destaca a Profª Roberta Matos.

Em um contexto que valoriza o protagonismo dos saberes para além dos muros da escola, a obra em questão abre caminho para uma discussão crucial sobre o conteúdo curricular nos Institutos Federais. Isto é, enfatiza ações significativas para iniciar e integrar práticas curriculares. Portanto, a obra não apenas lança as bases para essa integração, mas também delineia os passos essenciais para sua efetivação no ambiente educacional.

A pesquisa no Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio

Jacqueline conta que, na Pedagogia da Alternância, o estudante do campo é conduzido a reproduzir o que já vive na sua vida cotidiana de trabalho no tempo espaço da escola, todavia, refletindo, durante sua caminhada a escola e a comunidade: os saberes tradicionais e os saberes científicos entre a vida acadêmica e a vida rural.

Neste processo, a profª Roberta ressalta que a principal inquietação foi dar voz aos sujeitos, para que o currículo do curso proposto fosse construído a partir das suas percepções acerca da comunidade, das condições econômicas, políticas, culturais, ambientais e educacionais. “Algumas dificuldades foram encontradas no percurso, como a aproximação dos sujeitos do campo, pois a fase da pesquisa de campo foi desenvolvida no período da pandemia da COVID-19, e por isso, os encontros foram realizados de forma virtual, o que dificultou um pouco a aproximação da pesquisadora aos estudantes, servidores e famílias”.

A professora ressaltou ainda que: “Como docente desde a primeira turma, acompanhei de perto as evoluções do currículo, contribuindo para um texto que destaca as concepções pedagógicas e o percurso inovador do curso. Os resultados obtidos não apenas atenderam às questões motivadoras da pesquisa, mas também alcançaram impacto significativo na comunidade científica e na sociedade”.

Assim, essa prática pedagógica fortalece a conexão entre a escola e a comunidade. Isso resulta em apoio adicional da comunidade para iniciativas educacionais e aumenta a conscientização sobre o trabalho realizado pela escola.

O livro, “Pedagogia da Alternância: Diretrizes e operações para o currículo integrado”, está disponível no formato impresso e também como e-book na página da Editora do IFNMG.