Portal IFNMG - Aplicativo Ponto Sustentável: solução desenvolvida por egressos do IFNMG para o descarte de produtos eletrônicos Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Aplicativo Ponto Sustentável: solução desenvolvida por egressos do IFNMG para o descarte de produtos eletrônicos

Publicado: Segunda, 22 de Julho de 2024, 10h42 | Última atualização em Segunda, 22 de Julho de 2024, 10h45

Conheça o Ponto Sustentável, um aplicativo desenvolvido por egressos do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal do Norte de Minas - Campus Teófilo Otoni, por meio de um projeto que foi orientado pelo professor Yuri Bento Marques. A ideia surgiu da necessidade de encontrar locais adequados para o descarte de produtos eletrônicos, segundo os acadêmicos Aisllan Max Caldeira e Giovani Guimarães Alves.

Segundo Daniela Luiz Silva, CEO e fundadora da Ponto Sustentável, o objetivo principal do aplicativo é oferecer uma plataforma completa de serviços para o descarte adequado de resíduos. A plataforma também busca ser uma referência em soluções sustentáveis, fornecendo informações e recursos para gestão, descarte e educação ambiental.

Pelo aplicativo, é possível ao usuário:

  • Identificar pontos de coleta, que podem ser um Ecoponto, Ponto de Entrega Voluntária (PEV) ou Coletor;
  • Agendamento da retirada dos resíduos;
  • Informações sobre a coleta seletiva, dias e horários por bairros;
  • Acumular pontos que serão convertidos em benefícios (Em desenvolvimento).

O aplicativo Ponto Sustentável oferece soluções personalizadas tanto para empresas coletoras quanto para consumidores. As empresas podem otimizar suas rotas de coleta, gerar relatórios detalhados e fortalecer sua imagem como empresas socialmente responsáveis. Já os consumidores encontram facilmente pontos de coleta próximos e podem acompanhar o destino de seus resíduos, contribuindo para um futuro mais sustentável.

Qual tecnologia foi usada para desenvolver o aplicativo?

A escolha tecnológica para o desenvolvimento do Ponto Sustentável foi estratégica. O Flutter, um framework multiplataforma, possibilitou a criação de um aplicativo com interface única para Android, iOS e web, utilizando a linguagem Dart. Para a gestão de dados, o MySQL foi integrado ao aplicativo por meio de uma API desenvolvida com Laravel, garantindo a eficiência e a segurança no armazenamento de informações. As notificações, por sua vez, são gerenciadas por uma robusta infraestrutura na nuvem, utilizando serviços como AWS EventBridge, SQS e Firebase Cloud Messaging.

A startup Ponto Sustentável estabeleceu parcerias estratégicas com as cooperativas de reciclagem. Segundo Daniela Luiz Silva, “Nosso propósito vai além de mitigar os impactos ambientais. Ao colaborar com as cooperativas, geramos renda para as pessoas que dependem da reciclagem e fortalecemos um setor que desempenha um papel fundamental na gestão de resíduos”.

Sobre o evento de lançamento do aplicativo

O lançamento do aplicativo aconteceu no dia 14 de maio e foi um evento organizado em parceria com o Programa de Pós-graduação em Administração Pública da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - Campus Mucuri, por intermédio da disciplina Governo Eletrônico, ministrada pelo professor Dr. João Paulo Calembo. O evento ocorreu no auditório da Universidade onde foi apresentada a nova versão do aplicativo e demonstrado as funcionalidades dele ao público, que agora está disponível na loja da Play Store e na App Store.

A nova versão do Ponto Sustentável teve seu desenvolvimento subsidiado por meio de recursos provenientes da FINEP, FAPEMIG, Programa Centelha e CNPq.

Fim do conteúdo da página