Portal IFNMG - Reitora do IFNMG participa de reunião com o presidente Lula, que indica retomada dos investimentos na educação pública brasileira Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 19 de Janeiro de 2023, 15h03 | Última atualização em Segunda, 23 de Janeiro de 2023, 10h01

A reitora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), professora Joaquina Nobre, participou nesta quinta-feira (19/01), da reunião dos reitores e reitoras das universidades e institutos federais com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Lula destacou a centralidade da educação e do papel do estado para ampliação das oportunidades de transformação de vidas. “A educação é a única coisa que pode fazer com que esse país deixe de ser um eterno país em desenvolvimento para ser um país desenvolvido. Para que isso aconteça, precisamos acreditar que temos que investir em mais universidade, escola profissional e ensino fundamental, orientar quais os cursos que o país mais precisa e levar os benefícios para as pessoas que moram distante”, disse Lula, que também destacou a importância dos programas de governo como o FIES e o Prouni, de ver a educação como investimento e não como gasto e de se respeitar a autonomia universitária.

Os reitores agradeceram a disponibilidade, o reconhecimento e o acolhimento do governo federal e destacaram a importância de se voltar a garantir os meios orçamentários e o respeito à autonomia das instituições para que possam desenvolver e ampliar suas funções essenciais de ensino, pesquisa e extensão, sobretudo para a população mais pobre.

Segundo a reitora Joaquina, as perspectivas para a educação pública, incluindo os Institutos Federais, são muito boas. “Esse importante momento representou a abertura das portas do Palácio do Planalto para a educação brasileira, com a indicação da retomada de valorização da educação, de investimentos e de muitos projetos que foram paralisados. O presidente convocou os reitores para trabalharmos juntos nesse desafio, ofertando cursos alinhados com as necessidades de desenvolvimento do país, levando oportunidades aos que moram longe dos grandes centros e atuando para além dos muros das instituições”, disse a reitora.

O ministro da educação, Camilo Santana, reforçou que o MEC está de portas abertas para o diálogo, a união e a reconstrução. “Nenhum país cresce, se desenvolve e gera justiça social sem investir na educação, na ciência e na tecnologia. Isso que garante soberania para um país. E esse governo vai retomar a valorização e o respeito à educação pública”, disse o ministro, que destacou que uma das determinações iniciais do presidente é retomar as mais de 4 mil obras que estão paradas ou inacabadas por todo o Brasil.

Além do presidente, do ministro da educação e dos reitores das universidades e institutos federais, também participaram do encontro a ministra de ciência e tecnologia, Luciana Santos, o ministro da casa civil, Rui Costa, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo e dirigentes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A maior parte da reunião pode ser assistida neste link: https://www.youtube.com/watch?v=bXpsZ4ngF34

WhatsApp Image 2023 01 19 at 10.12.49

Reitora do IFNMG com reitores e reitoras de universidades e institutos federais de Minas Gerais

reitora e ministro