Portal IFNMG - Reitora do IFNMG é reconduzida ao cargo de vice-presidente do Foripes Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Reitora do IFNMG é reconduzida ao cargo de vice-presidente do Foripes

Publicado: Quinta, 02 de Fevereiro de 2023, 09h46 | Última atualização em Quinta, 02 de Fevereiro de 2023, 13h58

Começou nesta quarta-feira (1º/2) com a duração de um ano, um novo mandato do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes), que agora tem como presidente o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor João Chrysostomo de Resende Júnior. A reitora do IFNMG, professora Joaquina Nobre, faz parte da gestão como vice-presidente juntamente com o reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), professor Demetrius David da Silva.

A eleição foi realizada também em 1º/2 durante reunião ordinária do Foripes, em Belo Horizonte, sediada no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). O professor João ocupou, em conjunto com a professora Joaquina, a vice-presidência do Foripes no mandato que se encerrou em 2022, presidido pelo professor Marcelo Pereira Andrade, reitor da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).

A professora Joaquina destacou a importância da atuação conjunta das instituições na pesquisa e na recomposição do orçamento e do quadro de servidores, com vistas a voltar a garantir às universidades e aos institutos federais suas plenas condições de ofertar uma educação pública de qualidade.

De acordo com João Chrysostomo, os próximos desafios do grupo envolvem a formalização do Fórum como associação e o avanço em ações que buscam a valorização, a defesa e o desenvolvimento do ensino superior gratuito, público e de qualidade no estado de Minas Gerais, o que constitui uma marca da atuação do Foripes ao longo do tempo.

Gestao Foripes2

Gestão do Foripes para o novo mandato: João Chrysostomo (UFLA), presidente; Joaquina Nobre (IFNMG), vice-presidente e Demetrius David (UFV), vice-presidente

Sobre o Foripes

O Fórum foi criado em 2003 com a finalidade de congregar as instituições públicas de ensino superior do estado de Minas Gerais, que atualmente é a segunda unidade da federação em número de estudantes matriculados em cursos de graduação presenciais no ensino público. Segundo o Censo da Educação Superior (2021), Minas Gerais tem mais de 200 mil matriculados na rede pública de ensino superior, o que equivale a 11% do total nacional, com grande impacto, portanto, sobre a formação profissional no País, além da ampla capacidade instalada para pesquisa, inovação e interação com a sociedade, por meio da extensão universitária.

As 18 instituições que constituem hoje o Foripes buscam articular ações integradas que colaborem para a defesa da educação e da ciência, formando um espaço de cooperação e interação. São elas: UFLA, UFV, IFNMG, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Universidade Federal de Itajubá (Unifei); Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet – MG), Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG); Instituto Federal do Sudeste de Minas (IFSudesteMG), Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas) e Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) .

Texto: UFLA, com adaptações

Fim do conteúdo da página