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Gestores da Reitoria do IFNMG debatem planejamento para 2023; confira algumas ações previstas

Publicado: Terça, 28 de Fevereiro de 2023, 09h31 | Última atualização em Terça, 28 de Fevereiro de 2023, 09h42

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Dirigentes da alta gestão do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) se reuniram nos dias 23 e 24 de fevereiro para apresentação e discussão do planejamento e das prioridades de cada um dos setores e da gestão para o ano de 2023. 

Em comum, os pró-reitores e os diretores das diretorias e departamentos vinculados à reitora apresentaram propostas de ações inovadoras, integradas e estratégicas em sintonia com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o plano de gestão da reitora Joaquina Nobre e o Índice de Governança e Gestão, além de apresentarem sucintamente as principais ações realizadas no ano de 2022.

A reitora destacou que mesmo com a pandemia e com as drásticas limitações orçamentárias dos últimos anos, a gestão do IFNMG conseguiu avançar, entregar muitos resultados e se profissionalizar e que, agora, com as boas expectativas de diálogo com o governo federal e melhoria da situação orçamentária, o Instituto está preparado para ofertar cursos, metodologias, projetos e ações inovadores e alinhados com as novas necessidades e realidades do público da imensa área de abrangência do Instituto. 

Confira abaixo algumas das ações prioritárias propostas pelas Pró-Reitorias e Diretorias e Departamentos:

Pró-Reitoria de Administração (PROAD):

  • Implantar ferramenta IMEG - Identificação e Mensuração de Estratégias para a Gestão;
  • Definir prioridades e alternativas para projetos de infraestrutura, fiscalização, manutenção e atendimentos legais;
  • Desenvolver ações para o manual de logística sustentável e implantação do Siads;
  • Revisar e acompanhar as contratações realizadas via Fadetec;
  • Apresentar o orçamento de 2023 e discutir ações para as definições de critérios de rateio junto aos campi. 

Pró-Reitoria de Ensino (PROEN):

  • Implementar o Laboratório de Práticas Didático-Pedagógicas para desenvolvimento de Metodologias Ativas;
  •  Realizar visitas aos campi e encontros, em especial o VI Encontro do Ensino;
  • Entregar projeto de desenvolvimento de novas funcionalidades para os módulos existentes no Sistema Acadêmico Cajuí;
  • Aperfeiçoar o sistema para emissão do diploma digital de graduação e diplomas e certificados de cursos a distância nato digitais com assinaturas eletrônicas;
  • Lançar edital centralizado para projetos de ensino;
  • Ofertar educação de jovens e adultos por meio do programa EJA Integrada.

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC):

  • Lançar o Edital de apoio a Curricularização da Extensão;
  • Elaborar o Regulamento da Política de Cultura do IFNMG e o Regimento do Núcleo de Arte e Cultura;
  • Lançar concurso de artes visuais, concurso de literatura (alusivos aos 15 anos do IFNMG) e um concurso para contemplar 03 obras (arte, cultura e memórias);
  • Orientação e capacitação aos campi sobre o ProgramaJovem Aprendiz.
  • Implementação do EnergiFE em todos os campi do IFNMG;
  • Desenvolver o projeto “Culturas alimentares digitais” em parceria com UEMG, Unimontes e Fapemig;
  • Fortalecer o Programa Institucional de Bolsas de Extensão.

 Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP):

  • Propor a adoção de Política de Alocação de Pessoa, com análise do perfil dos cargos genéricos;
  • Implantar dos módulos do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) na área de gestão de pessoas;
  • Criar o banco de talentos para reconhecimento, estímulo e difusão dos talentos institucionais;
  • Realizar visitas a todos os campi;
  • Implementar o modelo de gestão por competências do IFNMG;
  • Aplicar pesquisa de clima organizacional e análise dos dados para implementação de melhorias;
  • Realizar eventos e campanhas temáticas diversos relacionados à saúde e segurança dos servidores.

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI):

  • Lançar editais de bolsa de apoio técnico aos laboratórios; de fomento a inventores independentes e incubação; de apoio a publicação de livros; de apoio à produtividade em pesquisa; de bolsa de apoio técnico à inovação, dentre outros.
  • Finalizar o regulamento da Incubadora do IFNMG;
  • Realizar a 1ª Conferência de Inovação do Norte de Minas Gerais e o Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG;
  • Organizar proposta e desenvolvimento de projeto de pesquisa aplicada multicampi sobre o ecossistema de inovação regional;
  • Desenvolver curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Pesquisa, Extensão Tecnológica e Inovação;
  • Organizar projeto de apoio à inclusão e pesquisas sobre comunidades tradicionais;
  • Introduzir a taxa de bancada nos projetos de pesquisa do IFNMG.

Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD):

  • Regulamentar e capacitar agentes EAD: uso do Moodle, tutoria, gestão de projetos, professor formador, professor conteudista, professor mediador;
  • Institucionalizar e descentralizar o Moodle;
  • Visitar todos os Polos UAB/Campi;
  • Realizar Seminário/Congresso Norte Mineiro de EAD;
  • Discutir e realizar regulamentação institucional acerca da oferta própria de cursos de EAD pelas unidades do IFNMG;
  • Intensificar a socialização do papel e atribuições do CEAD em relação aos campi do IFNMG;
  • Aprimorar a infraestrutura tecnológica (didático-pedagógica) de suporte à EAD.

 Diretoria Executiva (DEX):

  • Avaliar o recredenciamento da Fadetec (Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Tecnológico);
  • Reformular o portal e dos editais do processo seletivo para facilitar o acesso;
  • Desenvolver projetos de internacionalização, como a missão no Canadá, o Fórum França e o Programa de Dupla Diplomação entre Instituto Politécnico da Guarda e o IFNMG;
  • Implementar assessoria política externa para busca de parcerias e apoio de parlamentares;
  • Firmar política institucional Permanente de Governança, organização e gestão e definir modelo de governança do IFNMG. 

Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE):

  • Realizar eventos como o 6° Encontro dos NAPNES IFNMG e o VI Seminário de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva (SEPTI)
  • Concluir as Diretrizes do Trabalho dos profissionais de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no IFNMG;
  • Institucionalizar o Programa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGES);
  • Desenvolver Projeto de enfrentamento da violência contra a mulher;
  • Debater a alimentação para os estudantes do ensino médio integrado.

  Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI):

  • Aderir ao módulo avançado do SEI e aos serviços de backup e moodle (Programa Conecta Rede MEC/RNP);
  • Elaborar o plano de atualização tecnológica dos laboratórios de informática;
  • Ativar link de internet via fibra pela RNP para os campi Almenara e Arinos;
  • Integrar sistema institucional ao login único do Gov.br;
  • Atualizar sistema de gestão de biblioteca;
  • Constituir comitê de Tecnologia de Informação e Comunicação;
  • Executar o Plano de Transformação Digital.

Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI):

  • Atualizar documentos regulatórios institucionais;
  • Executar o Plano de Gestão Estratégica e Transformação Institucional – PGT;
  • Implementar o levantamento, a organização e o tratamento do acervo documental;
  • Utilizar o Cajuí como base de informação para alimentação e atualização de todos os sistemas do MEC;
  • Elaborar o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2024/2028
  • Implantar o Monitor SETEC para, dentre outras atividades, monitorar e divulgar os indicadores institucionais e da Rede Federal e monitorar todos os indicadores do PDI.
  • Ampliar as ações de gestão da regulação do ensino superior

Departamento de Comunicação (DCOM):

  • Amplificar e profissionalizar o atendimento ao público via Whatsapp;
  • Amplificar a divulgação institucional;
  • Coordenar, organizar ou apoiar os grandes eventos institucionais e as publicações e ações a eles relacionadas - em especial os 15 anos do IFNMG;
  • Ampliar a produção de matérias sobre projetos e pesquisas;
  • Coordenar as discussões para possível reestruturação do portal institucional.

 Gabinete da Reitora (GAB):

  • Elaborar o Manual de Atos Normativos do IFNMG, para melhor padronização dos documentos publicados pela instituição;
  • Fortalecer as ações da LAI, com a publicação dos relatórios anuais de Transparência Ativa;
  • Seguir, em conjunto com o Departamento de Comunicação, melhorando o acesso à informação, de modo a reduzir (positivamente) o número de pedidos de informação no FalaBR:
  • Alinhar e organizar, juntamente com os campi, as visitas da Reitora e o diálogo com os servidores.
  • Aumentar a transparência dos dados, cumprindo com a atualização do Plano de Dados Abertos 2022/2024 e sua publicação no portal, bem como os relatórios anuais dos dados relativos à transparência ativa.

 

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Gestores apresentando as propostas de seus setores. Do alto da esquerda para a direita: Pró-Reitor de Ensino, Ricardo Cardozo; Diretora de Assuntos Estudantis, Maria Flávia Barbosa; Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação, Alisson Vieira; Diretora do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância, Luciana Gusmão; Diretora de Desenvolvimento Institucional, Karine Andrade e Pró-Reitora Substituta de Gestão de Pessoas, Zelinda Crislayne.

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Gestores apresentando as propostas de seus setores. Do alto da esquerda para a direita: Diretor de Comunicação, Bráulio Siffert; Diretor executivo, Thiago Lamonier; Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Rony Enderson; Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Edinei Paiva; Diretor do gabinete, Amanda Silva e Pró-Reitor de Administração, João Leandro Cássio.

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