Gestores da Reitoria do IFNMG debatem planejamento para 2023; confira algumas ações previstas
Dirigentes da alta gestão do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) se reuniram nos dias 23 e 24 de fevereiro para apresentação e discussão do planejamento e das prioridades de cada um dos setores e da gestão para o ano de 2023.
Em comum, os pró-reitores e os diretores das diretorias e departamentos vinculados à reitora apresentaram propostas de ações inovadoras, integradas e estratégicas em sintonia com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o plano de gestão da reitora Joaquina Nobre e o Índice de Governança e Gestão, além de apresentarem sucintamente as principais ações realizadas no ano de 2022.
A reitora destacou que mesmo com a pandemia e com as drásticas limitações orçamentárias dos últimos anos, a gestão do IFNMG conseguiu avançar, entregar muitos resultados e se profissionalizar e que, agora, com as boas expectativas de diálogo com o governo federal e melhoria da situação orçamentária, o Instituto está preparado para ofertar cursos, metodologias, projetos e ações inovadores e alinhados com as novas necessidades e realidades do público da imensa área de abrangência do Instituto.
Confira abaixo algumas das ações prioritárias propostas pelas Pró-Reitorias e Diretorias e Departamentos:
Pró-Reitoria de Administração (PROAD):
- Implantar ferramenta IMEG - Identificação e Mensuração de Estratégias para a Gestão;
- Definir prioridades e alternativas para projetos de infraestrutura, fiscalização, manutenção e atendimentos legais;
- Desenvolver ações para o manual de logística sustentável e implantação do Siads;
- Revisar e acompanhar as contratações realizadas via Fadetec;
- Apresentar o orçamento de 2023 e discutir ações para as definições de critérios de rateio junto aos campi.
Pró-Reitoria de Ensino (PROEN):
- Implementar o Laboratório de Práticas Didático-Pedagógicas para desenvolvimento de Metodologias Ativas;
- Realizar visitas aos campi e encontros, em especial o VI Encontro do Ensino;
- Entregar projeto de desenvolvimento de novas funcionalidades para os módulos existentes no Sistema Acadêmico Cajuí;
- Aperfeiçoar o sistema para emissão do diploma digital de graduação e diplomas e certificados de cursos a distância nato digitais com assinaturas eletrônicas;
- Lançar edital centralizado para projetos de ensino;
- Ofertar educação de jovens e adultos por meio do programa EJA Integrada.
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC):
- Lançar o Edital de apoio a Curricularização da Extensão;
- Elaborar o Regulamento da Política de Cultura do IFNMG e o Regimento do Núcleo de Arte e Cultura;
- Lançar concurso de artes visuais, concurso de literatura (alusivos aos 15 anos do IFNMG) e um concurso para contemplar 03 obras (arte, cultura e memórias);
- Orientação e capacitação aos campi sobre o ProgramaJovem Aprendiz.
- Implementação do EnergiFE em todos os campi do IFNMG;
- Desenvolver o projeto “Culturas alimentares digitais” em parceria com UEMG, Unimontes e Fapemig;
- Fortalecer o Programa Institucional de Bolsas de Extensão.
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP):
- Propor a adoção de Política de Alocação de Pessoa, com análise do perfil dos cargos genéricos;
- Implantar dos módulos do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) na área de gestão de pessoas;
- Criar o banco de talentos para reconhecimento, estímulo e difusão dos talentos institucionais;
- Realizar visitas a todos os campi;
- Implementar o modelo de gestão por competências do IFNMG;
- Aplicar pesquisa de clima organizacional e análise dos dados para implementação de melhorias;
- Realizar eventos e campanhas temáticas diversos relacionados à saúde e segurança dos servidores.
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI):
- Lançar editais de bolsa de apoio técnico aos laboratórios; de fomento a inventores independentes e incubação; de apoio a publicação de livros; de apoio à produtividade em pesquisa; de bolsa de apoio técnico à inovação, dentre outros.
- Finalizar o regulamento da Incubadora do IFNMG;
- Realizar a 1ª Conferência de Inovação do Norte de Minas Gerais e o Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG;
- Organizar proposta e desenvolvimento de projeto de pesquisa aplicada multicampi sobre o ecossistema de inovação regional;
- Desenvolver curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Pesquisa, Extensão Tecnológica e Inovação;
- Organizar projeto de apoio à inclusão e pesquisas sobre comunidades tradicionais;
- Introduzir a taxa de bancada nos projetos de pesquisa do IFNMG.
Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD):
- Regulamentar e capacitar agentes EAD: uso do Moodle, tutoria, gestão de projetos, professor formador, professor conteudista, professor mediador;
- Institucionalizar e descentralizar o Moodle;
- Visitar todos os Polos UAB/Campi;
- Realizar Seminário/Congresso Norte Mineiro de EAD;
- Discutir e realizar regulamentação institucional acerca da oferta própria de cursos de EAD pelas unidades do IFNMG;
- Intensificar a socialização do papel e atribuições do CEAD em relação aos campi do IFNMG;
- Aprimorar a infraestrutura tecnológica (didático-pedagógica) de suporte à EAD.
Diretoria Executiva (DEX):
- Avaliar o recredenciamento da Fadetec (Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Tecnológico);
- Reformular o portal e dos editais do processo seletivo para facilitar o acesso;
- Desenvolver projetos de internacionalização, como a missão no Canadá, o Fórum França e o Programa de Dupla Diplomação entre Instituto Politécnico da Guarda e o IFNMG;
- Implementar assessoria política externa para busca de parcerias e apoio de parlamentares;
- Firmar política institucional Permanente de Governança, organização e gestão e definir modelo de governança do IFNMG.
Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE):
- Realizar eventos como o 6° Encontro dos NAPNES IFNMG e o VI Seminário de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva (SEPTI)
- Concluir as Diretrizes do Trabalho dos profissionais de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no IFNMG;
- Institucionalizar o Programa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGES);
- Desenvolver Projeto de enfrentamento da violência contra a mulher;
- Debater a alimentação para os estudantes do ensino médio integrado.
Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI):
- Aderir ao módulo avançado do SEI e aos serviços de backup e moodle (Programa Conecta Rede MEC/RNP);
- Elaborar o plano de atualização tecnológica dos laboratórios de informática;
- Ativar link de internet via fibra pela RNP para os campi Almenara e Arinos;
- Integrar sistema institucional ao login único do Gov.br;
- Atualizar sistema de gestão de biblioteca;
- Constituir comitê de Tecnologia de Informação e Comunicação;
- Executar o Plano de Transformação Digital.
Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI):
- Atualizar documentos regulatórios institucionais;
- Executar o Plano de Gestão Estratégica e Transformação Institucional – PGT;
- Implementar o levantamento, a organização e o tratamento do acervo documental;
- Utilizar o Cajuí como base de informação para alimentação e atualização de todos os sistemas do MEC;
- Elaborar o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2024/2028
- Implantar o Monitor SETEC para, dentre outras atividades, monitorar e divulgar os indicadores institucionais e da Rede Federal e monitorar todos os indicadores do PDI.
- Ampliar as ações de gestão da regulação do ensino superior
Departamento de Comunicação (DCOM):
- Amplificar e profissionalizar o atendimento ao público via Whatsapp;
- Amplificar a divulgação institucional;
- Coordenar, organizar ou apoiar os grandes eventos institucionais e as publicações e ações a eles relacionadas - em especial os 15 anos do IFNMG;
- Ampliar a produção de matérias sobre projetos e pesquisas;
- Coordenar as discussões para possível reestruturação do portal institucional.
Gabinete da Reitora (GAB):
- Elaborar o Manual de Atos Normativos do IFNMG, para melhor padronização dos documentos publicados pela instituição;
- Fortalecer as ações da LAI, com a publicação dos relatórios anuais de Transparência Ativa;
- Seguir, em conjunto com o Departamento de Comunicação, melhorando o acesso à informação, de modo a reduzir (positivamente) o número de pedidos de informação no FalaBR:
- Alinhar e organizar, juntamente com os campi, as visitas da Reitora e o diálogo com os servidores.
- Aumentar a transparência dos dados, cumprindo com a atualização do Plano de Dados Abertos 2022/2024 e sua publicação no portal, bem como os relatórios anuais dos dados relativos à transparência ativa.
Gestores apresentando as propostas de seus setores. Do alto da esquerda para a direita: Pró-Reitor de Ensino, Ricardo Cardozo; Diretora de Assuntos Estudantis, Maria Flávia Barbosa; Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação, Alisson Vieira; Diretora do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância, Luciana Gusmão; Diretora de Desenvolvimento Institucional, Karine Andrade e Pró-Reitora Substituta de Gestão de Pessoas, Zelinda Crislayne.
Gestores apresentando as propostas de seus setores. Do alto da esquerda para a direita: Diretor de Comunicação, Bráulio Siffert; Diretor executivo, Thiago Lamonier; Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Rony Enderson; Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Edinei Paiva; Diretor do gabinete, Amanda Silva e Pró-Reitor de Administração, João Leandro Cássio.
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