Portal IFNMG - Seminário com transmissão pelo Youtube abre discussões com comunidade do IFNMG sobre processos seletivos de estudantes Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 28 de Fevereiro de 2023, 10h26 | Última atualização em Quinta, 11 de Maio de 2023, 11h26

Será realizada nesta quarta-feira, 1º de março, às 14 horas, no auditório do Campus Montes Claros, a palestra de abertura do Seminário Institucional: Perspectivas para o Ingresso Discente no IFNMG. Ministrada pelo professor Ocimar Munhoz Alvarse, da Universidade de São Paulo (USP), a palestra será transmitida pelo canal do Instituto no Youtube

O Seminário consistirá em uma das etapas do processo de reflexão e discussões que será empreendido em todo o IFNMG acerca dos modelos de seleção de novos alunos para seus cursos técnicos e de graduação, trazendo elementos importantes para as discussões posteriores, que acontecerão em todos os campi até o final do mês de abril. Cada unidade deverá mobilizar suas comunidades interna e externa para participar das discussões e deliberar sobre o modelo de processo seletivo que entende ser o ideal, como explica Wallas Siqueira Jardim, diretor de Ensino do Instituto e presidente da comissão interna responsável por estudar e apresentar propostas de realização para os processos seletivos.

Ao final do período de discussões, cada campus encaminhará sua ata ao Colégio de Dirigente do IFNMG, que irá deliberar a respeito na reunião marcada para dia 17 de maio deste ano.

Dados e reflexões

Com o intuito de auxiliar as discussões que acontecerão nos próximos meses, a comissão presidida pelo professor Wallas elaborou o documento Processos Seletivos no IFNMG: Reflexões necessárias, que tem como objetivo munir a comunidade de dados e análises que poderão balizar as decisões.

O documento traz o histórico de como se deu, ao longo do tempo, as seleções de novos alunos no IFNMG, relacionando informações quanto aos perfis econômico, educacional e social dos candidatos. Apresenta análises sobre as diferentes formas de ingresso nos cursos técnicos - provas e análise do histórico escolar (análise curricular) -, incluindo uma comparação entre os custos de ambos. O documento apresenta, ainda, informações sobre experiências de outros institutos federais, incluindo o caso de uma instituição que realiza processo seletivo por sorteio.

Como é hoje

A pandemia da Covid-19 e a consequente exigência de afastamento social obrigaram o IFNMG a alterar suas formas de ingresso. As provas do Vestibular para cursos superiores e do Processo Seletivo para cursos técnicos deram lugar a outras formas de seleção que continuam sendo utilizadas atualmente. Para ingresso nos cursos superiores, a seleção vem sendo realizada por meio de notas de uma das edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a partir do ano de 2010, e, para os cursos técnicos, a análise das notas do histórico escolar.

Além disso, alguns campi do Instituto continuam aderindo ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para preencher parcial ou integralmente as vagas de seus cursos de graduação.

b8f0106f a71b 4c54 a2a1 b5def81ecd5e