Portal IFNMG - No Brasil, representantes do Instituto Politécnico de Santarém, de Portugal, estreitam parceria com IFNMG e caminham para definir plano de trabalho Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

No Brasil, representantes do Instituto Politécnico de Santarém, de Portugal, estreitam parceria com IFNMG e caminham para definir plano de trabalho

Publicado: Segunda, 20 de Março de 2023, 09h29 | Última atualização em Segunda, 20 de Março de 2023, 16h45

3

O IFNMG e o Instituto Politécnico de Santarém (IPS), de Portugal, deram passos importantes para estreitar a parceira, na útima semana. Na sexta-feira, 17 de março, em Brasília, a reitora Joaquina Nobre e o presidente do IPS, João Miguel Raimundo Peres Moutão (foto acima), reuniram-se para afinar o diálogo sobre as possiblidades de intercâmbio entre as duas instituições, como mobilidade docente e discente e publicações conjuntas. O próximo passo será a criação de planos de trabalho, a fim de formalizar as ações acordadas na missão.

A missão do IPS incluiu a participação do pró-presidente para a Área de Internacionalização e Cooperação, João Paulo Rodrigues da Silva Samarthino, e visitas a duas unidades do IFNMG, os Campi Salinas e Montes Claros. Durante as visitas, os representantes da instituição portuguesa foram acompanhados de servidores da Reitora e dos respectivos campi. Eles tiveram a oportunidade de conhecer as estruturas físicas, os cursos oferecidos e os projetos desenvolvidos, bem como de conversar sobre a vocação e potencialidades de cada um e identificar alguns pontos de convergência entre as duas instituições que podem ser explorados com a parceria.

Ainda que a visita tenha acontecido apenas em dois campi, devido às limitações de agenda dos visitantes, a parceria com a institutição portuguesa deve abarcar todas as unidades do IFNMG.

2Visita ao Campus Salinas

“A visita é rápida, mas entendemos que é muito importante conhecermos e dar-nos a conhecer. Essas experiências abrem horizontes para compreendermos realidades”, comentou João Moutão. Segundo ele, o Instituto Politécnico de Santarém, que fica no interior de Portugal, tem como foco a melhoria da qualidade de vida das pessoas da região e como estratégia, o desenvolvimento tecnológico. “Temos perspectivas de encontrar parceiros para nosso projeto e sentimos afinidade com o projeto do IFNMG [de desenvolvimento regional]”, sinalizou o presidente do IPS.

Segundo João Moutão, a internacionalização ainda é uma novidade para sua instituição: “Estamos no início, ficamos fechados por muito tempo”. Ao prospectar parcerias com o IFNMG e com outras instituições de ensino brasileiras, o que eles buscam são possiblidades de intercâmbio de alunos e docentes, desenvolvimento de pesquisas conjuntas e dupla diplomação.

48721e73 b5bb 4d1b b010 cef13b9ebe5eVisita ao Campus Montes Claros

A coordenadora de Relações Internacionais do IFNMG, Carla Burle, que acompanhou os portugueses nas visitas aos campi, lembra que a parceria com o IPS não é inédita, visto que já existe um termo de cooperação entre as duas instituições, abrindo caminho para o plano de trabalho que começa a ser desenhado agora.

O contexto pós-pandemia, segundo Carla, abre os horizontes para a internacionalização. “A idéia é retomar as ações presenciais de mobilidade, mas mantendo, ainda, as possibilidades virtuais”, comenta. Além das negociações com o IPS, o IFNMG avança também na parceria com outras instituições de ensino internacionais, como Instituto Politécnico da Guarda, também de Portugal, com o qual já o IFNMG já inciou o processo de dupla diplomação.

Declaração de Bragança

O encontro da reitora do IFNMG com os representantes do IPS, em Brasília, aconteceu por ocasião da reunião promovida pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos de Portugal (CCISP). Joaquina Nobre conta que representantes de instituições de ensino brasileiras e portuguesas reuniram-se para o alinhamento do grupo de trabalho para implementação da Declaração de Bragança, assinada em abril de 2022 no encerramento do Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior, realizado pelo Conif, CCISP e Instituto Politécnico de Bragança.

Segundo essa parceria firmada, as ações previstas para o biênio 2022-2023 ficaram assim definidas:

- participação de representantes de Institutos Politécnicos na edição piloto do Projeto Práticas e Habilidades Interpessoais para uma Rede Voltada à Inovação na América Latina (Lapassion);
- elaboração de uma publicação científica internacional em língua portuguesa;
- compartilhamento de boa prática referente à iniciativa da Rede Federal para incubação cruzada e da iniciativa de Portugal nomeada Poliempreende;
- compartilhamento de boa prática da Rede Federal sobre a formação de servidores que atuam em instituições de educação profissional (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - ProfEPT); identificar professores portugueses que tenham interesse em ministrar disciplinas na condição de professor visitante (internacionalização do mestrado em rede); verificar se há interesse de servidores portugueses em participar de processo seletivo para ocupação de vagas (como estudantes) no âmbito do ProfEPT.

Fim do conteúdo da página