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Relatório de Gestão 2022 do IFNMG está disponível para consulta

Publicado: Segunda, 03 de Abril de 2023, 11h36 | Última atualização em Terça, 04 de Abril de 2023, 08h16
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O IFNMG disponibilizou, na última sexta-feira, 31 de março, o Relatório de Gestão - Exercício 2022, na forma de relato integrado, para consulta pública do Tribunal de Contas da União (TCU) e de toda a comunidade. O objetivo do documento é prestar contas à sociedade e aos órgãos de controle de como a Instituição gerenciou seus recursos financeiros e humanos, no intuito de atingir as metas propostas para o ano que passou.

Por meio de gráficos, fotografias, tabelas e textos, o Relatório de Gestão traz informações sobre: visão geral organizacional e ambiente externo; riscos, oportunidades e perspectivas; governança, estratégia e desempenho; e informações orçamentárias, financeiras e contábeis. A construção do documento, na forma de relato integrado, derivou do pensamento e trabalho coletivo de vários servidores do Instituto, coordenados pela Diretoria Executiva.

O relatório foi apresentado nas reuniões do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior, com transmissão ao vivo pelo canal do IFNMG no Youtube, garantindo ampla divulgação do seu conteúdo para a comunidade interna e externa. A prestação de contas foi aprovada pelo Conselho Superior do IFNMG, por meio da Resolução Consup n° 325, de 31 de março de 2023, e demonstra como o Instituto desenvolveu seu trabalho dentro dos princípios da transparência, governança, eficácia, eficiência, conformidade, economicidade e sustentabilidade.

O documento aprovado e disponibilizado pelo IFNMG trata das ações e esforços institucionais para seguir com sua missão, bem como dos resultados alcançados, em um contexto que, à semelhança dos dois anos anteriores, foi atípico. Desta vez, no entanto, no sentido readequação, já que se tratou de um período imediatamente pós-pandemia. “Acreditamos que todo esforço institucional – do coletivo de servidores e colaboradores no sentido da readequação dos espaços físicos, rotinas educacionais, segurança no trabalho e nas relações interpessoais – foi determinante para o retorno seguro das atividades presenciais”, avalia a reitora do IFNMG, professora Joaquina Nobre.

A reitora também destaca como marcantes, em 2022, os cortes orçamentários sofridos pela Instituição, mas, a despeito deles, o IFNMG “continuou ressignificando suas práticas de gestão e pedagógicas, de tal forma que continuássemos, de modo ininterrupto, a ofertar uma educação profissional, científica e tecnológica socialmente referenciada”.

Ensino

Em 2022, o Instituto atendeu mais de 33 mil alunos, por meio de cursos em diversos níveis – formação inicial e continuada, técnico, superior, pós-graduação – nas modalidades presencial e a distância. A oferta de cursos presenciais foi ainda fortemente impactada pelos efeitos da pandemia da Covid-19. O Instituto revogou todas as resoluções que tratavam do desenvolvimento das Atividades não Presenciais (ANP) e as aulas voltaram a ser ministradas de forma presencial a partir de um processo de adequação pedagógica e curricular.

Entre as dificuldades enfrentadas, podem ser mencionadas: queda acentuada da demanda externa pelos cursos presenciais, divergência entre o calendário civil e os calendários letivos dos campi, aumento da evasão escolar e dificuldades na conclusão exitosa dos cursos, dificuldades de adaptação curricular e metodológica para retomada à presencialidade das aulas e defasagem de aprendizagem apresentada pelos discentes no retorno às aulas presenciais.

Em relação à educação a distância (EAD), ainda sob o efeito da pandemia da Covid-19 e com a continuidade da forte demanda pelo ensino remoto e atividades não presenciais, novos arranjos e desafios surgiram para o atendimento do público externo, suscitando esforço pedagógico e administrativo para apresentação de soluções inovadoras. Uma novidade no campo da EAD foi o início os cursos do Programa Trilhas de Futuro  -  Educadores, com a oferta de 265 vagas para servidores vinculados à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, com especializações nas áreas de Administração Pública, Ensino da Matemática, Ensino da Língua Portuguesa e Atendimento Educacional Especializado.

Extensão

Na área de extensão, um dos destaques foi o aumento no quantitativo total de projetos (77,86%) em relação ao ano de 2021, de 5,52% na participação de servidores, de 28,44% no número de discentes bolsistas e de 3,44% na população beneficiada. É importante destacar que, no ano de 2022, as atividades escolares, incluindo as de extensão, voltaram a ser realizadas de forma presencial. Apesar de alguns projetos terem sido realizados de forma virtual, a maioria ocorreu presencialmente.

Outro destaque do ano foi a primeira participação do IFNMG no Rondon, maior projeto extensionista do Brasil, que tem como propósito de levar conhecimento acadêmico para além dos muros das instituições e também contribuir para o desenvolvimento social e econômico das regiões mais carentes do país. A Operação Rondon das Minas Gerais ocorreu no município de Ibiracatu (MG). Dez rondonistas do IFNMG, sendo dois docentes e oito estudantes, ofertaram 20 diferentes oficinas e minicursos nas áreas de meio ambiente e informática. Foram diretamente atendidas 1.453 pessoas, por meio das oficinas e de visitas domiciliares.

Pesquisa

O número de projetos de pesquisa diminuiu no IFNMG de 278 cadastrados em 2021 para 211 em 2022 (queda de 24,1%). Acredita-se que essa redução ainda seja refelexo dos diversos desafios e dificuldades impostos pela pandemia aos pesquisadores, seja em nível social e de saúde pública até em nível familiar e psicológico.

Apesar da diminuição registrada no número de projetos, houve maior participação de estudantes nesses projetos, subindo de 10,89%, em 2021, para 21,46%, em 2022. Além disso, houve um leve aumento no número de bolsas de iniciação científica (de 200 para 230) e de iniciação tecnológica (de 4 para 35) implementadas, de 2021 para 2022. O número de estudantes voluntários participando dos projetos também subiu, de 189 (em 2021) para 292 (em 2022), algo que vem crescendo gradualmente nos últimos anos, sendo um provável reflexo do retorno das atividades letivas presenciais e dos trabalhos de conclusão de curso. Esse dado reforça o interesse dos estudantes em participar de projetos de pesquisa e demonstram a real necessidade de mais recursos para a pesquisa de base e para a iniciação científica, sendo esse um ponto de partida.

Para mais informações sobre esses e outros aspectos relativos à gestão do IFNMG, acesse o Relatório de Gestão – Exercício 2022.

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