Portal IFNMG - 2º Processo Seletivo 2023 para cursos técnicos: Confira as respostas às perguntas mais frequentes Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

2º Processo Seletivo 2023 para cursos técnicos: Confira as respostas às perguntas mais frequentes

Publicado: Quinta, 13 de Abril de 2023, 14h31 | Última atualização em Quinta, 13 de Abril de 2023, 14h50

Os cursos técnicos ofertados no Processo Seletivo são presenciais ou a distância?

As vagas são para cursos técnicos presenciais e a distância (EAD). Os cursos presenciais serão ofertados nos Campi Januária, Montes Claros e Pirapora. As vagas para cursos na modalidade EAD são do Campus Diamantina, mas ofertadas nos Polos de São Gonçalo do Rio Preto e Turmalina.

Os cursos EAD têm, no mínimo, 20% (vinte por cento) de sua carga horária realizada de forma presencial, a ser aplicada em encontros, avaliações e atividades práticas, podendo ser realizadas no polo para o qual o candidato se inscreveu ou no Campus Diamantina, conforme calendário do curso a ser divulgado anualmente.

Quem pode concorrer às vagas para os cursos técnicos do 2º Processo Seletivo 2023 do IFNMG?

Os cursos com vagas em aberto são concomitantes/subsequentes e subsequente. Confira as diferenças entre as formas de oferta:

- cursos técnicos concomitantes são oferecidos aos candidatos que concluíram a 1ª série do ensino médio e estão regularmente matriculados na 2ª ou 3ª série do ensino médio em outra instituição de ensino da rede pública ou privada. Nessa forma de ingresso, o estudante fará, no IFNMG, somente o curso técnico, com duração de um ano e meio ou dois anos. Ao concluir o curso, o aluno recebe o diploma de técnico de nível médio;

- cursos técnicos subsequentes são oferecidos aos candidatos que concluíram o ensino médio. Nessa forma de ingresso, o estudante fará, no IFNMG, somente o curso técnico, com duração de dois anos. Ao concluir o curso o aluno recebe o diploma de técnico de nível médio.

Há limite de idade para começar um curso técnico?

Não. As únicas exigências são com relação à escolaridade do candidato. Reforçando: para fazer um curso técnico concomitante/subsequente, precisa estar cursando a partir do 2º ano do ensino médio em outra escola (pública ou privada) ou já ter concluído o ensino médio; e para um curso técnico subsequente, é preciso já ter concluído ensino médio.

Posso fazer, ao mesmo tempo, um curso técnico subsequente e um curso superior no IFNMG?

Sim. Caso não haja conflito de horários entre as atividades dos dois cursos, é possível.

Como é o sistema de reserva de vagas (cotas)?

Para todos os cursos, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. Dessa forma, 50% das vagas são reservadas a egressos de escolas públicas (conforme estabelece a Lei nº 12.711/2012), considerando:
- candidatos com renda per capita bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.953,00);
- candidatos com renda per capita bruta mensal superior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo (R$ 1.953,00).
* Renda familiar per capita: É a soma total da renda bruta no mês de todos aqueles(as) que compõem a família, dividida pelo número de integrantes.   

Podem concorrer a essas vagas, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e outros candidatos que não se enquadram nesses grupos étnicos, bem como pessoas com ou sem deficiência.

O IFNMG também adota mais duas ações afirmativas, reservando do quantitativo de vagas da ampla concorrência:
- 5% para candidatos egressos de Escolas Família Agrícola (EFA);
- 5% para pessoas com deficiência

Para concorrer pelo sistema de reserva de vagas (cotas), o candidato deve ter sido aluno de escola pública ao longo de toda a vida escolar?

Para os cursos na forma concomitante/subsequente: não se enquadra na categoria de aluno oriundo de escola pública, com direito à reserva de vaga (cota) o candidato que tenha cursado, em algum momento, parte do ensino fundamental em instituições privadas, mesmo que beneficiado por bolsas de estudos (parciais ou integrais). Para o curso subsequente:  não se enquadra na categoria de aluno oriundo de escola pública, com direito à reserva de vaga (cota) o candidato que tenha cursado, em algum momento, parte do ensino médio em instituições privadas, mesmo que beneficiado por bolsas de estudos (parciais ou integrais). 

Tenho mais chance de concorrer por cota ou ampla concorrência?

Se o candidato se enquadra em algum dos critérios para concorrer às vagas reservadas (também conhecidas por cotas), terá mais chances se concorrer pela reserva de vagas, porque, nesse caso, é colocado na classificação geral e, caso não seja aprovado pela ampla concorrência, ainda tem chance de ser aprovado pelo sistema de reserva de vagas. Ou seja, as vagas pelas cotas não são em menor quantidade que as vagas na ampla concorrência. Elas são “extras”, concedidas após a classificação geral de todos os candidatos pela ampla concorrência.

Preciso enviar por e-mail a documentação que comprova a minha opção de reserva de vagas?

Por enquanto, não. Os procedimentos de comprovação dos documentos e informações indicadas na inscrição serão divulgados posteriormente pelos campi.

Não tenho CPF. Posso participar da seleção?

Não. É preciso ter um CPF próprio para preencher o formulário de inscrição. Não pode ser dos pais ou responsáveis.

Como será a seleção dos candidatos por desempenho escolar? Qual documento devo anexar ao formulário de inscrição para comprovar essas notas?

É necessário anexar ao formulário de inscrição o histórico escolar ou documento equivalente (certificado ou declaração conforme modelo dos Anexos II-A e II-B do edital) que comprove as notas ou os conceitos que serão usados para classificar o candidato. Para os cursos concomitantes/subsequentes, serão usadas notas ou conceitos de disciplinas do 7º e 8º anos do ensino fundamental; no caso dos cursos ofertados apenas como subsequentes, serão consideradas notas ou conceitos de disciplinas do 1º e do 2º ano do ensino médio. As disciplinas a serem consideradas mudam de acordo com o curso pretendido (conforme Anexo III do edital).

O edital de seleção prevê a possibilidade de candidatos que concluíram o Ensino Fundamental anteriormente à implementação da Lei 11.274/06, que ampliou a etapa de 8 para 9 anos, participarem em iguais condições aos demais. Nesse caso, serão consideradas, para fim de seleção de candidatos para os cursos concomitantes/subsequentes, o desempenho escolar em disciplinas cursadas na 6ª e 7ª séries. Prevê, ainda, a possibilidade de participação dos candidatos que concluíram seus ensinos (fundamental e/ou médio) em programas governamentais, tal como o ENCCEJA.

O documento comprobatório de desempenho escolar (notas) poderá ser em formato nato digital (documento assinado digitalmente e que se possa auferir sua autenticidade) ou digitalizado, além disso, em ambos os casos, deverá possuir , no máximo, 10 MB, em formatos PDF/JPEG/JPG/TIFF/PNG, e ser nomeado sem caracteres especiais, acentos e pontuação.

Não consegui na minha escola o histórico escolar. E agora?

Caso não tenha o histórico escolar nem um documento equivalente, o candidato deverá entrar em contato com a escola em que cursou ou cursa o ensino exigido e pedir uma declaração, conforme modelos que constam nos Anexos II-A e II-B do edital, com carimbo da escola, notas de cada disciplina e assinatura do representante legal da escola.

Errei ao realizar a inscrição, é possível alterar essa inscrição?

Caso o candidato identifique algum erro na sua inscrição, não será possível realizar qualquer alteração. Dessa forma o candidato deverá realizar uma nova inscrição até o prazo definido no edital.

Fiz mais de uma inscrição, o que acontecerá?

Quando do processamento das inscrições, se for verificada a existência de mais de uma inscrição para um mesmo candidato, será considerada válida aquela que tiver sido realizada por último. As demais inscrições do candidato nesta situação serão automaticamente canceladas, não cabendo reclamações posteriores.

Preenchi o formulário e finalizei a inscrição. Como vou acompanhar a situação de minha inscrição?

Após finalizar a inscrição será possível salvar ou imprimir o comprovante de inscrição. A recomendação é que guarde este documento. O candidato deverá verificar a lista de inscrições deferidas e indeferidas que será publicada no dia determinado no cronograma do processo seletivo. Caso sua inscrição seja indeferida por algum motivo, o candidato poderá enviar recurso para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Para mais informações, consulte os editais do 2º Processo Seletivo 2023 do IFNMGCaso ainda esteja com dúvidas, envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fim do conteúdo da página